As guias dos passeios de bike Meia-Noite em Paris fizeram uma viagem de bicicleta durante três dias desbravando 120km na Borgonha. A proposta foi percorrer o rota dos vinhos Grands Crus e parte do Canal du Centre.
Por Fernanda Hinke e Cristiane de Oliveira
A Borgonha, região gastronômica por excelência e famosa por seus vinhos tem sido, aos poucos, explorada pelo turismo de bicicleta. Alguns trechos já são ciclovias, outros estão em desenvolvimento.
Ao planejar nossa viagem de três dias não encontramos rotas prontas e tivemos dificuldade em alugar bikes de maneira que elas pudessem ser devolvidas em cidades diferentes. Além do mais, as informações sobre as ciclovias não eram claras.
Diante deste quadro, decidimos desbravar a região para, no próximo ano, oferecer aos nossos leitores passeios de algumas horas ou alguns dias de bike na Borgonha.
De Paris, reservamos por telefone duas bicicletas na loja Les 2 Roues Electriques. Alugamos duas bikes estilo TCC por 43 euros cada, pelos 3 dias.
Primeiro dia da viagem pela Borgonha by bike
No primeiro dia, chegamos em Dijon pela manhã – Paris/Dijon em trem TGV, menos de duas horas – e pegamos nossas bicicletas na loja que se encontra a 10 minutos a pé da estação.
Em seguida, em três horas, conhecemos a famosa capital do vinho da Bourgogne. E ainda tivemos tempo para degustar as mostardas Maille e um prato tradicional da região: os escargots.
Depois do almoço pegamos a Route des Grands Crus. A intenção era chegar, no mesmo dia, em Beaune, situada a 43km de Dijon.
Nossa primeira parada foi na cidadezinha de Marsannay, quando nos deparamos com um lindo campo de flores. Enquanto tirávamos fotos, um local nos informou que existiam outros campos floridos, todos pertencentes à Prefeitura da cidade. Neles, as pessoas podiam colher flores e compor os próprios bouquets.
A segunda parada foi em Gevrey Chambertin, a 15 km de Dijon, uma área de vinhedos de prestígio mundial.
Este vilarejo pitoresco e florido nos encantou. Fizemos uma degustação de sete vinhos tintos no Caveau Philippe Leclerc. As degustações funcionam da seguinte forma: visita do subsolo para conhecer a cave, informações sobre a região e os vinhos degustados. No final, se o cliente compra algumas garrafas a degustação é gratuita. Senão, o custo é de 10 euros.
Em seguida, seguimos, entre vinhedos, por estradinhas sinuosas de terra. No final, estávamos conquistadas pela uva pinot noir. Conseguimos completar apenas 30km. Ao anoitecer, pernoitamos no Hotel Spa Le Richebourg, situado na região do Romanée Conti, um dos vinhos mais caros do mundo.
Segundo dia da viagem pela Borgonha by bike
No dia seguinte, chegamos a Beaune, outra das capitais do vinho da Borgonha.
Um momento bacana foi nosso encontro com Aline Mendonça que nos acompanhou na visita e degustação dos vinhos brancos Château de Corton André. Nas poucas horas que passamos juntas, Aline nos deu uma verdadeira aula sobre a região e seus vinhos.
No final da tarde, voltamos para a estrada. No nosso circuito de 40 km, atravessamos vilarejos floridos e desertos, apreciamos as plantações de uvas chardonnay, vimos castelos imponentes.
Passamos a noite no Les Hauts de Meursault, pequeno hotel simples no meio dos vinhedos.
Terceiro dia da viagem pela Borgonha by bike
No terceiro e último dia de viagem, circulamos por vinhedos até Santenay, onde pegamos a veloroute do Canal du Centre. Um circuito com estradas cimentadas e bem sinalizadas. Embora o cenário rural fosse bonito, ele não nos impressionou tanto quanto o cenário dos vinhedos. Seguimos até Montchanin, completanto 50 km neste último dia. Devolvemos as bikes em Dijon e, de lá, voltamos para Paris.
Foi emocionante reconhermos, da janela do trem, os 120 km que percorremos em três dias.
A viagem foi simplesmente mágica!
Quer pedalar com a gente pela Borgonha? Clique aqui e saiba tudo sobre essa incrível viagem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
20 Comentários
Cristiane de Oliveira
Oi Jessica! Que bom saber que o artigo te motivou à realizar sua viagem!
Eu te indico fazer o percurso Beaune – Santenay, onde existe uma veloroute muito bem sinalizada e você passa por belos vinhedos e vilarejos. São 22km muito agradáveis. Pode parecer pouco 22km mas acredito que será suficiente para você que não esta com muita disposição, pois como a velorute não é asfaltada e o relevo é um pouco acidentado o percurso fica bem mais cansativo do que pedalar em Paris por exemplo. Se você completar o percurso querendo pedalar um poucos você pode pegar a via verde que sai de Santenay e segue o canal do centro até Saint-Leger-sur-Dheune (11km). Pedalar perto da agua é também muito agradável.
Otima viagem pra você!
Cris
jessica lacrimanti
Ola, primeiramente devo te dar parabens pelo relato, adorei a ideia e ja estou me programando para ir a dijon ha tempos (moro em paris), e apos de ler este relato sem sombra de duvidas que o farei mes que vem. Mas gostaria de um conselho, pra onde pedalar em 2 dias? Ja que irei apenas por um weekend mesmo. E lembrando que eu nao tenho tanta disposicao fisica assim, hehehe. Mais uma vez parabens pelo relato. 🙂
Cristiane de Oliveira
Olá Lígia!
Eu te aconselho a sair de Dijon bem cedinho para conseguir chegar no hotel em Nuit Saint George tranqüilamente pois essa área não é bem sinalizada e pedalamos em zig-zag. Os campos de uvas são lindos e bem acessíveis, a maioria não são cercados. Quanto as visitas nas caves, de uma forma geral eles pedem para você contribuir com alguma quantia caso não compre nenhum vinho.
É legal levar roupas leves, não vejo a necessidade de usar roupas de ciclismo, você só precisa se sentir bem pedalando. Leve um casaco que corte vento e uma capa de chuva.
A alimentação deve ser de preferência leve e repartidas em 5 ou 6 vezes por dia. É legal levar frutas e beber bastante água mas também não se esqueça da proteína para ajudar na recuperação muscular. Aconselho também levar frutas secas e castanhas, prático de comer na estrada e boa fonte de energia!
Bom passeio,
Cris
Mauro
Ola!
Eu quero participar desse passeio, ja estou por aqui (França), quando sai o próximo e quanto custa?
Rodrigo Lavalle
Mauro, esse passeio ainda não existe. A Fernanda e a Cris fizeram por conta própria. Mas nós oferecemos dois passeios de bike por Paris. Um durante o dia (https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/passeio-diurno-de-bike/) e outro durante a noite (https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/passeio-de-bicicleta-em-paris/).
Abraços.
Andréia
Olá estou com dúvidas: O site da Rail Europe para comprar de passagens de trem antecipadas é confiável? Alguém já comprou por ele?
Parabéns pela postagem passeios de bikes excelente!!
Rodrigo Lavalle
Andréia, o site é confiável apesar de cobrar taxas altas. Tente por esse outro site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Cristiane Pereira
Que viagem incrível! Sou super-medrosa pra andar de bicicleta, mas depois de ler esse relato, dá uma vontade danada de deixar o medo de lado…!!!
Rodrigo Lavalle
Cristiane, venha fazer o passeio de bike diurno comigo!
Abraços.
Ligia Andrade
Olá! Eu e meu marido, estamos indo pra essa região segunda feira!
Chegaremos em Dijon dia 08/09.
Dia 09/09 pegamos a bike e vamos até Nuits St. Georges. ficaremos por lá até dia 11/09, quando seguimos a Beaune.
Em Beaune ficaremos mais dois dias. Retornando a Dijon dia 13 e a Paris dia 14/09.
Temos hotéis reservados em todas as cidades. Mas ainda não sei muito bem como funcionam as visitas às caves e propriedades.
Como estaremos de bike, a idéia é ir parando pelo caminho e conhecer a região em torno de cada cidade.
Vocês têm alguma dica em relação à isso??
Que tipo de roupa levaram para os três dias?
E alimentação durante a pedalada?
Obrigada desde ja!
eymard
Espetacular! Parabéns pelo passeio e pelo texto. Também já fiz de carro, de bike é outra viagem.
Ana Helena
Muito bom passeio. Roteiro bem escolhido. Já fiz de carro,mas de bike deve ser maravilhoso.
Parabéns!
Josimara
Muito legal Fernanda e Cristina! A eurovelo é uma rede de 14 ciclovias que corta a Europa totalizando 70.000Km. Eu e meu marido pretendemos viajar por estas ciclovias rodeadas de história. A bicicleta nos permite sentir a distância por terra entre os sítios turísticos no silêncio da natureza. Vamos fazer 150 km 3 dias a cada mês durante primavera e verão. Ja fizemos o Vale do Loire cheio de castelos , vamos seguir pelo litoral Atlântico de Nantes até Bayonne , passando pelas vinculas de Bordeaux
Abs
Josi