Dias 23 de abril e 07 de maio 2017 os franceses vão eleger o novo Presidente da República. As eleições presidenciais ocorrem a cada cinco anos, por sufrágio universal direto, com sistema de maioria em dois turnos.
O voto na França não é obrigatório. É uma decisão livre para os maiores de 18 anos.
O dia da eleição é um domingo como todos os outros. Pode-se vender e beber álcool, os transportes respeitam os horários habituais, os museus e monumentos estão abertos. O comércio funciona somente em algumas regiões turísticas, como todos os domingos (Marais e avenida Champs Élysées). As lojas de departamentos Galeries Lafayette e BHV também abrem aos domingos, incluindo o das eleições.
Pequeno artigo para aqueles que estão apreensivos com “o dia das eleições”.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Maurício Christovão
Beth: Concordo com você, o fator econômico será determinante, mas bem capitalizado, o episódio da rápida apuração dos fatos e o fim do atirador podem render dividendos para o Sarka, que é tão sem graça como um picolé de chuchu(copyright Paulo Maluf)
Beth
Sarkozy está com grandes chances de ganhar o 1o. turno no dia 22 de abril.
Já o 2o. (e definitivo turno) ainda não está decidido.,.
Lenna e Mauricio
Não acho que este “atirador enlouquecido” seja um fator decisivo nas eleições francesas. O problema é outro! Diria até que econômico.
Sem falar na falta de carisma do Hollande.
Não fossem as fraquezas mundialmente conhecidas do DSK esta eleição já estaria ganha pelo PS….
Mauricio Christovão
Mal comparando, esse atirador enlouquecido está para Sarkozy como Bin Laden está para Obama. Vai aumentar o cacife eleitoral dele.
Lenna(Maria Helena Ranghetti)
Acompanhei o desenrolar dos acontecimentos através da TV5Monde. Por tudo que vi e ouvi, acho que Sarkozy marcou pontos favoráveis…
Jane Curiosa
Conexao Paris
Também penso que é bem difícil não haver exploração política dos fatos,principalmente quando se está à beira de uma eleição.
Muito vai depender da situação em que o assassino agiu.Se for um lobo solitário,talvez nem repercuta tanto,a ponto de mudar os signos da campanha.
Cristiane Pereira/BH
Lina,
não tinha visto o post (só o do Tour d’Argetn!).
Merci!
Melissa
Bom dia, Lina
E no primeiro de maio? Sabemos que fica tudo fechado; museus, restaurantes e atrações turísticas… Mas vcs sabem se tem alguma grande manifestação marcada? Precisamos ficar “escondidos” no hotel? Vamos ficar hospedados em Saint-Germain (Hotel d’Aubusson), entre os dias 28/04 e 06/05.
Obrigada,
Melissa e Flávio
conexaoparis
Melissa
Não precisa ficar no hotel. O desfile é na avenida Champs Elysées pela manhã.
Como quase tudo fecha, vá passear na ilha Cite e na ilha Saint Louis. Lugares animados nos domingos e dias feriados. O Marais também fica agitado: Place des Vosges, rue des Rosiers…
Lenna
Concordo com Ludwig!!! Ainda mais que no Brasil somos OBRIGADOS a votar!!! Cabresto de país sudsenvolvido…
Ludwig
Eu fico apreensivo é aqui no Brasil, não só no dia das eleições, mas com os políticos…
Jane Curiosa
Conexão Paris
Com o último acontecimento em Toulouse,como está o clima eleitoral em Paris?
conexaoparis
Jane Curiosa
As análises são contraditórias. Eu pessoalmente acho que o atentado vai beneficiar Sarkozy e não a extrema direita.
Alguns analistas pensam que não haverá recuperação política dos fatos. Discordo.