Turistas, franceses e multas no metrô de Paris. Todos no mesmo barco.
Relato aqui a reação de um francês quando familiares austríacos foram multados dentro dos corredores do metrô. Usando um tom irônico ele publicou a seguinte mensagem: “meu cunhado e minha cunhada, turistas austríacos, estavam ligeiramente perdidos dentro dos corredores do metrô. Felizmente eles encontraram um agente que… os multou!!! Por circulação em sentido contrário no corredor. Bravo.” Jean Spiri usou @ClientsRATP e@GroupeRATP. Em outro email, Jean publicou a multa aplicada aos familiares.
Jean Spiri ocupa um cargo próximo ao prefeito da cidade Courbevoie, vizinha de Paris. Imagino que a reação rápida da RATP tenha uma relação com sua posição social. Imediatamente a conta Twitter do serviço clientes da RATP o convidou a discutir o assunto através mensagens privadas. Ele respondeu que não deseja contestar a multa, mas pedia simplesmente um pouco de discernimento e sobretudo um pouco de pedagogia da parte dos funcionários da RATP.
Quanto li no site do Le Point o artigo relatando o ocorrido, consultei a conta Twitter de Jean Spiri e salvei suas publicações. Mais tarde elas foram suprimidas. Não sei o final da história. O importante é ter a consciência que os franceses consideram a atitude dos agentes da RATP, diante de turistas desorientados, aberrante.
Esta atitude me revoltou quando aqui cheguei e sofri nas mãos deles. Me lembro o dia em que me foi recusada a compra de um carnet de 10 tickets com uma nota de cinquenta francos. Insisti timidamente e o agente me saiu com a seguinte resposta: se não estiver gostando daqui volte para seu país.
Há muito tempo percebi que os estrangeiros não são os únicos que sofrem com esta “falta de pedagogia”. Estamos todos no mesmo barco: turistas estrangeiros, turistas franceses e parisienses. Não faz muito tempo, uma jovem francesa grávida também foi multada por circular em sentido proibido (leia aqui). Seu esposo publicou o comentário: “sessenta euros de multa para uma senhora circulando em sentido contrário! Bravo pela extorsão”. Quando se trata de turistas, que visivelmente não conhecem as regras usos e costumes, a “falta de pedagogia” é mais grave ainda.
Como os comentários nas redes sociais se tornaram frequentes e ferozes, desde o início de maio 2018 a multa para circulação em sentido inverso desceu de 60 para 25 euros.
Mais uma vez lembramos que é obrigatório a posse do ticket até sair da estação, não o jogue fora após passar pela catraca! E que é proibido andar na contra mão nos corredores.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Cleide
É muito absurdo estas multas no metrô de Paris. Eu fui multada pois passei na catraca com o mesmo cartão de um amigo, qdo fui sair não tinha o ticket. A empresa se aproveita do turismo, onde é seu maior lucro, para não cobrar uma taxa de entrada para o turista, o que se faz em muitos lugares para manter a preservação, os fazem em forma de muita, constrangido as pessoas em uma atitude autoritária.
Rose
Aconteceu o mesmo comigo e meu marido recente. Nós compramos os bilhetes, usamos na catraca para entrar na estação e jogamos no lixo. Nem imaginávamos que precisaríamos manter os bilhetes. Não falamos francês, assim como a maioria dos turistas, e eles não colocam nas estações nenhum aviso em destaque (e em inglês) sobre isso. Vimos as fiscais extorquindo outros turistas também. Paris nunca mais!
Rodrigo Lavalle
Rose, sentimos muito pelo ocorrido.
Alice
Fomos multados eu e meu marido em 100 euros, entramos em uma estação cuja maquina para comprar os bilhetes estava desativada e as catracas abertas então 3 agentes vieram em nossa direção com gritos e ameaças, nem estávamos entendendo o que havia, perguntei como poderia comprar o bilhete porque a maquina estava desativada, ficaram gritando 100 euros, foi como se estivéssemos sendo assaltados.
Rodrigo Lavalle
Alice, sentimos muito pelo ocorrido.
Luciana
Pense bem se deseja ir a Paris!!!trata-se de roubo!!!! Não há avisos para os turistas de que não podemos descartar os tickets do metrô após passar pela catraca e a multa é de 50 euros!!!! Vá visitar Portugal, onde gastará muito menos e será bem tratado. Nunca mais volto a este país sujo, caro e que não valoriza o turista!!! Nunca mais!!!!
Sofia H S Cavalheiro
Meu filho e esposa foram multadas por estarem com o ticket de criança. Eles compraram indevidamente achando que era mais em conta por estarem comprando 10 tickets e mesmo antes de passar na catraca o guarda viu o ticket e multou os dois, eles não tinham nem passado na catraca ainda e não deu a eles nem a chance de comprarem o correto. E os dois falam bem inglês mas na hora da compra não viram que era de criança. Pelo risco que se corre, sinceramente não acho que valha a pena usar o metro, só vale mesmo a pena se estiver sozinho.
Marta
Em 2011 fomos surprendidos por uma brigada do metro que fechou a saida e vistoriou todos da família,como tinhamos ,fomos liberados.E a partir daí aprendemos como devemos portar o tichet até sair .Mesmo vale pro Navigo,o qual deve-se colocar a foto e assinar.em outra fiscalização ,nosso cartão foi colocado na maquina do fiscal que verificou que tinhacarga pra 1mes e nos pertencia.
Inclusive quando perdemos a carteira ,navigo foi um dos itens que nos serviu pra identificar nossos pertences
Mauricio Christovão
O engraçado é que vi muita gente forçando a entrada no metrô, e não percebi nenhum aviso(deve haver, é claro) quanto a guardar o ticket usado. Desenvolvi um sistema simples, que é de guardar os tickets sem uso na carteira e o usado “da vez” naquele bolsinho do jeans. Jogo fora assim que saio do metrô, para evitar confusão…
Francisco
Um verdadeiro absurdo, falta de bom senso. Em outros países europeus como Itália e Alemanha também não existe. Nós brasileiros queremos que as leis funcionem mas convenhamos a maioria delas pune o povo honesto e desavisado.
Eu não concordo com esse tipo de lei.
Além disso são leis que geram muita antipatia geralmente aplicadas por funcionários com péssima educação que te intimidam e até ameaçam.
Casos como esse acabam por gerar mais ódio entre as pessoas e as nações. E por consequência mais atitudes radicais por parte justamente de radicais.
Elci Júnior
Bonjour, mes chers amis… E tão ridícula essa multa que, sinceramente, nos custa entender que os “mais educados” dentre o povo europeu não conseguem compreender que o turista fica perdido em uma rede tão extensa como a do metrô parisiense. Helàs, RATP!
Luzia Xavier
Em outubro/2015, pela segunda vez nessa cidade maravilhosa, eu, minha filha e duas amigas fomos multadas em 33 euros cada uma, por não ter assinado e colocado foto 3×4 no cartão do metrô. A fiscal foi mal educada e não teve conversa, mesmo sabendo que éramos turistas e que ninguém nos passou a informação. Achei um abuso, afinal não conhecemos as regras de todos os lugares que visitamos.
Heloisa Helena Paulin
Estive em Paris há duas semanas, e devo ter cometido este erro! Passei por uma barreira e apresentei meu ticket sem problemas! Minha dúvida: se não há fluxo de pessoas no corredor, como saber o sentido correto, pois não vi nada que sinalizasse!!!
Rodrigo Lavalle
Heloisa, há sinalização indicado o sentido do fluxo.