Os números do turismo parisiense.
Painel de preços internacionais
. Traslado aeroporto/táxi – preço médio em euros.
Amsterdam 38.50 – Barcelona 20.10 – Berlim 47.10 – Londres 68.50 – Paris 43.00 – Roma 60.80 – Lisboa 9.10. Na realidade Paris CDG custa em torno de 58 euros e Paris Orly 38 euros.
. Traslado aeroporto metro/trem
Amsterdam 3.20 – Barcelona 2.30 – Berlim 2.10 – Londres 4.70 – Paris 8.50 – Roma 9.00 – Lisboa 1.40.
. Preço ticket transporte comum
Amsterdam 2.60 – Barcelona 1.40 – Berlim 2.10 – Londres 4.70 – Paris 1.70 – Rome 1.00 – Lisboa 0.90.
. 2 entradas em museus + 2 entradas monumentos
Amsterdam 39.00 – Barcelona 37.50 – Berlim 18.00 – Londres 40.50 – Paris 32.60 – Roma 35.50 – Lisboa 21.00.
. Uma cerveja
Amsterdam 2.70 – Barcelona — – Berlim 2.50 – Londres 3.40 – Paris 3.80 – Roma — – Lisboa 1.60.
. Big Mac Meal
Amsterdam 5.50 – Barcelona — – Berlim 5.70 – Londres 4.80 – Paris 6.60 – Roma — – Lisboa 4.60.
A alimentação em Paris é uma das mais caras, em compensação o transporte em comum, além de eficiente, está com o preço muito abaixo da média e os táxis parisienses não estão entre os mais caros.
Os monumentos mais visitados em Paris
1.Notre Dame – 2.Sacre Coeur – 3.Louvre – 4.Torre Eiffel – 5.Centre Pompidou – 6.Cité des Sciences et de l’Industrie de la Villette – 7.Musée d’Orsay – 8.Capela Notre Dame da Medalha Milagrosa – 9.Musée National de Histoire Naturelle – 10.Arco do Triunfo.
Os dados acima me surpreendem. Sempre pensei que a Torre Eiffel fosse o munumento mais visitado de Paris. Engano, a dama de ferro está em mísero quarto lugar. Mas o que realmente me deixa espantada é o segundo lugar da lista ser ocupado pela basílica Sacre Coeur de Montmartre. Como a vejo – da janela do meu quarto – todas as horas do dia, iluminada, através da neblina, debaixo de chuva, ao amanhecer, rodeado por fogos de artifício, até ja me acostumei com seu aspecto” bolo de aniversário”.
A Cité de Science et de l’Industrie, localizada no parque La Villette, merece seu sexto lugar. Espaço multicultural com belas exposições, bons concertos e maravilhosos filmes da La Geode.
E nestes tempos de mudanças climáticas, bactérias vorazes, terrorismo absurdos a solução é “agarrar com Deus” o que exlicaria a presença da Capela da Medalha Milagrosa da rue du Bac nesta lista.
País de origem dos turistas que desembarcaram em Paris – em porcentagem
USA.14.9 – Reino Unido.12.2 – Itália.8.6 – Espanha.7.3 – Alemanha.7.0 – Japão.6.7 – Bélgica.3.6 – Suiça.2.9 – Holanda.2.9 – China.1.6.
O Brasil não consta da lista provavelmente porque os dados para América Latina são agregados. Os turistas latinos americanos representam 8.3 do total. Mas eles estão entre as taxas de maior crescimento. O número de turistas vindos “dos outros países da América” cresceu 22.5% entre 2009 e 2010.
Leiam aqui antigo artigo do blog: O que os parisienses acham da Basílica Sacre Coeur de Montmartre.
Fonte: Office du Tourisme et des Congrès.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
50 Comentários
Daniel Vilaça
Acredito que a posição da Torre se deva ao fato de que muita gente acaba naum subindo na torre, logo, estas pessoas não são contabilizadas.
Tiro a mim mesmo como exemplo… Nas duas vezes que fui a Paris com minha esposa, nós não subimos na Torre… logo…. naum fomos contabilizados, apesar de ter ficado um bom tempo por ali admirando esta maravilah…
PassandoaViagem
Acabei de voltar de um Tour pela França + Londres e não concordo com alguns desses dados. Por exemplo: O translado de Paris-CDG foi 60 euros mais 1 euro por mala (11/06/2011);
Translado aeroporto/metro-trem em Londres só é 4.70 se vc não fizer o cartão Oyster. Que deixa a passagem a 1.60 (+ou-). O mesmo vale para transportes comuns que ficam, com Oyster a 1.20 pounds.
2 entradas de museus + 2 monumentos. Desculpa, mas a maioria dos museus em Londres são de graça. (E os melhores!) 40 euros só se for no London eye e na Madame Toussaud.
Claudia Maria
Acho que como a Torre pode ser fotografada de qualquer ângulo e é muito caro pra subir, os outros pontos turísticos acabam sendo “pagos” com mais frequência, não?
jorge fortunato
Fazendo uma análise rápida, sai mais barato visitar Lisboa. Porém, é impossível ir á Europa e não visitar Paris. Depois de três viagens seguidas à Paris, passei a visitar outras cidades européias e incluir Paris no final. Tem sido assim há um bom tempo e vale a pena. Quanto aos pontos turísiticos, a Torre Eiffel pode nãos er a mais visita, mas certamente é a mais fotografada. Só nãos ei como contabilizam os visitantes da Notre Dame e demais igrejas, uma vez que a entrada é gratuita. Será pela venda de ingressos para visitar as cúpulas?
Débora
Na última vez que estive em Paris tinha acabado de chegar de Amsterdam, onde só encontrei dias cinzas e chuvosos. No primeiro dia em Paris abriu sol e o céu estava azul. Primeira coisa que me ocorreu de fazer: Sacre-Coeur. Não basílica em si, mas pela vista fantástica que se tem da cidade lá de cima. Sempre comento isso com todas as pessoas que conheço, e recomendo a todos que visitem a basílica num dia de sol. Recomendo também comprar um sanduíche (que certamente terá algum queijo excelente) e comê-lo nas escadarias da basílica, contemplando a cidade. Vale muito a pena!
Claudio
Um local que nunca foi comentado aqui no blog é o Musée des Arts et Métiers. Gostaria de saber se vale a pena visitá-lo.
Renata
Oi Lina,
Realmente os números surpreendem. Eu sou frequentadora assídua da capela da Rue du Bac há anos e, por mais que esteja sempre cheia, é díficil imaginar que mais gente a visite do que à Sainte Chapelle, por exemplo. Eu acabo de voltar de viagem da Escandinávia e o trem do aeroporto à estação central em Estocolmo custa uma fortuna durante a semana, cerca de 25 Euros!!! Contra cerca de 58 Euros do taxi … ou seja, só compensa se você estiver sozinha. Era meu caso … e digo que não é um trenzinho de subúrbio qualquer, mas O trem. Mesmo assim, trop cher, n’est pas?
Vil Muniz
Oi querida Lina!!
Muito legal essa sua exposiçao de preços,dá pra gente uma noção boa!!
Estou aqui, de queixo caído com a posição da Torre Eiffel,jamais iria imaginar que ela estaria em quarto lugar,ohhhhh,ela merece mais!!!!!!
Beijocas e até!!!!
Jacqueline
Não é de admirar o número de turistas de outros países europeus ser tão grande. Se o Brasil fosse na Europa (ah, se fosse…) eu estaria viajando para Paris todos os meses. Chato é viver tão longe dessa minha paixão.
Aline G.
Interessante, eu tb achava que a torre estaria em primeiro lugar…pessoalmente acho que ela é o “símbolo” de Paris.
Estou indo pela primeira vez agora no dia 25, não sei se dá para vê-la da janela do avião, se for vou achar emocionante a chegada…eu adoro um avião, rs…falando assim parece até q sou do interior, né? Mas não sou não, já viajei em vários tipos de avião, mas é “La premier fois à Europe”…e pela Air France.
Bisous