O quarto de Van Gogh em Arles, cidade francesa situada na Provence, é sem dúvida alguma o mais famoso da história da arte. O artista pintou três telas representando esse quarto.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O quarto de Van Gogh em Arles
Entre 1888 e 1889, Vincent van Gogh pintou três telas representando seu quarto, obras que foram muito importantes na vida do pintor.
Van Gogh mudou de casa 37 vezes nos 37 anos da sua existência. O quarto de Arles foi, para ele, a representação do desejo de um lar.
A primeira tela foi pintada logo após a instalação de Van Gogh na sua querida Casa Amarela de Arles. Este foi um momento feliz da sua vida. Ele estava contente com o resultado do seu trabalho e com a presença do seu amigo Gauguin.
Este primeiro quadro apresenta cores vivas e pinceladas fortes e é a representação fiel do seu pequeno quarto e oferece um sentimento de ordem e de paz com suas cores vivas controladas.
Primeira versão. Vincent van Gogh, “The Bedroom” (1888), Van Gogh Museum, Amsterdam (Vincent van Gogh Foundation)
Ele apreciava tanto esta obra, hoje fazendo parte da coleção do museu Van Gogh de Amsterdam, que ele executou uma segunda versão durante sua hospitalização no hospital de Saint Rémy.
Tendo perdido seu ‘quarto protetor’, sozinho e deprimido no asilo, Van Gogh realiza uma obra idêntica quanto ao tamanho, mas distinta da primeira. Esta segunda versão pertence ao Art Institute de Chicago.
Segunda versão. Vincent van Gogh, “The Bedroom” (1889), The Art Institute of Chicago, Helen Birch Bartlett Memorial Collection
Algumas semanas mais tarde, já morando perto de Paris na cidade de Auvers-sur-Oise, ele pintou a terceira versão, um quadro menor que foi oferecido à sua mãe e à sua irmã. Este é o quadro que se encontra no Museu Orsay, em Paris.
Terceira versão: Vincent van Gogh, “The Bedroom” (1889), Musée d’Orsay, Paris, sold to national museums under the Treaty of Peace with Japan, 1959
As três pinturas parecem quase idênticas, mas observando de perto descobrimos detalhes únicos. O trio marca a evolução da pintura e do humor do artista.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial Provence
Na terceira versão, pintada após sua briga com Gauguin, sua auto-mutilação e já instalado no asilo, Van Gogh utiliza traços mais agitados e cores mais escuras. Os quadros pendurados na parede caem para a frente e estão mal ajustados. Na primeira versão, os retratos representavam pessoas conhecidas e amigas do pintor.
Quando Van Gogh se intalou em Arles, ele pensou criar uma comunidade de artistas e estes retratos encarnam o espírito de amizade que ele imaginava desenvolver. Nas outras versões ele retrata pessoas desconhecidas. Neste momento, ele já havia interiorizado o fracasso do seu projeto e sua incapacidade de criar um círculo de íntimos.
Aproveitando o tema, mostro para você o último vídeo do projeto Loving Vincent, filme de animação contando a vida do pintor baseado nos seus quadros e nas 800 cartas que ele enviou á sua família.
Leia também
- O quarto de Van Gogh, em Auvers sur Oise
- Van Gogh a 30 km de Paris
- Museu Orsay, templo do Impressionismo
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Francisco José Vieira Caldas
Excelente orientação para aqueles que pesquisam sobre a vida deste ilustre mestre.
Parabéns!