O Grand Palais, situado entre a ponte Alexandre III e a avenida Champs Elysées, foi construído em 1900 e é um dos grandes monumentos de Paris. Ele ocupa uma área de 72.000m2 e seu teto é coberto por placas de vidro, o maior teto em vidro da Europa. A escultura que orna a entrada principal, La Fugue des Quadriges, é uma obra do escultor francês Récipon.
Desde a sua inauguração o Grand Palais tem uma participação ativa na vida dos parisienses. Seus grandes espaços acolhem toda sorte de manifestação: desfiles de moda (na foto o desfile da Chanel), grandes e importantes exposições de arte, feiras de arte contemporânea e eventos diversos.
A partir do ano 2.000, as grandes estrelas dos esportes urbanos tomaram conta do Grand Palais. Em novembro de 2009, o maior skater de todos os tempos, Tony Hawk, deu um show em um evento reunindo músicos e cantores.
Sergio T. Gonçalves fez estas fotos do evento.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
26 Comentários
MIRELLE SIQUEIRA
So seria melhor se fosse o Mineirinho ou um dos brasucas desfilando seus estilos inconfundiveis em cima das 4 rodinhas, esse lugar é lindissimo!
http://www.13anosdepois.blogspot.com
Fran
Nossa, me senti muito velha agora que pensei “quem é Tony Hawk? Algum artista americano?”. hehehe
Parece realmente maravilhoso o edifício. Que teto lindo.
Beijos
http://utilidadesemcasa.blogspot.com/
Gabriela
olá, sou nova visitante assídua do blog pois estou planejando uma viagem pós formatura da faculdade
já li muita coisa aqui e é ótimo mesmo, porém como pedido gostaria que você – se puder e quando houver oportunidade – escrevesse artigos sobre a paris undeground, o lado mais do marais, as boates, os pubs, etc
muitos jovens programam suas viagens pela europa, e paris, claro, quase sempre está no roteiro
procurando informações no google é inevitável parar aqui (foi assim que encontrei o conexão paris)
tenho certeza absoluta que muitos jovens mochileiros também buscam aqui suas dicas
Beth
Adriana
Eu voltei duas vezes no Chez André em janeiro, tão bom que estava. Continua sendo um dos meus locais prediletos em Paris. E mais, aproveitamos para voltar a pé para o Hotel, eu me deliciando em olhar as vitrines da George V tarde da noite… Paris está uma delícia neste inverno!
Adriana Pessoa
Eu também nunca consegui entrar na Grand Palais. Não consegui em outubro e nem no restaurante, que já foi indicado aqui. Foi uma frustração e tanto.
Neste dia, acabei indo ao Chez Andre, que não fica longe e foi maravilhoso!
Beth
As bas exposições do Grand Palais começam em setembro e e permanecem até o começo de janeiro, período da maior atividade cultural da cidade.
Sueli OVB
Está aí uma das minhas maiores frustrações com Paris. Nunca coincidiu de eu estar na cidade e haver alguma exposição nesse espaço.
Ano passado, consegui que um guarda muito gentil deixasse eu dar uma espiadinha, bem na entrada, do espaço que estava sendo montado para não me lembro qual evento que ia ser inaugurado dois dias depois do meu retorno.
Mas um dia eu chego lá!
Sou apaixonada por esse Palais, assim como pelo Petit Palais, que tem um espaço e um acervo imperdível, a Pont Alexandre III, a Esplanade des Invalides e culminando com o Invalides, lá ao fundo. Para mim, a área mais bonita da cidade. Sem contar que da esquina se vê a Champs, com o Arco do Triunfo ao fundo e do outro lado a Place de la Concorde, Louvre… Divino!
Marcello Brito
Segundo o Jornal O Globo, está para ser fechado para 2011 uma grande exposição de Portinari no Grand Palais cujo foco central seria o imenso painel Guerra e Paz que o pintor fez para saguão do predio da ONU em Nova York e que acabou por liquidar com a saude do pintor já intoxicado pelas tintas.
O predio da ONU, projeto de Oscar Niemayer, está em reformas e o painel seria trazido para restauro no Brasil. Quando pronto partiria para Paris.
Esse é o empenho do projeto Portinari e do Ministerio da Cultura do Brasil. No projeto estão envolvidos pessoalmente o presidente frances Sarko. e seu amigo de infancia, Lula.
Portinari é o pintor mais desprezado e odiado pela academia. Seja na USP, na UFRJ ou PUC o minimo que se fala é que sua pintura é copia barata e sem valor de Picasso e que ele segue e persegue até as fases da carreira do mestre espanhol. Particularmente para mim foi um choque perceber as duas leituras absolutamente opostas da fortuna de critica de Portinari no mundo cotidiano e na academia. De qualquer modo gosto da fase inicial dele.
Nunca consegui entrar no Grand Palais. Sempre tento. E sempre está em montagem alguma coisa.
eidia
O Grand Palais, como o Museu d’Orsay, já valem a visita pelo prédio. Maravilhosos.
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Vanessa Fernandes
Fantástico!
Fiquei desanimada quando estive em Dezembro passado. Nem com a exposição sobre RENOIR me animou… Queria vê-lo por dentro. O tecto vidraçado deve ser um máximo!