Como são as tomadas na França? Quais as diferenças em relação às tomadas brasileiras? Leia nosso artigo que explica tudo sobre as tomadas francesas para que você possa viajar tranquilo.
Por Maurício Christovão
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Como são as tomadas na França?
As pessoas devem se perguntar por que as tomadas não são iguais no mundo todo. Não seria tão difícil e não teríamos que carregar adaptadores pra lá e pra cá. Não sei explicar, mas o mundo é assim mesmo, complicado.
No Brasil temos duas tensões (voltagens) de uso doméstico conforme a região do país: 127 e 220 volts.
Na França a tensão é de 230 volts. A maioria dos carregadores de celulares e de baterias têm uma variação de voltagem de 90 a 240 volts, ou seja, daria para viajar o mundo inteiro com eles (se a tomada servir).
Todo aparelho eletroeletrônico tem uma plaqueta, geralmente na parte de trás, em letras bem miudinhas, que contém as especificações de voltagem (V), amperagem (A) e potência (W). Vale a pena dar uma conferida. É comum encontrarmos também as letras CE, significando que atende às normas européias.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O atual sistema brasileiro, com três pinos foi adotado em 2010, e funciona da seguinte maneira: um dos pinos externos é a fase e o outro, o neutro. O pino central é o terra, que dá maior segurança aos aparelhos elétricos.
Na Europa o fio terra é comum, mas no Brasil a maior parte das residências não tem esse fio nas suas instalações, logo, se retirarmos o pino central dos plugs brasileiros não fará a menor diferença.
ATENÇÃO: Não estou recomendando a não utilização do fio terra. Se você for reformar ou fazer uma nova instalação elétrica, sugiro que coloque um bom aterramento, mas isso não é comum aqui no Brasil.
Na França, o pino que aparece projetado para fora nas tomadas é o terra da instalação e pode ser tocado sem risco de choque elétrico, desde que a instalação esteja em bom estado.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Os pinos dos plugs brasileiros são um pouco mais finos do que os franceses, mas normalmente encaixam bem nas tomadas francesas. Viajei por várias cidades francesas e utilizei os plugs brasileiros (com dois pinos redondos) nas tomadas francesas sem problemas.
Se você tem um carregador de bateria ou de celular, é provável que ele tenha os pinos achatados (sistema americano) e não encaixará sem o adaptador de pino chato para pino redondo (peça preta na foto abaixo). Qualquer loja de informática tem esse tipo de adaptador.
Acredito que as fotos esclarecerão melhor o assunto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
59 Comentários
Marileide
Ola eu moro em oiapoque fronteira que liga Brasil com goiana ,eu tenho vários eletrodomésticos frances ,funcionam normalmente,na energia 220 aqui quis comprar uma maquina secadora de roupa me informaram que não iria funcionar ,pela minha energia somente se eu tiver um transformador ,queria saber se eu adquirir um transformador ,ele vai transformar mesmo pra 227 v que e a energia e voltagem que vem nos eletros de la
Natalia
Rodrigo,
A voltagem do meu secador é 110v.
Seria possível usa-la em paris e em londres?
Rodrigo Lavalle
Natália, não poderá. Como dissemos no artigo acima, a tensão na França é de 230 volts. Você terá que trazer um adaptador/conversor de voltagem. Geralmente os hotéis têm secador de cabelo. Em Londres não sabemos lhe informar.
Amanda de Oliveira Coelho
Olá, vou levar o meu secador de cabelo que tem como voltagem 220v, assim como o carregador do meu celular. Em Paris as tomadas são 230V. Eu posso usar o meu secador e o meu carregador normalmente em Paris? Ou preciso levar um transformador?
Rodrigo Lavalle
Amanda, sim, pode.
Airton carneito
Estou indo a França e queria levar meu grill e um fogão elétrico de uma boca, será que funcionarão lá. Uma ver que a voltagem é 230 e eles são 220, além do problema da frequência de 60 para 50 hertz
Rodrigo Lavalle
Airton, os aparelhos têm a marca CE (que o Maurício citou no artigo acima) na plaqueta que fica geralmente na parte de trás? Caso não tenham, sugiro que você não os traga.
Iran
Pessoal sou eletricista e tem um fator importante principalmente para quem pretende usar equipamentos Brasileiros lá na França usando transformador. Eletricamente falando este transformador não vai trabalhar 100 por cento. Vai aquecer mais. É se for um aparelho eletrônico poderá ter sua vida útil diminuída. Estou falando da frequência da rede elétrica que no Brasil é de 60 hertz e na França é de 50 Hertz. Aconselho consultar um especialista em eletricidade antes de usar aparelhos Brasileiros na França ou vice versa.
Pamella
Rodrigo, estou me mudando pra França agora… e ainda na dúvida se levo meus eletrônicos pessoais (secador de cabelo, chapinha, barbeador, etc) e compro lá um transformador, ou se compensa deixar tudo aqui e comprar tudo lá… não faço ideia de quanto custa um transformador na França… vc sabe? Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Pamella, se você tem espaço na mala traga seus aparelhos e compre aqui o transformador.
Sergio Ch
Rodrigo, boa noite. Estou indo pra Paris e desejo comprar uma maquina de vacuo, dessas Vacuum Sealer. Vc sabe se nao vou encontrar modelos bi volt? Não existem eletrodomésticos na frança que sejam Bi Volt? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Sérgio, é preciso ler as especificações. De qualquer forma faça uma pesquise em sites franceses que vendem eletrodomésticos como Darty, Rue du Commerce, CDiscount, FNAC e mesmo na Amazon francesa.
Fábio Pessanha
Olá, Tenho um transformador de voltagem de 220v para 110v aqui para poder usar aparelhos com voltagem mais baixa.
mas como você disse, lá a voltagem é de 230v.
Teria algum problema em usar o transformador sendo que ele é de 220v? tem risco de queima-lo?
Rodrigo Lavalle
Fábio, geralmente os transformadores podem ser usados para as voltagens de 220 a 240. No próprio transformador (ou manual) você encontra essa informação.
Mauricio Christovão
Prezada Denise:
Pesquisei na internet e encontrei várias opções de adaptadores para tomadas universais. Não conheço nenhuma delas, mas o importante é que você verifique a capacidade do adaptador, para não ter problemas. Na cafeteira(ou no manual) deve ter uma plaquinha que tem esses dados. Por exemplo: 300 Watts, ou 10 Amperes. O seu adaptador deve ter uma capacidade maior que o consumo da cafeteira. A tomada da parede deve ter 220 Volts, pois se sua máquina é feita para funcionar na França, ela é para 230 Volts. A diferença de voltagem não é relevante, ela vai funcionar. Qualquer dúvida estou à disposição.
Rodrigo Lavalle
Maurício, obrigado pela resposta.
Denise
Mauricio, comprei na França uma cafeteira Dolce Gusto e o pino é mais grosso, exatamente como na foto que voce postou. Voce sabe me dizer se tem adaptador ou tomada que da pra encaixar aqui no Brasil que eu possa usar sem danificar o produto. Onde posso comprar online? Obrigada