Você é estudante e quer trabalhar em Paris?
Saiba que o trabalho estudantil é uma prática corrente na França. Na minha família francesa, os jovens começam a trabalhar nas férias de verão antes mesmo dos 18 anos. As estastísticas mostram que 13% dos estudantes que trabalham tem menos de 18 anos.
Qual a motivação? Ganhar dinheiro para as despesas extras, ter mais liberdade, adquirir prática de trabalho em grupo e de relação com hierarquia.
O sonho de todos é encontrar trabalho na área de estudo. Mas esta opção é impraticável quando o jovem se lança cedo no mercado do trabalho. Por isso, nas primeiras experiências, o trabalho estudantil está ligado à restauração, ao turismo, aos empregos domésticos.
(Um exemplo, o neto do meu marido dentro de dois anos será engenheiro especializado em resistência dos materiais. No retorno das férias deste último verão o re-encontramos como grande especialista na venda de queijos. Durante dois meses ele vendeu queijos na fromagerie de um grande supermercado. Para comprar o último modelo de um smartphone famoso, ele se privou do sol da Córsega.)
Para que o trabalho não interfira na qualidade dos estudos, ele é muito regulamentado. Os estudantes devem, de preferência, procurar trabalho perto da residência ou do local de estudos e não ultrapassar o limite de 8 horas semanais.
Onde os estudantes franceses procuram trabalho? Se quiser trabalhar aqui, siga o exemplo deles.
. No site do McDo.
. No site de Hôtellerie e Restauration (clique aqui) para trabalhar nos hotéis e restaurantes como bagagistas, ajudantes em geral, recepcionista, lavador de pratos, garçom. Os restaurantes procuram estudantes para substituirem os garçons de férias ou durante o fim de semana.
. No site dos parques de atrações: que tal trabalhar no Disney Paris (clique aqui) ou no Parque Astérix (clique aqui) ?
. Nos sites de baby sitting como Yoopies (clique aqui). Procure também no sites Babychou (clique aqui), Family Sphère (clique aqui), Kidizen (clique aqui). Se você falar inglês correntemente, tente o site Speaking Agency (clique aqui).
. Nos sites de aulas particulares. Se você for excelente em alguma área, matemática ou canto, por exemplo, coloque seu anúncio nos sites Superprof (clique aqui), Scolaridée (clique aqui), Acadomia (clique aqui). Tente também o site de cursos por webcam como o Livementor (clique aqui).
. Nos sites dos supermercados como Carrefour.
. No sites dos museus, cinemas, teatros e monumentos. Consultando diretamente os sites de cada um deles você pode encontrar trabalho. Verifique também no site Profilculture (clique aqui), especializado em trabalhos no setor cultural e artístico.
Boa sorte.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
32 Comentários
Cristina
Olá Rodrigo, se eu fizer um curso na área de estética corporal em Paris , eu poderia passar uma temporada lá para trabalhar com o curso feito lá ? Ou preciso tb de visto da união europeia? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Cristina, para trabalhar na França é preciso ter visto de trabalho.
Andreia
Olá boa tarde , gostaria de morar e trabalhar na franca ou em Paris , meu filho tem 20anos e estaria estudando e trabalhando tabem , teria alguma dica de trabalho , locação ou compra de um imóvel ?
Rodrigo Lavalle
Andreia, para arranjar trabalho na França é preciso que você tenha passaporte de algum país da união europeia ou então um visto de trabalho.
Michelle
Boa tarde,
estou querendo passar uma temporada em Paris e aprender Francês. Mas queria ter o visto de estudante que permite trabalhar. Existe um tempo mínimo ou algum curso obrigatório que eu tenha que fazer ou posso fazer o para apender francês mesmo?
Rodrigo Lavalle
Michelle, a sua intenção é vir estudar francês? Sugerimos dois cursos:
– o da Sorbonne: https://www.conexaoparis.com.br/2014/04/22/pariscurso-de-frances-na-sorbonne
– o da France Langue: https://www.conexaoparis.com.br/2014/02/23/curso-de-frances-em-paris
Ingrid
Olá,
eu tenho muito interesse de ir para a França para passar uma temporada. Estou me formando agora e tenho vontade de fazer um curso profissionalizante e trabalhar na minha área.
Queria ter uma noção de custos e processos.
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Ingrid, o principal para trabalhar na França é ter um visto que lhe permita trabalhar ou ter cidadania de algum país da União Europeia. Você está se formando em qual curso?
Marcello
Rodrigo, parabéns pelas muito bem detalhadas informações de seu site. Minha filha inicia estudos nesta segunda, 04/07, em curso intensivo, tem a cidadania europeia e penso que poderia trabalhar após o curso, de dois meses. Onde morar (cerca de 750 euros) e qual emprego procurar, dái a grande dúvida.
Algum conselho ?
Muito obrigado.
Rodrigo Lavalle
Marcello, no artigo acima nós damos muitas dicas de onde conseguir um emprego sendo estudante. Sugiro que vocês procurem apartamento no site Paris Attitude, eles alugam apartamentos para estudantes. O ideal seria morar próximo de onde será o curso.
Monica Tinoco
Olá, boa tarde. Sabem informar se a França oferece vagas de empregos para deficientes? Sei que o site conexão paris é exclusivo para turismo, mas resolvi perguntar mesmo assim, pela experiência de vida que vocês tem em Paris. Obrigada! Abs!
Rodrigo Lavalle
Mônica, sim, oferece mas não sei lhe informar se existe um programa especial no qual se cadastrar.
Abraços.
Lorena
Olá! Quero ter o visto para estudar na França. Alguém sabe de uma escola com preço bom? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Lorena, leia os nossos artigos sobre cursos de francês em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/informacoes-basicas/informacoes-praticas-para-sua-viagem/cursos-de-frances.
Abraços.
Tarciane
Adorei as informações. Tenho visto de estudante com essa permissão de algumas horas, acho que vou me candidatar! Deixo vocês informados.
Vocês tem indicação de algum café em Paris onde pode-se tomar um vinho a noite, enquanto lê-se um livro? É que normalmente esses locais estão muito cheios, então queria algo mais calmo, mas sem gastar uma fortuna…
Outra pergunta, o que acham da loja Kiabi? Estou vendo vários anúncios no metrô, me parece ser uma loja de roupas baratas, mas são boas? Vale a pena passar por lá?
Rodrigo Lavalle
Tarciane, geralmente a noite os cafés ficam cheios mesmo pois é o happy-hour. Veja nossas dicas de bares aqui: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/comer-e-beber/encontre-tambem/bares-encontre-tambem/.
Não conheço essa loja mas pelos preços mostrados no site a qualidade não deve ser das melhores.
Abraços.
Douglas
E quem não é estudante, pode se candidatar também?
Rodrigo Lavalle
Douglas, os empregos citados no artigo acima são somente para estudantes.
Abraços.
Silvia
Pergunta: somente para estudantes fixados na França? Estudante brasileiro em férias tem a mesma oportunidade?
Rodrigo Lavalle
Sílvia, não, pessoas em férias não têm visto de trabalho. Para que o estudante possa trabalhar é preciso que ele tenha um visto de estudante francês com permissão para trabalhar por algumas horas por semana.
Abraços.