Este roteiro foi escrito por um amigo, Saulo Cerqueira, grande especialista de Paris. Seu circuito disseca uma parte de Paris que é muito interessante.
Foto: Google Maps.
A rue Mouffetard é uma das mais antigas da cidade, sua origem data da Idade Média e ela é um dos últimos resquícios dessa época. Lá vocês encontrarão vários restaurantes, a maioria turística e sem maior qualidade. Ao final de sua descida existe um mercado diário interessante, com frutas (na primavera, comprem deliciosas cerejas maduras), queijos e petiscos. Na direção contrária, subindo a rua, vocês encontrarão a Place Contrescarpe, local de concentração de cafés e brasseries, ambiente jovem e, na primavera e verão, com shows ao ar livre. Vale uma conferida e uma pausa para uma cerveja na pressão. Ainda na subida, você encontrarão algumas creperies com venda ao ar livre (petisto típico francês e contrapõe ao MacDonald).
Da Place Contrescarpe tomem a rue de l’Estrapade até uma pracinha muito charmosa, do mesmo nome, onde está o Café Nouvelle Marie. Sugiro com ênfase um fim de tarde neste café, acompanhado por vinho na taça e sanduíche de pão Poilâne. Por falar nisso, em frente está a padaria Moderne, provavelmente o melhor pão da região. A ruela à direita os levará até a Place do Panthéon, onde do outro lado se encontra uma loja da cadeia Picard (congelados os mais diversos possíveis, excelentes).
Na rue Soufflot, bem em frente do Panthéon, temos o seguinte:
Logo à esquerda de quem desce, na rue Saint Jacques, o Bistrô Perraudin, que tem preço e qualidade interessantes. Cozinha típica de bistrô, com certeza vai agradá-los.
Na mesma rue Saint Jacques, um pouco mais a frente, à direita, está o Comptoir do Panthéon, uma delicatessen de produtos e pratos prontos que vale a pena. São duas senhoras que cozinham à l’anciènne e tem pratos deliciosos para levarem para casa.
Voltando à rue Soufflot, descendo, à esquerda temos a Milk, rede parisiense de Internet 24 horas, sempre frequentada pelos estudantes das redondezas, o que diferencia das demais.
Logo depois está a Brasserie La Gueuze, que tem uma enorme variedade de cervejas na pressão, e nas happy hours algumas caem pela metade do preço. Vale conferir. A sugestão de prato aqui é moules et frites (mexilhão e fritas) deliciosos. Experimentem uma caçarola de moules frites com creme de leite e outra, sem.
Descendo o boulevard Saint Michel, de um lado e do outro uma série de livrarias, sempre com ofertas de livros à preços baixos. Sempre se acha um interessante. Basta paciência e perseverança.
Na esquina da rue des Écoles, o Museu Cluny, muito interessante, temático sobre Paris na Idade Média. Imperdível.
Seguindo a mesma rue des Écoles, o Hotel Minerve (vejam no Booking as tarifas), no número 13. Sempre ficávamos neste hotel nos nossos primeiros anos de Paris. A localização é excepcional e o preço e qualidade continuam bons.
Bem ao seu lado, o Famille Hotel, que já constou do Guide de Charme de Paris e tem as mesmas características do vizinho – quartos limpos, banheiro mínimo e preços na faixa de 110 a 140 euros casal.
Seguindo na mesma direção aparece o Royal Cardinal. Na verdade trata-se de um café-restaurante situado na esquina da rue des Écoles e rue Cardinal Lemoine. A cozinha é específica da região da Auvergne, carne grelhada e aligote, purê de batatas com quejos e o bom vinho Marcillan, da mesma região. Tudo isto em torno de 50 euros o casal. Julgo a relação preço/qualidade muito boa. Vale conferir. Frequência local.
Continuando na direção do metrô Jussieu, na rue Jussieu, no número 25, temos o bistrô Le Buisson Ardent, um dos nossos favoritos, com uma verdadeira cozinha francesa e menus a 30 e 33 euros. O vinho da casa, o Côte de Rhône no pichet de 500ml é muito bom e custa 18 euros. A coupe de champagne Roederer, delicioso, por 10 euros é mandatório. Sempre é bom ligar para reservar (01 43 54 93 02). Aberto de segunda às sextas no almoço e jantar. Sábado, somente no jantar. Metrô Jussieu.
Ainda na direção à estação Jussieu, bem em frente, à direita, a ruela Les Boulangères, onde tem um pub irlandês de verdade – Finnegans Wake, com ambiente e tudo, inclusive Guinness e Murphi’s na pressão.
Retornando na rue Monge, à direita, tem uma igreja católica tradicional, onde nos domingos as missas duram 2 horas. Cerimônia bonita porque com música sacra no órgão. Pouco mais à frente, a ótima padaria Kaiser, sempre com filas para comprar suas inúmeras variedades de pães e sanduíches. Sempre em frente, e já na esquina do boulevard Saint Germain, uma eterna feira ao ar livre, com uma fromagerie especial que oferece queijos excelentes e iogurtes não industriais. Ao lado, um açougue com carnes especiais. Neste, o gigot d’agneau tem uma receita do proprietário que é deliciosa
A Notre Dame está bem próxima. Todos os domingos às 17.45h, concerto de órgão com artistas internacionais. Se quiserem ficar assentados, melhor chegar cedo.
Este circuito possui 3.7 km.
Para verem o mapa cliquem aqui
Conheça nosso guia Paris – 5 roteiros em 4 dias, à venda aqui.
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
88 Comentários
Tess
Saulo, esse roteiro é realmente maravilhoso. Não vejo a hora de desvendar todos os cantos do bairro… já gravei nas minhas dicas!
Pitaqueiros, a cada comentário que leio de vocês me dá mais vontade de voltar a Paris.
Lina, é incrível como você conseguiu juntar tanta gente que concorda e discorda de maneira positiva sobre um único ponto… todos contribuem, complementam, agregam informações e fazem despertar as sensações mais gostosas de saudade dos que já voltaram ou de curiosidade dos que ainda vão a Paris.
Noivo diz que viciei… não sei o motivo… (risos)
Bjos!
Beth
Terezina
Eu também sempre tive o hábito de despachar os livros que compro na Europa para o Brasil. Mas morro de medo que eles desaparereçam, pois já me aconteceu…
Bjs.
Terezina
Lina,que roteiro gostoso !
Que boas lembranças ! O mercado da Rue Moufettard é uma delícia. Foi lá que há mais de 20 anos comi myrtilles e lichia quando ainda não encontravamos aqui. Passear pelo Quartier Latin é ótimo.
Eymard : também sou rato de livraria e esta que v. citou é de perder um dia inteiro. Quando faço uma estravagância literária ( risos ), coloco no correio e fico esperando chegar em casa ( demora um pouco, mas sempre chega – é assim que faço também quando viajo com muitos guias turísticos e no lugar que eles foram , voltam comprinhas básicas – risos de novo ).
Também é imperdível conhecer as Arene de Lutece ( Galo- Romanas ).
Ai que saudades…
eymard
Madá, excelente dica!! Acho que o HUGO vai gostar ainda mais. Fui conferir la no site e gostei muitissimo. Preços bem razoaveis; lugar simpatico; vinhos interessantes. Anotado!!!
Cláudia Oiticica
Que passeio perfeito!!!
Eu ainda incluiria a Igreja Saint-Étienne-du-Mont que acho diferente das demais, com uma linda e trabalhada galeria que atravessa a nave principal da igreja. Muitas vezes ela fica ofuscada devido à grandiosidade do Panthéon.
Saulo,
parabéns pelo post e pelas dicas detalhadas e mapeadas. Mais precisão impossível. Coisas de verdadeiro conhecedor.
Maria das Graças
LuciaC, a esse roteiro eu incluiria uma pausa para o almoço ou um chá na Grand Mosquée de Paris.
Beth
Madá e LuciaC
Eu sou do tempo em que Cave no Quartier Latiin era sinônimo de lugar para ouvir jazz e até dançar, risos.
Bjs.
Madá
Saulo, muito bom! Seu roteiro também me trouxe ótimas lembranças.
Eymard e Beth, aqui vai uma sugestão de cave excelente, fica no 7, rue Cardinal Lemoine, entre a rue des Ecoles e o Blvd St Germain.
Seria uma pequena variação do roteiro rumo ao Marais a partir do H, por exemplo.
Chama-se 5ème CRU.
Passei 1 mes na Cardinal Lemoine e virei frequentadora dessa cave. O dono é jovem, super simpatico e atencioso. Eles tanto vendem os vinhos para levar como para degustar lá mesmo. A vantagem é que ele cobra o mesmo preço no restaurante. Tem os vinhos do mes com preço bem em conta. De dia tem 1 prato fixo (entrada e prato ou prato e sobremesa) a 12,50 euros. Nesse periodo, eu comi lá varios dias e estava sempre uma delícia. Cada dia tem um prato diferente. À noite tem pratos de queijos e embutidos. O único senão é que ele aceita fechar a cave a noite para grupos. Assim, algumas noites vc vai lá e está fechado para o público (soiree prive). Vale a pena visitar o sítio da cave. Porém, a falha é ele não avisar os dias desses fechamentos lá no sítio e vc pode dar com a cara na porta.
LuciaC
Lina,
que alegria!
Um belo presente voce nos oferece
Delicioso roteiro de Saulo Cerqueira, reportagem detalhada de um local simbolico da historia de Paris.
O fato que Mouffertard era uma antiga via romana ja’ emociona e pensar que pelos arredores passaram de Hemingway a Descartes e’ de mais!
E’ como vc diz, Lina o trajeto pode ser feito em 3 hs, 3dias, semanas, meses…afinal de contas num chao de mais de 10 seculos, pra que pressa?
Este passeio engorda, Beth!
Eu fico com as moules frites, Eymard.
Eymard
Maria das Graças: os roteiros sempre se completam com essas paradas em cafés e…livrarias…são uma perdição. Gibert Joseph: “Cet entrepôt est situé à Vitry-sur-Seine sur 7 000 m².” Dá para se perder mesmo!!! Em todos os sentidos.
Saulo: gostei do roteiro e de como você o finalizou! Trocaria as cervejas por vinho. Mas isso é questão de gosto (rs). Parabens!