O restaurante do Fauchon, situado no primeiro andar da loja do 30, place de la Madeleine ( existem duas lojas Fauchon na praça ), possui uma decoração à la Barbie, como diz uma amiga minha.
Tudo é rosa gritante, cinza e preto.
Éramos quatro, dois pediram a salada do outono: endívias, rúcula, presunto cru, champignons variados, nozes, avelãs.
Eu pedi um prato quente, um peixe, l’aile de raie, ou seja asa de arraia, acompanhada com alcachofras cozidas e um molho com alcaparras e grãos de pavot.
A última pessoa pediu somente um foie gras.
Vendo assim, tem-se a impressão que a refeição foi banal e que não precisaríamos ter ido até o Fauchon para comer o que pedimos. Afinal de contas aile de raie é um prato popular, presente no cardápio de restaurantes simples, foie gras, na França, pode-se comer em inúmeros restaurantes e uma salada com endives e presunto cru, podemos comer até em casa.
Acontece que o presunto cru da salada era o basco e estava maravilhoso. As avelãs e as nozes eram enormes e frescas e os champignons preparados de uma maneira especial. O meu peixe veio acompanhado com alcaparras (com caules) do tamanho de uma azeitona e mini alcachofras italianas bem macias. O foie gras, inútil comentar, era o da marca Fauchon. Esta é a grande qualidade da gastronomia francesa, o cuidado na escolha dos produtos.
Um detalhe a mais. Se você pedir uma garrafa de água mineral gasosa, sem precisar qual, não fique esperando as de sempre, como a Badoit ou a San Pellegrino. Fauchon serve sua água, a Fresh, apresentada em uma elegante garrafa de cristal.
Preços: foie gras, 22 euros – aile de raie, 25 euros – salada do outono, 21 euros – água mineral 7 euros.
Fauchon: 30, place de la Madeleine, 75008 Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
45 Comentários
Sueli OVB
Denise
Você deve estar se referindo à quarta foto, onde está o prato de peixe, não? Ao que me parede, aquilo são apenas pães. Mas só a Lina pode esclarecer, pois ela estava lá.
Também bati fotos do restaurante e dos pratos, quando almoçamos lá, são realmente lindos e saborosos.
Cristiane (Cris Andrade)
Mais uma dúvida. A Bateaux Parisiens exige terno e gravata no almoço e jantar? Pode ser blaser sem gravata?
Obrigada!
Cristiane (Cris Andrade)
Olá Lina! Tudo bem?
Gostaria de fazer um passeio de barco pelo Sena, com almoço. Li seu artigo sobre as companias Vedettes e Bateaux Parisiens. Não vi referências sobre os Bateaux Mouche. Qual vc indicaria?
Obrigada!
Denise Marques
Interessantíssimo, valeu pela oportunidade de nos colocar a par de algo tão diferente do que temos por aqui.
Fiquei intrigada com o canto esquerdo da terceira foto onde um prato parece ser de salgados inclusive algo que lembra um “churro” recheado de ricota.
A culinária é uma caixa de surpresa.
conexaoparis
Leandro
Já me acostumei. Tem tanto calcário na água que o ferro a vapor, no final de um ano, fica entupido.
conexaoparis
Dagmar.
Você é detetive privado? Risos.
Coca ligth = 7 euros.
conexaoparis
Camila
Venha em maio, junho ou setembro.
Hélio
Utilizamos o seu site para as nossas duas últimas viagens à Paris e o achamos formidável. Infelizmente, para a nossa surpresa e indignação, ao ler seu último post, nos deparamos, mais uma vez, com seus elogios e indicação, para que os seus leitores experimentem o foie gras. O que não se comenta é como a referida “iguaria” é obtida. O próprio nome já entrega: foie gras significa fígado gordo.
O processo envolve o confinamento de patos e gansos e a superalimentação forçada deles. O intuito é fazer o fígado do animal inchar ao máximo. Pra isso, uma alimentação excessiva e sem nutrientes adequados para o animal é empurrada esôfago abaixo, para então ele ser morto e seu fígado superinchado ser retirado.
Nos criadouros para produção de foie gras, a alimentação é forçada durante os últimos 12 a 15 dias de vida para patos e 15 a 18 dias para gansos. Durante essa fase, os patos são geralmente alimentados seis vezes por dia e os gansos oito vezes. A alimentação é ministrada por um tubo de metal, de 20 a 30 cm de comprimento, introduzido forçadamente pelo esôfago do animal.
A alimentação forçada explora da forma mais radical possível um processo natural, através do qual patos e gansos armazenam gordura em seus fígados em preparação para a migração de inverno. Veterinários e patologistas já determinaram que o processo de alimentação forçada desses animais é desumano. Feita geralmente de milho embebido em manteiga para facilitar a ingestão, causa uma grande acumulação de gordura no fígado, responsável pela sua consistência amanteigada, resultando num fígado grotesco, doente e inchado até 10 vezes mais que um fígado comum, para ser vendido como foie gras.
Os criadouros também mutilam esses animais numa tentativa de forçá-los a permancerem juntos, confinados em espaços pequenos. Pra isso, a ponta de seus bicos é cortada, sem anestesia, quando eles têm apenas alguns dias de vida. Apesar desse método prevenir que os animais assustados se machuquem dentro das jaulas ou gaiolas, ele faz com que sofram uma dor contínua, que dura por toda a sua curta vida. Muitos patos também têm pedaços de suas patas cortados, logo após saírem do ovo. Como consequência, eles têm dificuldade pra ficar de pé, andar e até respirar. Seus fígados superinchados resultam na diminuição do espaço que seus pulmões têm para encherem-se de ar, levando esses animais a sofrerem pneumonia, esofagite, traquéias laceradas e asfixia, além da proliferação de fungos e bactérias dentro de seus próprios organismos.
Via http://www.NoFoieGras.org, Wikipédia (em português), YouTube e http://www.stopforcefeeding.com
conexaoparis
Cristiane
Acho que ela vai gostar muito.
Leandro Ramos
Legal SUELI OVB !! Convordo com vc !!! E viva a Cosmetologia!!! rs Bjks