O infográfico dessa semana – da série feita em parceria com a Air France em comemoração aos 10 anos do Conexão Paris – classifica os tipos de museus de Paris. Criamos categorias que poderão lhe ajudar na hora de decidir quais e quantos museus visitar.
Paris possui cerca de 110 museus que são divididos, do ponto de vista administrativo, em 3 grandes categorias:
- museus nacionais, como o Louvre.
- museus pertencentes à cidade de Paris, como o Carnavalet, cujo acesso à coleção permanente é gratuito (clique aqui e leia nosso artigo sobre eles).
- museus privados, como o Jacquemart André.
Essa divisão é puramente burocrática e não ajuda o turista a navegar o mar de escolhas à sua disposição. Em cada uma das categorias acima há museus de arte, de história, de antropologia, de ciência, de moda, de decoração, de arquitetura e engenharia, de perfumes etc.
A maioria é imperdível (incontournables, como dizem os franceses), alguns outros nem tanto. Na verdade, isso depende dos interesses e preferências de cada um, o que para mim é essencial para você pode ser dispensável. Dentro de um consenso geral – e puxando um pouco a sardinha para os museus pelos quais temos um apreço maior – separamos, no infográfico abaixo, alguns museus parisienses em 4 categorias distintas. Isso vai lhe ajudar na hora de decidir quais e quantos museus visitar, dependendo dos seus interesses e tempo disponível.
Clique no banner abaixo para comprar ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa. Use o código 5CONEXAO e ganhe 5% de desconto.
Os Principais
São os maiores, os mais famosos e com os acervos mais incríveis. Como dizem alguns: ir a Paris e não visitar o Louvre não é ir a Paris.
- Museu do Louvre. Compre seus ingressos para o Museu do Louvre antecipadamente.
- Museu Orsay. Compre seus ingressos para o Museu Orsay antecipadamente.
- Centro Pompidou. Compre seus ingressos para o Centro Pompidou antecipadamente.
- Museu Rodin.
- Museu Picasso. Compre seus ingressos para o Museu Picasso antecipadamente.
Os Outsiders
Aqueles que também são importantes e incríveis mas correm por fora.
- Museu do Quai Branly. Compre seus ingressos para o Museu Branly antecipadamente.
- Muses das Artes Decorativas.
- Fundação Louis Vuitton. Compre seus ingressos para a Fundação Louis Vuitton antecipadamente.
Os Secretos
Museus menores (com relação ao tamanho), fora do grande circuito e desconhecidos do turista em geral.
Os Específicos
Museus que tratam de um assunto ou tema específico que não são de interesse da maioria.
O mapa interativo abaixo vai te ajudar a localizar os museus citados no infográfico:
Veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!
Este infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
15 Comentários
Cleide Garcia
Gosto principalmente do Museu Orangerie.
Malu Renó
Faltou o Orangerie, onde estão os grandes painéis das ” Ninféias”. São incríveis!
Rodrigo Lavalle
Malu, sim, faltou o Orangerie e alguns outros.
Paulo R. Filomeno
Olá Lina e equipe, vocês tem conhecimento de algum museu ferroviário na França?
Rodrigo Lavalle
Paulo, existe a Cité du Train (clique aqui) na cidade de Mulhouse, na região da Alsácia.
aparecida aragão marques tenorio
Perto do Jacquemart há também o Nissim de Camondo, que é antiga residênca da familia, exterminada pelos nazistas
Rodrigo Lavalle
Aparecida, lindo local. Obrigado pela sugestão.
Andre Bertrand
O trabalho de vocês é maravilhoso, mas eu acrescentaria o Musée des Arts et Métiers no 60 Rue Réaumur: imperdível!
Rodrigo Lavalle
André, obrigado pela sugestão.
Flavia Soares
Fiquei encantada com dois dos museus “secretos” que valem muito serem descobertos: Marmottan e Jacquemart-André. Pra quem quer fugir das multidões dos grandes museus. Acervo preciosíssimo que deve ser visto com calma, portanto, merece um turno de visita. Jacquemart-André com linda cafeteria e ótimas opções de almoco/lanche.
Cristina Fortes
Excelente infográfico ! O museu das armas é imperdível na minha opinião. O nome não ajuda a entender o que é. Mas toda a história da guerra, roupas usadas na ocasião, dentre outros, estão lá.
Rodrigo Lavalle
Cristina, esse museu é bem interessante.
Cristiane Pereira
Ótimo infográfico! Só e não acho que o Marmottan seja “secreto”!
Graças ao CP visitei o Museu de Letras e Manuscritos, há alguns anos. Agora em novembro quis retornar lá e apresentá-lo à minha irmã, mas qual não foi minha surpresa em não encontrá-lo e, perguntando na vizinhança, saber que foi fechado! Pesquisando na internet, encontrei reportagens de 2014/15 sobre um escândalo envolvendo o presidente do fundo que possibilitou a criação do museu, o que provocou seu fechamento e o “confisco” do seu acervo. Que tristeza! Será que nunca mais vamos ter acesso àquele patrimônio? Vcs têm alguma outra informação? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Cristiane, na página da Wikipedia francesa sobre os museus de Paris há uma lista de museus que fecharam suas portas, a maioria nos anos 2000, uma pena.