Ele é o mais turístico de todos. Acho mesmo que talvez seja o maior representante dos programas sentiers battus (1). Já tinha vivido a experiência, mas fora de situações puramente turísticas. Uma vez, para festejar o casamento de uma amiga francesa e outra, para um encontro de antigos colegas do liceu do meu marido. Mas, nestas duas vezes os barcos tinham sido privatizados. Pois um dia eu disse a mim mesma que deveria testar o verdadeiro programa, os famosos passeios de barco pelo rio Sena.
O passo mais importante é a escolha do barco. Existem várias companhias, barcos e mais barcos. Aqueles com holofotes, que iluminam as margens do rio, foram eliminados da minha escolha. Queria ver a cidade com a iluminação própria de cada monumento e de cada ponte. Os franceses são mestres nesta arte. Os horrorosos e poderosos holofotes esmagam a sutileza de uma iluminação planejada com carinho. Por isto escolhi um barco discreto, todo de vidro e com o interior mergulhado em uma penumbra confortável.
A música era agradável e longe de ser vulgar. O jantar foi correto, com coquilles saint jacques de entrada, um peixe como prato principal, queijo, o saint marcellin (que foi artigo recente aqui no blog) e como sobremesa, peras caramelizadas com sorvete de doce de leite. O vinho, correto e farto. Farto até demais.
Mas para falar a verdade, nada disso teve muita importância. Quando o cruzeiro começou, não conseguia desviar minha atenção do espetáculo das pontes e do desfile das margens do Sena.
Após o jantar, noivos (bem franceses), foram convidados a abrirem a pista de dança, seguidos por jovens japoneses, hiper fashions e sorridentes. Um ambiente agradável, com franceses festejando seus casamentos e turistas bem vestidos. No final do passeio, enquanto muitos ainda dançavam e os marinheiros ancoravam o barco aos pés da torre Eiffel, tive a certeza que este programa não tem erro.
Bateaux Parisiens (www.bateauxparisiens.com): Port de la Bourdonnais 75007 Paris.
(1) sentiers battus é uma expressão francesa que quer dizer caminhos convencionais
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
409 Comentários
Rosemary
Olá, sou brasileira e vou conhecer Paris pela primeira vez em outubro. Meu namorado mora lá e vou passar o aniversario dele com ele dia 13-10-13 e gostaria de uma sugestão boa para comemorar o aniversário, queria fazer uma surpresa a ele.
Pensei num jantar pelo Rio Sena ( mas uma coisa baratakkk ), o que acha ? Aguardo as sugestões.
Lina
Rosemary
Jantar pelo Sena não é barato. Prefiro jantar no restaurante Les Ombres, com linda vista da torre Eiffel.
http://www.lesombres-restaurant.com/
Mike
Querida Lina, afinal de contas: para um jantar no barco, dá para ir de jeans, camisa e blazer ou realmente se corre o risco? Não é prático ter que levar costume para a viagem, certo? Obrigado!
Lina
Mike
Não precisa terno. Mas acho que eles não vão gostar do jeans. Calça social e blazer.
Mike
Ao comprar 2 lugares na janela, eu corro o risco de sentar na mesma mesa com mais pessoas que não conheço? No site do Bateaux Parisiens consta 2 a 4 lugares… Não entendi se eles separam as pessoas por compra… Obrigado!
Lina
Mike
Quando fui reparei em pequenas mesas para dois encostadas no vidro. Ao fazer reserva para dois na janela terá, talvez, esta mesa.
Katarina Boechat
Obrigada Lina! Vamos em outubro, mas segundo o site que você mencionou (http://www.ephemeride.com) , o pôr do Sol será em torno das 19hs, ou seja, acho que teremos que pagar mais caro…
bjo, Katarina.
Katarina Boechat
Boa tarde Lina,
você saberia me informar qual a diferença entre os
cruzeiros das 18:00 e o das 20:30 hs? Além do horário que começa, é claro…
É que os valores são muito diferentes. Vai de 79 a 160 euros na mesma posição de mesa!
Muito obrigada,
Katarina.
Lina
Katarina
Quanto mais tarde, mais bonita a vista de Paris iluminada. Às 18h ainda está dia.
marcela benjamim
Existe diferença entre o passeio que sai às 18:30 e o que sai às 20:30 ?
Lina
Marcela
Depende da estação do ano. Na primavera, agora, melhor mais tarde para ver a cidade iluminada.
lais
Você acha que o passeio Paris Bistro, do bateaux, vale a pena?
Lina
Lais
Os passeios de barco são bonitos. Valem a pena.
Amanda Prado
Lina, estou indo para Paris no começo de agosto e vou fazer o passeio no rio Sena pela empresa bateaux parisiens, o roteiro Paris Iluminações. Gostaria de saber se a parte de vidro do barco neste passeio permanece fechado ou aberto no verão? Gostaria de saber também se, ao adquirir o ticket do passeio pela internet, é possível escolher a mesa?
Obrigada!!
Lina
Amanda
A parte da mesas é fechada. O barco possui dois espaços abertos para a circulação dos usuários. Quando adquirir seu ticket será obrigada a escolher a localização da mesa.
Hugo
Olá!
Estou indo à Paris, pela primeira vez, com a minha família (meus pais, a minha sogra, minha esposa e uma bebê de 1,5 ano)…
Dentre vários desejos, um dos maiores é fazer um passeio de barco com jantar pelo rio Sena. Por conta disto, andei pesquisando e acredito que o Bateaux Parisiens seja um dos melhores (corrijam-me se estiver enganado!)… Porém, restam-me algumas dúvidas:
1. Existem diversos serviços à venda no cruzeiro “Paris Illuminations”, com preços que variam muito: Service Etoile (sem descrição da vista), Service Elégance (com vista panorâmica), Service Privilège (mesas ao lado da janela) e Service Premier (mesa “excepcional” na ponta do barco). Alguém que já fez ou conhece este passeio sabe me dizer se há muita diferença entre estas vistas, ou seja, vale pagar mais para sentar nestes locais privilegiados ou em qualquer mesa você terá uma vista bonita e possibiliodades de tirar fotos?;
2. À princípio, estava planejando fazer o passeio na torre eiffel no final da tarde e, após, embarcar neste cruzeiro… Porém, lendo as mensagens por aqui, percebi que requer roupas mais finas e, portanto, acredito que seja melhor deixar como passeio separado, à noite, saindo do hotel. O que vocês acham?;
3. Eu li no site do Bateaux Parisiens que crianças são bem vindas, porém que crianças menores de 3 anos não são “aconselháveis”… O termo “não sao aconselháveis” quer dizer que não são permitidos?
Por favor, me dêem dicas! Como disse, é a minha primeira viagem à paris!
Desde já, agradeço a atenção!
Atenciosamente,
Hugo.
Lina
Hugo
O Bateaux Parisiens é a melhor empresa.
Claro que a ponta do barco possui a melhor vista. Da última vez fiquei no meio do barco e quando queria tirar fotos, ia para a parte externa.
Imagino que se fosse proibido, eles teriam dito proibido para menores de 3 anos.
Melhor deixar o passeio para o dia seguinte da visita da torre.
luciana
Gostaria de saber a respeito do traje para o jantar.. a mulher necessita ir de vestido? ao economizar na mala desta vez somente trouxe jeans. terei que fazer “‘o sacrifício” de comprar uma roupa elegante? abraço e obrigada
Lina
Luciana
Não é obrigatório ir de vestido. Mas acho que não deveria por tênis.