Ele é o mais turístico de todos. Acho mesmo que talvez seja o maior representante dos programas sentiers battus (1). Já tinha vivido a experiência, mas fora de situações puramente turísticas. Uma vez, para festejar o casamento de uma amiga francesa e outra, para um encontro de antigos colegas do liceu do meu marido. Mas, nestas duas vezes os barcos tinham sido privatizados. Pois um dia eu disse a mim mesma que deveria testar o verdadeiro programa, os famosos passeios de barco pelo rio Sena.
O passo mais importante é a escolha do barco. Existem várias companhias, barcos e mais barcos. Aqueles com holofotes, que iluminam as margens do rio, foram eliminados da minha escolha. Queria ver a cidade com a iluminação própria de cada monumento e de cada ponte. Os franceses são mestres nesta arte. Os horrorosos e poderosos holofotes esmagam a sutileza de uma iluminação planejada com carinho. Por isto escolhi um barco discreto, todo de vidro e com o interior mergulhado em uma penumbra confortável.
A música era agradável e longe de ser vulgar. O jantar foi correto, com coquilles saint jacques de entrada, um peixe como prato principal, queijo, o saint marcellin (que foi artigo recente aqui no blog) e como sobremesa, peras caramelizadas com sorvete de doce de leite. O vinho, correto e farto. Farto até demais.
Mas para falar a verdade, nada disso teve muita importância. Quando o cruzeiro começou, não conseguia desviar minha atenção do espetáculo das pontes e do desfile das margens do Sena.
Após o jantar, noivos (bem franceses), foram convidados a abrirem a pista de dança, seguidos por jovens japoneses, hiper fashions e sorridentes. Um ambiente agradável, com franceses festejando seus casamentos e turistas bem vestidos. No final do passeio, enquanto muitos ainda dançavam e os marinheiros ancoravam o barco aos pés da torre Eiffel, tive a certeza que este programa não tem erro.
Bateaux Parisiens (www.bateauxparisiens.com): Port de la Bourdonnais 75007 Paris.
(1) sentiers battus é uma expressão francesa que quer dizer caminhos convencionais
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
409 Comentários
Leandro
Bom dia pessoal do Conexão. O que vocês acham mais romantico para pedir a namorada em casamento? Jantar em mesa especial no Rio Sena, jantar em um dos restaurantes da Torre Eiffel? Alguma outra sugestão, ideia? Estou disposto a pagar um pouco mais por esse momento…
Lina
Leandro
Um dos restaurantes da torre. A vista é linda, ideal para pedido de casamento.
Jadi
fui fazer a compra do passeio pelo site da Bateaux Parisiens mas só aparece a opção de data. não é possível escolher o horário?
Lina
Jadi
é possível sim escolher o horário. Procure e achará.
Vinicius Cunha
Vale muito a pena fazer esse passeio, todo o dinheiro gasto não será desperdiçado, gostei muito quando fiz. É maravilhoso!
Pedro Martini
O passeio pelo Sena é questão de honra para qualquer turista em Paris, na minha opinião.
O Bateaux Parisiens é uma das melhores companhias, e para quem quer um passeio barato e rápido, vai aqui a dica:
Certifique-se a que horas acontece o por do sol, no caso do mês de fevereiro é por volta de 18h, então compre um ticket que inicie o passeio meia hora antes. Como o passeio demora cerca de uma hora, você poderá ver a cidade a luz do dia na ida e todas as luzes que iluminam Paris a noite, durante a volta.
Para um casal visitando a cidade pela primeira vez, é uma experiência inesquecível.
UA
Roberta
Olá Lina!
Vou passar o Réveillon no Alcazar; seria esse passeio interessante para alguma outra noite, mesmo com o frio?
Obrigada!
Erika Santos
Oi Lina, estou indo a Paris em Outubro com esposo e filha de 4 anos, você indica o passeio no Sena com jantar ou almoço.
Comprei o seu livro e qual a sua sugestão para o dia do passeio dentro do seu roteiro.
Chegarei em Paris dia 09/10 e ficarei até 17/10.
obrigada
Lina
Erika
Para uma criança, melhor almoço. Acho que ele vai gostar.
Tânia
É incrível como cada um vê de maneiras diferentes um passeio pelo Sena! Eu fiz em 2010, 2 passeio noturnos, um sem jantar e outro com jantar, e achei os dois incríveis, só senti de não estar com meu marido, estava eu e minha filha, porque esse passeio é para ser feito a dois! Muito romântico!
Clarisse
Olá, Lina. Na minha segunda ida à Paris, em agosto, fiz esse passeio de barco. E, para falar a verdade, achei que não valeu muito a pena (vale dizer que fiz um passeio basicão, sem jantar, e o barco nem tinha holofotes). As margens do Sena são muito altas, com muradas, não dá para ver muita coisa dos prédios. E acho que não vi muita coisa porque não são iluminados mesmo (só a Torre Eiffel). Dias antes, eu havia feito um passeio pelo rio Danúbio, em Budapeste, e esse sim valeu cada centavo. Os prédios lá ficam na altura do rio e têm iluminação lindíssima, de tirar o fôlego. Eu ainda prefiro ver Paris das margens, não do rio.
Leandro
Olá Lina,
Sobre o passeio pelo rio Sena, se deixar para comprar o ingresso no dia, é muito arriscado???? corro algum risco de chegar lá e não ter ingressos disponíveis? vou seguir sua dica e ir pela Bateaux Parisiens…
Tks
Lina
Leandro.
Se for somente o passeio, sem jantar acho que pode comprar na hora. Mas não tenho certeza.
Ronan
Oi lina, parabéns pelo blog… sensacional!
Estou indo para Paris dia 16 de setembro e já estou muito ansioso para fazer o passeio pelo Sena. Faço aniversário de namoro e quero algo muito romântico no dia 18, terça-feira. Mas estou em dúvida se faço passeio de jantar no bateaux mouches ou no bateaux parisiens? Qual é o mais romantico? Qual é mais sofisticado? Qual seria melhor para visualizar a cidade? Os preços são quase os mesmos, mas eu quero o melhor.. Desde já parabéns e obrigado.
Lina
Ronan
A empresa Bateaux Parisiens é melhor. Os barcos são mais bonitos. Escolha um que é todo em vidro.