Como são as tomadas na França? Quais as diferenças em relação às tomadas brasileiras? Leia nosso artigo que explica tudo sobre as tomadas francesas para que você possa viajar tranquilo.
Por Maurício Christovão
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Como são as tomadas na França?
As pessoas devem se perguntar por que as tomadas não são iguais no mundo todo. Não seria tão difícil e não teríamos que carregar adaptadores pra lá e pra cá. Não sei explicar, mas o mundo é assim mesmo, complicado.
No Brasil temos duas tensões (voltagens) de uso doméstico conforme a região do país: 127 e 220 volts.
Na França a tensão é de 230 volts. A maioria dos carregadores de celulares e de baterias têm uma variação de voltagem de 90 a 240 volts, ou seja, daria para viajar o mundo inteiro com eles (se a tomada servir).
Todo aparelho eletroeletrônico tem uma plaqueta, geralmente na parte de trás, em letras bem miudinhas, que contém as especificações de voltagem (V), amperagem (A) e potência (W). Vale a pena dar uma conferida. É comum encontrarmos também as letras CE, significando que atende às normas européias.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O atual sistema brasileiro, com três pinos foi adotado em 2010, e funciona da seguinte maneira: um dos pinos externos é a fase e o outro, o neutro. O pino central é o terra, que dá maior segurança aos aparelhos elétricos.
Na Europa o fio terra é comum, mas no Brasil a maior parte das residências não tem esse fio nas suas instalações, logo, se retirarmos o pino central dos plugs brasileiros não fará a menor diferença.
ATENÇÃO: Não estou recomendando a não utilização do fio terra. Se você for reformar ou fazer uma nova instalação elétrica, sugiro que coloque um bom aterramento, mas isso não é comum aqui no Brasil.
Na França, o pino que aparece projetado para fora nas tomadas é o terra da instalação e pode ser tocado sem risco de choque elétrico, desde que a instalação esteja em bom estado.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Os pinos dos plugs brasileiros são um pouco mais finos do que os franceses, mas normalmente encaixam bem nas tomadas francesas. Viajei por várias cidades francesas e utilizei os plugs brasileiros (com dois pinos redondos) nas tomadas francesas sem problemas.
Se você tem um carregador de bateria ou de celular, é provável que ele tenha os pinos achatados (sistema americano) e não encaixará sem o adaptador de pino chato para pino redondo (peça preta na foto abaixo). Qualquer loja de informática tem esse tipo de adaptador.
Acredito que as fotos esclarecerão melhor o assunto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
59 Comentários
Leonília
Rodrigo , eu outra vez , estou pesquisando lugares diferentes para a viagem do ano que vem .
Vi na internet umas imagens lindas da Square Montsouris , casas cobertas de hera , me lembrou a villa leándre em Montmartre . Vc conhece? Vale a pena uma visita ? Pelo que vi no google earth , o metro + perto é Porte d Orléans . Se me der umas dicas , agradeço .
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Leonílina, na verdade existe o Parc Montsouris que fica próximo à estação Cité Universitaire onde passa o trem RER B. É um parque bonito. Mas existem outros maiores e com mais atrações como o Bois de Vincennes (onde foi inaugurado recentemente o zoológico https://www.conexaoparis.com.br/2014/09/22/parque-zoologico-de-paris/) e o de Boulogne (onde foi inaugurado recentemente a Fundação Louis Vuiiton https://www.conexaoparis.com.br/2014/11/04/fondation-louis-vuitton/).
Abraços.
Madá
Seguirei as normas técnicas MauMau, antes que seja patenteado!
Dodô, concordo com Maurício, sua criatividade não tem limites
Marcello, infelizmente meu Mac veio com a tomada do carregador de 3 pinos em jan desse ano, será a nossa realidade! Maurício vai ficar rico com a patente MauMau !
Maurício Christovão
O Marcello Brito tem razão. Na primeira foto do post o benjamim e o carregador de celular vieram com apenas os dois pinos. O adaptador de pino chato(no centro da foto) para pino redondo veio com os benditos três pinos, e ainda aparece a marca do que foi cortado. Se o seu plug já tem a nova forma de hexágono alongado e apenas dois pinos, é perfeitamente utilizável na França sem adaptador, lembrando que a voltagem na França é de 230 V.
Marcello Brito
Ainda são raríssimas as tomadas de aparelhos eletrônicos brasileiros com 3 pinos. Na realidade eu nem sabia que a nova norma estipulava 3 pinos pq nos últimos aparelhos brasileiros que comprei a tomada já veio com a nova forma mas sem o terceiro pino, o que na frança nao causa problemas.
MonicaSA
Maurício,
Excelente post. Didático na essência. Sempre acompanho seus comentários, por sinal, adoro. Escreva mais vezes.
Maurício Christovão
Dodô: Quando eu crescer quero ser que nem você. Seus comentários são os melhores!!!
Maurício Christovão
Madá: Use o método Maumau de eliminação do terceiro pino(o do meio): 1)Pegue uma serrinha de metal e serre o pino rente ao plástico até a metade do diãmetro dele. 2) Com um alicate, balance o pino para frente e para trás até ele romper. Veja a última foto do post: É um plug brasileiro, do meu computador, perfeitamente adaptado à tomada francesa.
Evandro Barreto (Dodô)
Mauricio, informação de utilidade pública como a sua garante lugar no céu dos viajantes. Seu post é tão preciso e didático que me lembrou de algo que me intrigava na infância: por que os franceses faziam festa por causa de uma simples tomada, a tomada da Bastilha?
Madá
Mauricio, adoro seus comentários cheios de humor. Esse post é mais sério, mas gostei muito, de grande utilidade. Restou uma dúvida, o que fazer com os carregadores de celular, ipad, laptops que vêm obrigatoriamente com a nossa nova tomada de 3 pinos redondos ? Já temos que sair do Brasil com o adaptador, certo ? Acho que quem viajar com a nossa tomada não vai conseguir comprar um adaptador para que a tomada brasileira se encaixe nessas da CE, a menos que já saia do Brasil com o adaptador. Talvez aqueles adaptadores universais sirvam.
James Umberto Cidade Garcez
Agradeço as excelentes dicas que acompanho. Viajamos em março de 2015 para a França e todas as suas observações já estão anotadas. Parabéns pelo trabalho e dedicação.