A partir de maio, um passeio pelas cidades da Normandia mais próximas de Paris é um programa delicioso. Trouville e Deauville se encontram a 2h de trem ou 2.30h de carro da capital.
Um bate e volta é mesmo possível. O ideal seria dormir uma noite na região e passear com calma pelas duas cidades que se encontram lado a lado, separadas somente por um rio.
Fico sempre na dúvida entre carro ou trem. A vantagem do carro é a liberdade dos horários e a facilidade de locomoção. Se esta for a sua escolha, marque a data deste passeio durante a semana e verifique se não tem feriado por perto. Os engarrafamentos das estradas da região são famosos.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Com o trem escapamos deste risco. Trouville e Deauville são pequenas e para quem gosta de caminhar esta é a solução ideal. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
A estação ferroviária (gare) é bem central e por perto se encontra o centro de informações turísticas chamado Office du Tourisme.
Existe também uma terceira opção, viajar de ônibus. A viagem costuma ser mais barata e tem cerca de 2h10 de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Apesar de estarem coladas, Trouville é mais sóbria, seduziu Flaubert, Proust, Duras…
Trouville possui belíssima arquitetura do final do século XIX. Caminhe pela praia para admirar as villas, residências da burguesia de Napoleão III, quase todas, hoje, divididas em apartamentos. Comece a caminhada pelas Planches, um tapete de madeira colocado sobre a areia assinalado no mapa abaixo como Promenade des Planches.
Trouville possui peixarias maravilhosas. Um dos prazeres deste passeio é pedir um plateau de frutos do mar. O endereço histórico da cidade é o Les Vapeurs. Almoce aí.
Da estação de Trouville até o centro de Deauville com suas lojas luxuosas é uma caminhada de 30 minutos.
Esta região merece uma estadia mais prolongada. Dois dias para estas duas cidades, ou muito mais se no circuito incluir a linda Honfleur, mais ao norte, e as cidades da beira mar direção sul, Houlgate, Cabourg.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
Marcia
Olá Lina,
gostaria de saber se é bobagem ir pra Saint Michel e Saint Malo no meio de fevereiro. Para o fim de semana estará congelante? Reservei um hotel de frente para a praia, lindo etc e tal, mas tenho lido que o inverno francês é rigorosíssimo e imagino que no litoral seja pior. Até hoje só conheci o país no verão. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Marcia, pode ser que em fevereiro o frio esteja menos intenso. Deixe para tomar essa decisão mais próximo da viagem.
Abraços.
Helena Bauerlein
Peguei o “gancho” no facebookando e li esse delicioso post!
Vontade que deu de voltar e conhecer melhor essa região encantadora!
Fica para a próxima!
Com certeza!
Sueli
Lina!
Obrigada pela suas dicas. Acabei de voltar de Paris e dei uma passada em Deauville e Trouville, fomos de trem, durou aproximadamente 1:30hs e foi muito bom, a paisagem de Paris até lá é linda. Apesar do tempo não estar lá essas coisas e a cidade estar vazia foi muito bom, valeu a pena conhecer.
Quando forem comprar o bilhete de trem não esqueçam de pedir o desconto para quem tem mais de 60 anos.
georgina Ayres
Obrigada pela dica!
georgina Ayres
vou para paris em maio de 2013, com marido e irmã, e depois pretendemos visitar algumas cidades, como rouen, honfleur, cherbourg, sint malo e mont s. michel. Pensamos em fazer o trecho paris-rouen de carro alugado com motorista, e nós mesmos alugarmos um carro em rouen para o restante da viagem. è uma boa ideia ou é uma fria? De honfleur a cherbourg, é muito longe? Posso dar uma parada em baieux para ver a tapeçaria? aguardo suas dicas. Obrigada.
Lina
Georgina
Você poderia fazer o trecho Paris Rouen de trem. Muito agradável. Depois alugue um carro para conhecer a região. Excelente pedida.
O mais seguro seria olhar no google maps as distâncias exatas. https://maps.google.fr/
Peça itinerário de Honfleur a Cherbourg.
Ligya Britto
Olá tudo bem?? Adoro seu blog!! Ajudaaa muitoo! é fantastico!!!
Irei para Paris daqui uns dias, e quero conhecer algumas cidades proximas. Pensei em honfluer, deauville/trouville.
Voce indicaria alguma cidade alem dessas? ou que sejam mais legais?? 🙂
Obrigada pela atenção
Grande beijo
Lina
Ligya
As cidades citadas são lindas. Vale a pena. Pode conhecer também Reims e as caves de champagne. Mas não é na mesma direção.
Francinele
Oi, Lina
Como qualquer um à espera da primeira viagem a Paris, estou cheia de dúvidas e é “devorando”seu blog que vou me sentindo mais familiarizada com a cidade. Parbéns pela iniciativa e sucesso do blog e obrigada pelo serviço ímpar que você presta aos seus conterrâneos! Eu e meu noivo estaremos em Paris de 22 de setembro a 04 de outubro, em lua de mel. Achei linda a região da Normandia e a costa francesa. Nós compramos o France Rail Pass para 3 dias e eu gostaria de saber se nessa época, por ser outono, vale a pena visitar a região litorânea ou se é muito frio. Que dicas de passeio você me passaria para esses 3 dias de France Rail Pass? Beijos, Franci
Lina
Francinele
Outubro é uma mês agradável. Não está muito frio ainda. Temos muitas dicas no Conexão Paris sobre viagens de trem. Você pode ir até Trouville. Pode visitar Rouen também.Sugerimos uma visita às caves de Champagne de Reims…
Dê uma olhada nestes artigos. Procure usando as palavras chaves e uso a ferramenta de procura.
Cláudia Oiticica
Lina, já era para ter vindo aqui agradecer as dicas. Fazia tempo que tinha vontade de conhecer a região de Deauville, Trouville , mas nunca encaixava elas quando viajava. Inspirada por esse post, resolvi esticar a minha viagem que terminaria em Paris. Passei três dias na região, o que achei pouco, mas já deu para decidir que vou voltar com mais calma. Amei tudo!
Mesmo já tendo lido que as cidades eram coladas, quando cheguei lá, quase não percebi onde começava uma e terminava outra.
Tentei, a princípio, ficar em um hotel em Deauville, por achar que seria mais animado, mas acabei só achando hotel disponível em Trouville, o que para mim, não fez nenhuma diferença, já que estava de carro.
Fiquei duas noites no Hotel Le Flaubert, um hotel pequeno e charmoso, de frente para as “planches” e para o mar, com uma administração familiar muito simpática. O quarto era muito bem cuidado e confortável. O hotel é super bem localizado, perto do Casino (para quem curte) e perto da rua que ficam praticamente todos os restaurantes da cidade, um do ladinho do outro.
Lógico que fui no Les Vapeurs, e pedi as moules de bouchot e o plateau de frutos do mar para 1 pessoa, que dava para duas tranquilamente. O Les Vapeurs e o Le Central eram os restaurantes mais lotados. Também fui no Le 142 e a comida estava ótima.Uma coisa que percebi é que apesar de ser começo de junho, alguns restaurantes ainda estavam fechados.Talvez a cidade só ganhe mais vida no alto verão.
Como tudo é muito pertinho, fiz o trajeto até Honfleur. Estradas lindas e cidade idem. Vale lembrar que é lá que está o estuário do Sena e a Ponte da Normandia, que infelizmente não deu tempo de atravessar e seguir viagem.
Fiz o percurso voltando até Cabourg, onde dormi uma noite. Tudo respira “Proust” e achei interessante todas as ruas se converterem para o Grand Hotel, que achei “superbe”.
Bom lembrar que Lisieux está a apenas 25 km. Foi bom voltar lá depois de mais de 10 anos.
Lina, vi várias placas com o nome de Hauteville. Dá próxima vez, vou lá conhecer a sua cidade, rs. Bjs.
Lina
Claudia Oiticica
Adorei você ter gostado desta região. Durante muitos anos frequentei Trouville. Minha cunhada possuia nesta cidade um apartamento para férias. E gosto muito de Honfleur. E Hauteville, dizem, é uma antiga família da Normandia.
Não conheço o hotel Flaubert, mas todos os guias o elogiam. Com o seu aval, um dia poderei citá-lo.
Abraços
Isadora Firmino
Lina,
Tento comprar pelo site da sncf, conforme você indicou, mas só aparecem três opções de horário e a duração da viagem é de 3h 35min. no entanto ao entrar no site http://www.bonjourlafrance.com há uma informação de várias outros horários e com a duração de 2h que você menciona. Qual a diferença?
Desculpe tantas perguntas, mas estou realmente confusa com isso!
obrigada,
isadora
Lina
Isadora
Não conheço o site que citou.
Não entendo porque você não consegue ter acesso normal ao site que indico.
http://www.voyages-sncf.com/
Tente de novo, por favor com o link acima.
Isadora Firmino
Lina,
Estou tentando comprar a passagem de trem no site da raileurope de paris para trouville em setembro e o site diz que não é possível porque não há nenhuma reserva disponível na rota solicitada ou os Bilhetes de trens estão esgotados. O que devo fazer? Posso deixar para comprar na própria Gare St Lazare (ou em qualquer outra) no dia da viagem?
Lina
Isadora
Compre no site abaixo, da estatal francesa:
http://www.voyages-sncf.com/
A venda dos ingressos começa somente com o prazo minimo de 3 meses antes da data da viagem.