Ele é o mais turístico de todos. Acho mesmo que talvez seja o maior representante dos programas sentiers battus (1). Já tinha vivido a experiência, mas fora de situações puramente turísticas. Uma vez, para festejar o casamento de uma amiga francesa e outra, para um encontro de antigos colegas do liceu do meu marido. Mas, nestas duas vezes os barcos tinham sido privatizados. Pois um dia eu disse a mim mesma que deveria testar o verdadeiro programa, os famosos passeios de barco pelo rio Sena.
O passo mais importante é a escolha do barco. Existem várias companhias, barcos e mais barcos. Aqueles com holofotes, que iluminam as margens do rio, foram eliminados da minha escolha. Queria ver a cidade com a iluminação própria de cada monumento e de cada ponte. Os franceses são mestres nesta arte. Os horrorosos e poderosos holofotes esmagam a sutileza de uma iluminação planejada com carinho. Por isto escolhi um barco discreto, todo de vidro e com o interior mergulhado em uma penumbra confortável.
A música era agradável e longe de ser vulgar. O jantar foi correto, com coquilles saint jacques de entrada, um peixe como prato principal, queijo, o saint marcellin (que foi artigo recente aqui no blog) e como sobremesa, peras caramelizadas com sorvete de doce de leite. O vinho, correto e farto. Farto até demais.
Mas para falar a verdade, nada disso teve muita importância. Quando o cruzeiro começou, não conseguia desviar minha atenção do espetáculo das pontes e do desfile das margens do Sena.
Após o jantar, noivos (bem franceses), foram convidados a abrirem a pista de dança, seguidos por jovens japoneses, hiper fashions e sorridentes. Um ambiente agradável, com franceses festejando seus casamentos e turistas bem vestidos. No final do passeio, enquanto muitos ainda dançavam e os marinheiros ancoravam o barco aos pés da torre Eiffel, tive a certeza que este programa não tem erro.
Bateaux Parisiens (www.bateauxparisiens.com): Port de la Bourdonnais 75007 Paris.
(1) sentiers battus é uma expressão francesa que quer dizer caminhos convencionais
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
409 Comentários
Marta
Olá ,Lina
Por gentileza quantas pessoas os taxis aceitam ?
Estamos em 8 será que dois taxis é suficiente,considerando 4 pessoas por taxi.
bjs
Marta
karla rubia
olá, amigos. Alguém chegou a fazer a opção bistrô e q possa me dar esta informação? Como é os erviço? Vale a pena? Ou é melhor pagar um pouco mais pelo jantar completo? obrigada
Marina
Obrigada Beth.
Beth
Marina
Um taxi do CDG até o centro de Paris custa +ou – 55€.
Paguei 47€ da última vez, dia de semana com tráfego bom…
Marina
Aproveitando a pergunta da Fernanda. Quanto custaria de taxi do aeroporto Charles De Gaulle para Paris? Alguem sabe?
Fernanda Lima
Oi Lina…
Estou indo pra Paris dia 16/03 e fico até 21/03. Que horas costuma escurecer em Paris nessa época???Quero fazer o passeio de barco a tardinha, pegando o anoitecer e ver as luzes da cidade acendendo aos poucos. E claro, pegar a Torre iluminada.
Adoro o blog. To tonta com tantos detalhes, mas estou amando preparar com sua ajuda a minha primeira viagem a Paris.
conexaoparis
Fernanda Lima
Está escurendo em torno das 18.30 horas. Mas todos os dias escurece uns dois minutos mais tarde.
Gisele
Nossa, uma das melhores noites de nossa viagem de Lua de Mel, agora de 21 a 29 de novembro, foi o jantar no barco… Paris iluminada. Foi perfeito.. se precisasse ir embora de Paris naquela noite, já estaria satisfeita……recomendo a todos…
Alexandre Barros
Lina, vou para Paris em janeiro e quero fazer o passeio de barco + jantar ‘as 6:30. O pessoal do site do passeio falou que o traje é smart casual. Vc saberia me informar com o frio que vai estar, qual seria o traje adequado para homem e mulher? Uma calça de sarja sapato e camisa, por baixo do casaco estaria muito fora?
Grato
Alexandre
conexaoparis
Alexandre
Está muito frio. Por baixo do casaco coloque ainda um paletó. O traje está correto. O problema é o frio.
Ana Luisa
Olá, qual roupa vc aconselha usar no jantar de natal pelo Rio Sena? Sinto muito frio e penso que nao aguentarei ficar com o vestido e meia de lã. Cabe usar calça?
conexaoparis
Ana Luisa
Claro. Uma calça de lã + casaco.
Beth
Fernanda
No Natal e Ano Novo os barcos funcionam normalmente. Só que o preço do jantar fica bem mais caro.
Abs.