O restaurante do Fauchon, situado no primeiro andar da loja do 30, place de la Madeleine ( existem duas lojas Fauchon na praça ), possui uma decoração à la Barbie, como diz uma amiga minha.
Tudo é rosa gritante, cinza e preto.
Éramos quatro, dois pediram a salada do outono: endívias, rúcula, presunto cru, champignons variados, nozes, avelãs.
Eu pedi um prato quente, um peixe, l’aile de raie, ou seja asa de arraia, acompanhada com alcachofras cozidas e um molho com alcaparras e grãos de pavot.
A última pessoa pediu somente um foie gras.
Vendo assim, tem-se a impressão que a refeição foi banal e que não precisaríamos ter ido até o Fauchon para comer o que pedimos. Afinal de contas aile de raie é um prato popular, presente no cardápio de restaurantes simples, foie gras, na França, pode-se comer em inúmeros restaurantes e uma salada com endives e presunto cru, podemos comer até em casa.
Acontece que o presunto cru da salada era o basco e estava maravilhoso. As avelãs e as nozes eram enormes e frescas e os champignons preparados de uma maneira especial. O meu peixe veio acompanhado com alcaparras (com caules) do tamanho de uma azeitona e mini alcachofras italianas bem macias. O foie gras, inútil comentar, era o da marca Fauchon. Esta é a grande qualidade da gastronomia francesa, o cuidado na escolha dos produtos.
Um detalhe a mais. Se você pedir uma garrafa de água mineral gasosa, sem precisar qual, não fique esperando as de sempre, como a Badoit ou a San Pellegrino. Fauchon serve sua água, a Fresh, apresentada em uma elegante garrafa de cristal.
Preços: foie gras, 22 euros – aile de raie, 25 euros – salada do outono, 21 euros – água mineral 7 euros.
Fauchon: 30, place de la Madeleine, 75008 Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
45 Comentários
Sueli OVB
Eymard,
Já havia percebido que você está com problemas de teclado. Mas nós entendemos muito bem. Você está em Paris?
Não fomos a esse restaurante onde você comeu esse apetitoso crème brulée de foie gras. A lista era enorme e tivemos que fazer uma seleção apurada. Mas comi um que me foi de grande surpresa- Poelé de foie gras-, no Les Bouquinistes(um dos restaurantes do Guy Savoir), que fica no 53, quai des Grandes Augustin. Não sei se ainda está no cardápio, pois, segundo a nossa garçonete, brasileiríssima e uma simpatia, o cardápio muda frequentemente e fomos na primavera. Era uma espécie de sopa de alho-poró, com o foie gras em natura, só frito, por cima. Dos deuses! A comida do restaurante e o ambiente são muito bons.
Se você ainda estiver em Paris, não deixe de ir ao Jacques Génin, no Marais, 13 rue de Turenne. É simplemente fantástico e lindo!
Eymard
Sueli,
as duas Suelis sao muito atuantes neste blog. Mas ja conseguimos diferenciar a Suel(Y) da Sueli (OVB) (risos). Se vc gosta de foie gras, nao pode perder o creme brulle de foie gras. Uma entrada simplesmente inusitada e de paladar inesquecivel. Se e que voce ja nao o conhece. (perdoem-me mas do computador que escrevo nao consigo acentuar, corrigir, etc…os textos saem assim com muitas incorrecoes).Eymard
Sueli OVB
Eymard
Eu nem queria entrar nessa polêmica, a Suely acima não sou eu.
Sou simplemente alucinada por foie gras. Que os gansinhos me perdoem, mas quando estou em Paris como foie gras em quase todas as refeições.
Eymard
O Helio que va me desculpar. Mas foi gras como na franca, nao se come em nenhum outro lugar. E o danado ‘e bom. Comemos um inusitado (para nos pelo menos foi) creme brulle de foi gras no indicadissimo Les Fous de L’ile (fomos la, claro, por indicacao da Lina. Foi simplesmente uma das melhores e mais saborosas comidas. Um frango ao molho de queixo de cabra e pesto de agucar todos os sentidos…)!
Mada
Lina,
Adorei !!!
Tem que fazer reserva para ir a esse restaurante ?
Parece uma ideia muito boa para juntar com a visita a exposicao dos holandeses na pinacoteca.
beijos
suely
Hélio
Eu concordo com voce,é uma judiação o que fazem com os gansos.
Foie Gras dessa forma nunca mais!!!
Juliana Nassif
Oi Lina, eu simplesmente amo a Fauchon, sempre que vou a Paris passo por lá pra fazer um lanchinho… Adoro as tortas, principalmente as de framboesa com pistache… Já provei a água Fresh, muito boa mesmo! Um beijoooooo
Denise Marques
Oi Sueli, realmente eu me referia a quarta foto, obrigada pela explicação. é tudo muito interessante.
Guilherme
Olá Lina,
Leio seu blogo há mais ou menos um mês, quando resolvemos fazer um pequeno tour na Europa e é sensacional!!! Eu, minha namorada e minha mãe vamos ficar 6 dias em Paris e estamos super animados. Nos hospedaremos em um hotel que foi indicado no seu blog, o Le Peletier Ópera Haussman. Depois post minhas impressões.
Chegaremos no Orly na quarta-feira, após 22:30 e estou um pouco preocupado com o tempo de alfândega, por conta dos horários dos ônibus da Air France e do próprio Orly Bus, vc acha que demora muito já que vamos ter como origem uma estada em Lisboa? Acho que na pior das hipóteses pegaremos o RER B.
Outra coisa que queria saber e se está muito frio mesmo? As previsões de 10 dias estão me assustando? E como funciona esse lance de roupas para restaurantes aí, é muito formal mesmo, precisarei colocar sapatos para entrar? Adoro all-stars e dá preguiça de carregar mais um par de calçados. Ah, fiquei com uma dúvida dos roteiros que vc desenhou para 4 dias, vc acha que dá pra colacá-los em prática em meio período/um turno por dia?
Agradeço muito pelo blog e pela atenção. forte abraço do conterrâneo de BH,
Beth
Lina
Sou leitora recente de seu blog e só hoje terminei de ler todos oa posta, para lá de interessantes até para mim que sou viajante velha de guerra…
Parabéns mais uma vez!
Mas hoje me surgiu uma dúvida, lendo seu tópico sobre falsificação de produtos franceses. Comprei em New York, no Saks, um conjunto de malas em tela da LVuitton muito práticas e que uso bastante. Na época, o preço foi tão convidativo que até fiquei na dúvida se seriam autênticas, risos. Não guardei a nota fiscal, daí minha dúvida:
Se as malas não forem autênticas, posso ter problemas na alfândega francesa? Elas já fizeram algumas viagens por aí sem maiores problemas…
Abs.