Como são as tomadas na França? Quais as diferenças em relação às tomadas brasileiras? Leia nosso artigo que explica tudo sobre as tomadas francesas para que você possa viajar tranquilo.
Por Maurício Christovão
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Como são as tomadas na França?
As pessoas devem se perguntar por que as tomadas não são iguais no mundo todo. Não seria tão difícil e não teríamos que carregar adaptadores pra lá e pra cá. Não sei explicar, mas o mundo é assim mesmo, complicado.
No Brasil temos duas tensões (voltagens) de uso doméstico conforme a região do país: 127 e 220 volts.
Na França a tensão é de 230 volts. A maioria dos carregadores de celulares e de baterias têm uma variação de voltagem de 90 a 240 volts, ou seja, daria para viajar o mundo inteiro com eles (se a tomada servir).
Todo aparelho eletroeletrônico tem uma plaqueta, geralmente na parte de trás, em letras bem miudinhas, que contém as especificações de voltagem (V), amperagem (A) e potência (W). Vale a pena dar uma conferida. É comum encontrarmos também as letras CE, significando que atende às normas européias.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O atual sistema brasileiro, com três pinos foi adotado em 2010, e funciona da seguinte maneira: um dos pinos externos é a fase e o outro, o neutro. O pino central é o terra, que dá maior segurança aos aparelhos elétricos.
Na Europa o fio terra é comum, mas no Brasil a maior parte das residências não tem esse fio nas suas instalações, logo, se retirarmos o pino central dos plugs brasileiros não fará a menor diferença.
ATENÇÃO: Não estou recomendando a não utilização do fio terra. Se você for reformar ou fazer uma nova instalação elétrica, sugiro que coloque um bom aterramento, mas isso não é comum aqui no Brasil.
Na França, o pino que aparece projetado para fora nas tomadas é o terra da instalação e pode ser tocado sem risco de choque elétrico, desde que a instalação esteja em bom estado.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Os pinos dos plugs brasileiros são um pouco mais finos do que os franceses, mas normalmente encaixam bem nas tomadas francesas. Viajei por várias cidades francesas e utilizei os plugs brasileiros (com dois pinos redondos) nas tomadas francesas sem problemas.
Se você tem um carregador de bateria ou de celular, é provável que ele tenha os pinos achatados (sistema americano) e não encaixará sem o adaptador de pino chato para pino redondo (peça preta na foto abaixo). Qualquer loja de informática tem esse tipo de adaptador.
Acredito que as fotos esclarecerão melhor o assunto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
59 Comentários
Mônica
Qualquer coisa, é só correr no BHV Marais e comprar um adaptador universal. rs
Maurício Christovão
Achei um link interessante da Folha com vários tipos de tomadas. Espero que esclareça esse eletrizante assunto um pouco mais…
http://viagem.uol.com.br/noticias/2013/11/08/conheca-os-plugues-de-tomada-usados-pelo-mundo-e-evite-stress-nas-viagens.htm
Jacqueline
Até agora não tive qualquer problema com carregadores em Paris. Carreguei câmera, tablet,celular simplesmente enfiando o carregador na tomada, justo porque não pensei que seria diferente. Sabe aquela história de não saber que é impossível e, por isso, realizar. Não tive um receiozinho e deu certo. Assim foi em Paris, Londres, Amsterdam, Bruxelas, Lisboa.
Nem sei até agora se os carregadores são do modelo novo ou antigo. Na próxima, como já fui alertada, é certo que levarei um adaptador.
Leonília
Rodrigo , pelo que vi no google earth , saindo do RER no Blv Jordan , vire a direita ,sentido dos carros, e sempre circundando o Parc , pegue a primeira à direita , (Emile Deutsch de la Meurthe , que,com um nome desse, logo muda para Nansouty ) são várias ruas transversais a essa ,rue Square de Montsouris , rue du Parc Montsouris e rue Georges Braque .
Se tiver tempo de ir ,depois me diga se vale a pena .
Abraços
Mauricio Christovão
Solange Campos: Acho que não posso ajudá-la. Sou um semianalfabeto digital. Quando vou à França levo um telefone Android desbloqueado e compro um chip da Orange. Fala na França toda e ainda usei o restinho dos créditos na conexão em Lisboa para ligar para o Brasil. Até agora tem funcionado bem e o GPS(muito bom) que aparece fala em português!!! Mas atenção: O uso do GPS também gasta créditos e eu não sabia… Os nerds que nos atenderam nas lojas da Orange foram muito gentis conosco e foi tudo bem.
Mme S. levou seu telefone do com o chip do Brasil e fez um pacote de “roaming” internacional com a sua operadora. Pode ser útil para as pessoas falarem com você no seu número brasileiro, mas fale pouco!!!
SOLANGE CAMPOS
Excelente matéria, parabéns pelo conteudo e pelas fotos ilustrativas. Essencial para o turista, que com estas orientações poderá evitar muitos pequenos aborrecimentos que acabam azedando uma parte da dia…e quem sabe voce não se anima e nos brinda também com umas dicas passo a passo a respeito de telefones celulares, iphones e etc aí na França? como fazer funcionar nossos iphones aí, etc. para leigos mesmo….
Leonília
Rodrigo , obrigada por sua atenção , mas não estou falando do parc montsouris .
Pesquise no google por square montsouris (e´o nome da rua)e aparecem umas imagens lindas de casas situadas ao lado do parc , e também sites franceses com dicas de passeios por lá , diz que algumas casas foram morada de pintores .
Achei muito bonito , interessante e diferente , depois me diga o que achou.
Abraços
Rodrigo Lavalle
Leonília, não conhecia, é uma ruela de acesso ao Parc Montsouris, né? Irei até lá visitar. Obrigado pela dica!
Abraços.
Aristóteles
Sugiro comprar um adaptador universal.
São baratos e levados na mala permitem a conexão até na esquisita tomada inglesa. Convertem De qualquer modelo para qualquer outro modelo
Rodrigo Lavalle
Aristóteles, obrigado pela dica.
Abraços.
Leonília
Acabei de ver que tem a parada cité universitaire do RER B mais perto .
Leonília
Em tempo , que tal um post sobre o lugar ?
Rodrigo Lavalle
Leonílina, obrigado pela sugestão.
Abraços.