Nesse último domingo, o Conexão Paris foi convidado para um evento hiper emocionante e exclusivo. Tivemos o privilégio de assistir à chegada do Tour de France do alto do Arco do Triunfo, cujo acesso ficou restrito aos convidados do evento.
Vista da avenida Champs Élysées a partir do arco do Triunfo
A vista que se tem do topo do Arco do Triunfo é impressionante. Além das perspectivas grandiosas das 12 avenidas que nele chegam – que estavam vazias por causa do Tour France – conseguimos avistar os grandes monumentos parisienses.
Várias vistas que se tem do alto do arco do Triunfo: Place de la Concorde, Torre Eiffel, La Défense…
Além das belezas da cidade, assistir do alto do Arco do Triunfo os ciclistas subindo e descendo a avenida Champs Élysées e os caças passando logo acima das nossas cabeças soltando fumaça nas cores da bandeira francesa é uma experiência ímpar e de tirar o fôlego.
Essa foi a 103ª edição do Tour de France. Ao longo desses 103 anos de existência a competição evoluiu e cresceu em importância. Atualmente ela é o 3º evento esportivo mais assistido no mundo, perdendo somente para os Jogos Olímpicos e para a Copa do Mundo de Futebol.
O 1º Tour de France, organizado em 1903, teve como objetivo aumentar as vendas do então jornal L’Auto. Como a jogada de marketing deu certo – a circulação do jornal aumentou em 6 vezes durante e logo após a corrida – o Tour foi repetido no ano seguinte e assim sucessivamente.
Essa primeira competição foi bem diferente das atuais. O Tour de 2016 teve 21 etapas passando por terrenos planos, acidentados e montanhosos; em 1903 foram somente 6 etapas de trajetos planos e bem mais longos. A 1ª etapa do 1º Tour de France foi Paris-Lyon, cerca de 450km, a ser feita em 1 dia! Bem mais exigente do ponto de vista físico e psicológico que nos dias de hoje.
O 1º Tour de France, 1903, e suas 6 etapas
O 103º Tour de France, 2016, e suas 21 etapas
Atualmente, na última etapa do Tour de France os ciclistas saem da cidade de Chantilly e vem até Paris.
Na cidade eles fazem 10 vezes o circuito que consiste em subir a avenida Champs Élysées, dar a volta no Arco do Triunfo, descer a mesma avenida, passar pela Place de la Concorde e ao longo do Jardim Tuileries, entrar no túnel embaixo do Museu do Louvre, pegar a rue de Rivoli e de volta à Champs Élysées.
Leia também nosso artigo sobre o Arco do Triunfo, clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
laiza
Tem como comprar o ingresso para subir no arco do triunfo e assistir o tour de francês lá de cima no domingo, dia 23/07/2017
E vc sabe o horário da chegada dos ciclistas?
Rodrigo Lavalle
Iaiza, não há como. O Arco do Triunfo fecha para um evento especial de chegada do Tour de France.
Marina
Oi Rodrigo estarei em Paris no dia da chegada do tour, o que vc recomenda? Estarei com meus filhos de 10 e de 6 anos, não tinha percebido que era nessa data e já comprei a subida na torre e um passeio jantar de barco, que horas mais ou menos e a chegada dos ciclistas? Vale a pena ir tentar assistir na champs elysees? E muita confusão chegar?
Rodrigo Lavalle
Marina, por volta das 18:00. Não é muita confusão chegar até a Champs mas se você já tem outros programas agendados para o horário, não vale a pena se sacrificar para assistir a chegada dos ciclistas.
Sugiro a você o nosso guia Paris com Crianças:. Ele traz uma seleção de programas em Paris e seus arredores para as crianças, além de dicas de restaurantes, lojas de artigos infantis e informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. Você pode comprá-lo aqui, no site Minha Viagem Paris.
Paula Lima
Que emocionante que deve ter sido! Visto pela TV, a partir de Portugal, deu para perceber que o Arco do Triunfo ia tendo mais algumas “cabeças” conforme o dia avançava! Fico sempre impressionada com o facto de não haver quedas nestas chegadas de sprint!
Eulalia
Ola, minha filha vai passar por Paris entre os dias 2 a 4 de out ela conhece Paris quando ainda adolescente, vai com uma amiga q não conhece. Portanto, gostaria de saber, que programação voces tem para dois dias? Eulalia
Rodrigo Lavalle
Eulalia, vamos entrar em contato com você por email.
Mel
Assisti a transmissão ao vivo por um canal fechado de TV e achei sensacional ! Linda festa do esporte, paisagens belíssimas e impressionante como o povo francês torce e participa!