Este roteiro foi escrito por um amigo, Saulo Cerqueira, grande especialista de Paris. Seu circuito disseca uma parte de Paris que é muito interessante.
Foto: Google Maps.
A rue Mouffetard é uma das mais antigas da cidade, sua origem data da Idade Média e ela é um dos últimos resquícios dessa época. Lá vocês encontrarão vários restaurantes, a maioria turística e sem maior qualidade. Ao final de sua descida existe um mercado diário interessante, com frutas (na primavera, comprem deliciosas cerejas maduras), queijos e petiscos. Na direção contrária, subindo a rua, vocês encontrarão a Place Contrescarpe, local de concentração de cafés e brasseries, ambiente jovem e, na primavera e verão, com shows ao ar livre. Vale uma conferida e uma pausa para uma cerveja na pressão. Ainda na subida, você encontrarão algumas creperies com venda ao ar livre (petisto típico francês e contrapõe ao MacDonald).
Da Place Contrescarpe tomem a rue de l’Estrapade até uma pracinha muito charmosa, do mesmo nome, onde está o Café Nouvelle Marie. Sugiro com ênfase um fim de tarde neste café, acompanhado por vinho na taça e sanduíche de pão Poilâne. Por falar nisso, em frente está a padaria Moderne, provavelmente o melhor pão da região. A ruela à direita os levará até a Place do Panthéon, onde do outro lado se encontra uma loja da cadeia Picard (congelados os mais diversos possíveis, excelentes).
Na rue Soufflot, bem em frente do Panthéon, temos o seguinte:
Logo à esquerda de quem desce, na rue Saint Jacques, o Bistrô Perraudin, que tem preço e qualidade interessantes. Cozinha típica de bistrô, com certeza vai agradá-los.
Na mesma rue Saint Jacques, um pouco mais a frente, à direita, está o Comptoir do Panthéon, uma delicatessen de produtos e pratos prontos que vale a pena. São duas senhoras que cozinham à l’anciènne e tem pratos deliciosos para levarem para casa.
Voltando à rue Soufflot, descendo, à esquerda temos a Milk, rede parisiense de Internet 24 horas, sempre frequentada pelos estudantes das redondezas, o que diferencia das demais.
Logo depois está a Brasserie La Gueuze, que tem uma enorme variedade de cervejas na pressão, e nas happy hours algumas caem pela metade do preço. Vale conferir. A sugestão de prato aqui é moules et frites (mexilhão e fritas) deliciosos. Experimentem uma caçarola de moules frites com creme de leite e outra, sem.
Descendo o boulevard Saint Michel, de um lado e do outro uma série de livrarias, sempre com ofertas de livros à preços baixos. Sempre se acha um interessante. Basta paciência e perseverança.
Na esquina da rue des Écoles, o Museu Cluny, muito interessante, temático sobre Paris na Idade Média. Imperdível.
Seguindo a mesma rue des Écoles, o Hotel Minerve (vejam no Booking as tarifas), no número 13. Sempre ficávamos neste hotel nos nossos primeiros anos de Paris. A localização é excepcional e o preço e qualidade continuam bons.
Bem ao seu lado, o Famille Hotel, que já constou do Guide de Charme de Paris e tem as mesmas características do vizinho – quartos limpos, banheiro mínimo e preços na faixa de 110 a 140 euros casal.
Seguindo na mesma direção aparece o Royal Cardinal. Na verdade trata-se de um café-restaurante situado na esquina da rue des Écoles e rue Cardinal Lemoine. A cozinha é específica da região da Auvergne, carne grelhada e aligote, purê de batatas com quejos e o bom vinho Marcillan, da mesma região. Tudo isto em torno de 50 euros o casal. Julgo a relação preço/qualidade muito boa. Vale conferir. Frequência local.
Continuando na direção do metrô Jussieu, na rue Jussieu, no número 25, temos o bistrô Le Buisson Ardent, um dos nossos favoritos, com uma verdadeira cozinha francesa e menus a 30 e 33 euros. O vinho da casa, o Côte de Rhône no pichet de 500ml é muito bom e custa 18 euros. A coupe de champagne Roederer, delicioso, por 10 euros é mandatório. Sempre é bom ligar para reservar (01 43 54 93 02). Aberto de segunda às sextas no almoço e jantar. Sábado, somente no jantar. Metrô Jussieu.
Ainda na direção à estação Jussieu, bem em frente, à direita, a ruela Les Boulangères, onde tem um pub irlandês de verdade – Finnegans Wake, com ambiente e tudo, inclusive Guinness e Murphi’s na pressão.
Retornando na rue Monge, à direita, tem uma igreja católica tradicional, onde nos domingos as missas duram 2 horas. Cerimônia bonita porque com música sacra no órgão. Pouco mais à frente, a ótima padaria Kaiser, sempre com filas para comprar suas inúmeras variedades de pães e sanduíches. Sempre em frente, e já na esquina do boulevard Saint Germain, uma eterna feira ao ar livre, com uma fromagerie especial que oferece queijos excelentes e iogurtes não industriais. Ao lado, um açougue com carnes especiais. Neste, o gigot d’agneau tem uma receita do proprietário que é deliciosa
A Notre Dame está bem próxima. Todos os domingos às 17.45h, concerto de órgão com artistas internacionais. Se quiserem ficar assentados, melhor chegar cedo.
Este circuito possui 3.7 km.
Para verem o mapa cliquem aqui
Conheça nosso guia Paris – 5 roteiros em 4 dias, à venda aqui.
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
88 Comentários
Marcelo Galvão
Muito obrigado, Lina.
Marcelo Galvão
Olá, Lina e equipe do Conexão. Lina, por favor, você poderia indicar um bom restaurante a preço razoável na rue Muffetard ou arredor. Ou seja, o famoso “bb” (bom e barato). Obrigado, desde já.
Lina
Marcelo Galvão
Endereço bom na rue Mouffetard é complicado, porque esta rua ficou turística. Mas este abaixo é bom.
Lilane – 8, rue Gracieuse 75005 Paris 01 45 87 90 68.
Bruna
Olá, vou a Paris passar a lua-de-mel e ficarei hospedada no Quartier Latin.
Gostaria de dicas de lugares românticos para se visitar e comer.
Muito obrigada,
Bruna
conexaoparis
Bruna
Neste artigo acima você já tem muitas dicas. Visite também o jardim Luxembourg e almoce na Closerie de Lilás. Na Brasserie, porque é mais barata.
claudia
Que dicas maravilhosas!!! Estaremos lá no fim de dezembro, será que podemos considerar as mesmas recomendações no inverno?
denieli Rodrigues
Adorei o Post!!! Mas pra mim, o que valeu mesmo foi a Brasserie La Gueuze… Isso porque eu não gosto de carne mal passada e eles tem um prato em que a carne vem crua pra você mesma assar na pedra… Nem acreditei!!! Eu logo descobri que pedir carne “well done” era o mesmo que pedir carne queimada por fora e crua por dentro…
Ah, e pra quem gosta de cerveja é um prato(ou um copo) cheio!
Maria da Graça Schaeffer
Oi Lina , estivemos no mes de Maio em Paris e fomos à Rua de Mouffertard e achamos Maravilhosa, muito estilo parisiense, Paris deve ser degustada como uma Taça de Vinho, explorando seus aromas!!
Abraço
Maria da Graça
Cristiane Pereira/BH
Lina e amigos do CP,
dando uma busca para um outro assunto (“shows”) só hoje li este ótimo post, cheio de dicas preciosas. Ano passado o caderno Boa Viagem, do Globo, teve reportagem de capa com um delicioso roteiro da rue Mouffetard e seu entorno, acredito que muitos devem ter visto.
Diante de tanta coisa bacana e interessante que já foi dita, permitam-se dar apenas mais uma dica, para quem quiser passear e comer pela região: o restaurante Chez Lena et Mimile, que conheci em junho do ano passado, levada por uma amiga francesa.
Ambiente aconchegante, ótima comida, ótima adega, atendimento gentil, e, segundo minha amiga, um dos lugares mais seguros para se experimentar o legítimo steak tartare – que não foi meu prato, mas dei uma “bicada” no de um amigo e estava realmente muito bom. Tem uma varandinha charmosa (onde deve ótimo ficar quando o tempo está bom e mais quente).
Recomendo muito: http://www.chezlenaetmimile.fr
Um abfraço a todos,
Cris Pereira
conexaoparis
Cristiane
Já ouvi falar deste restaurante, mas não o conheço ainda. Gostei das fotos do site. Obrigada.
Maria Goreti Miguel Santos
Olá
O ano passado eu e meu marido comemoramos as nossas bodas de Prata em Paris. Foi nossa primeira aventura fora do nosso país e foi a melhor experiência da nosa vida. Ficamos hospedados na Rua Mouffetard(Hotel Mouffetard inn Confort, um hotel simpático) e acompanhamos a movimentação dos estudantes, sem falar na variedade de restauranes com boa comida com preços favoráveis. Fizemos um roteiro próprio andando de metrô e muito a pé também. Adoramos e voltaremos este ano.
Arlenilda
Lina vou repetir o que todos dizem: seu blog é maravilhoooooso, comprei o guia número 1 e irei a Paris brevemente, ficarei no Hotel Senlis eu e minha filha. O que vc sugere de trasnporte para chegar ao hotel, vou chegar por volta de 12:30 em Paris vindo de Lisboa??
grata pela atenção