Ele é o mais turístico de todos. Acho mesmo que talvez seja o maior representante dos programas sentiers battus (1). Já tinha vivido a experiência, mas fora de situações puramente turísticas. Uma vez, para festejar o casamento de uma amiga francesa e outra, para um encontro de antigos colegas do liceu do meu marido. Mas, nestas duas vezes os barcos tinham sido privatizados. Pois um dia eu disse a mim mesma que deveria testar o verdadeiro programa, os famosos passeios de barco pelo rio Sena.
O passo mais importante é a escolha do barco. Existem várias companhias, barcos e mais barcos. Aqueles com holofotes, que iluminam as margens do rio, foram eliminados da minha escolha. Queria ver a cidade com a iluminação própria de cada monumento e de cada ponte. Os franceses são mestres nesta arte. Os horrorosos e poderosos holofotes esmagam a sutileza de uma iluminação planejada com carinho. Por isto escolhi um barco discreto, todo de vidro e com o interior mergulhado em uma penumbra confortável.
A música era agradável e longe de ser vulgar. O jantar foi correto, com coquilles saint jacques de entrada, um peixe como prato principal, queijo, o saint marcellin (que foi artigo recente aqui no blog) e como sobremesa, peras caramelizadas com sorvete de doce de leite. O vinho, correto e farto. Farto até demais.
Mas para falar a verdade, nada disso teve muita importância. Quando o cruzeiro começou, não conseguia desviar minha atenção do espetáculo das pontes e do desfile das margens do Sena.
Após o jantar, noivos (bem franceses), foram convidados a abrirem a pista de dança, seguidos por jovens japoneses, hiper fashions e sorridentes. Um ambiente agradável, com franceses festejando seus casamentos e turistas bem vestidos. No final do passeio, enquanto muitos ainda dançavam e os marinheiros ancoravam o barco aos pés da torre Eiffel, tive a certeza que este programa não tem erro.
Bateaux Parisiens (www.bateauxparisiens.com): Port de la Bourdonnais 75007 Paris.
(1) sentiers battus é uma expressão francesa que quer dizer caminhos convencionais
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
409 Comentários
carla
Lina,
No início de outubro escurece também em torno das 19:00 hs? Obrigada,
Esther
Acho q vou optar pelo Cruzeiro Jantar Paris Bistro, assim vejo Paris Iluminada e janto olhando a Torre Eiffel em terra. Depois te conto nossas impressões. Acredito que a qualidade seja a mesma já que o restaurante é um barco ancorado da mesma Bateaux Parisiens. Esse passeio custa 45 euros.
conexaoparis
Esther
Depois você me conta se gostou do jantar.
Esther
Lina,
Estou querendo fazer esse paseio de barco a noite, mas tenho algumas dúvidas.
Quando escurece na segunda quinzena de outubro? Se fizer o passeio das 18h30 vou ver Paris iluminada?
Tem algum problema ir de jeans no passeio noturno?
Tem um passeio um pouco mais barato de 1h + jantar em terra num restaurante no pé da Torre Eiffel. Vc conhece o restaurante? Acha que vale a pena?
Consigo comprar quando chegar em Paris ou é melhor comprar pela internet? Vou alugar um apto, como faço pra receber os ingressos?
Tem um passeio com almoço no barco, com um prço melhor, mas imagino que a noite deve ser muito mais bonito, correto?
Muito obrigada desde já!
Esther
conexaoparis
Esther
Em outubro já escurece em torno das 19 horas. Verá Paris iluminada. Nos Bateaux Parisiens, a maioria vai vestido como se fosse para um restaurante chic. Mas vemos alguns em jeans.
Eu não conheço este restaurante em terra.
O passeio durante o dia é muito bonito também. São passeios diferentes. Pode fazer o barco de dia sem almoço, mais barato e faça Paris a noite com os ônibus de turismo.
Viviane
Olá Lina e pessoal do blog!
Quero fechar um pacote mas estou com duas duvidas:
1. Na hora de escolher a companhia, como saber se os barcos tem os tais holofotes, que iluminam as margens do rio e estragam a paisagem?
2.Os barcos do BateauxParisiens possuem áreas ao ar livre para que a gente possa tirar umas fotos sem o vidro na frente? Alguma companhia tem mesas fixas internas mas com esta mobilidade?
beijos e obrigada pelas dicas!!!
conexaoparis
Viviane
Não sei te dizer saber se a companhia tem holofote ou não. As empresas mais caras geralmente não tem. No passeio que fiz, sai várias vezes e tirei muitas fotos a partir do exterior. Todas as empresas possibilitam esta mobilidade.
Beth
Elaine
Hoje em dia cada um escolhe o que vestir, o importante para mim é se sentir bem dentro da roupa,
Quanto ao que comer eu adoro a culinária francesa, risos. Comer bem em Paris faz parte do meu ritual…
Bjs.
Elaine
ahhh… vaise encantar tanto com a cidade, a torre e as luzes que nem se lembrará até de comer! kkk
bjss e bom passeio!
Elaine
Viviane
Nossa… quantos comentários das roupas para o jantar no barco.
Eu jantei no Bateaux Mouche,,, chic e simples. Vi todos os tipos de roupas e todos foram super bem tratados.
Vi saltos, sapatilhas, vestidos com brilho e até jeans e tenis.
Eu fui ( como já li acima e amei a frase! )… vestindo um lindo sorriso e usei um colar de felicidade… com um brinco maravilhoso de sonho realizado!
Roupas pra quê? Brincadeirinha!
Vá vestida como queira… tem de tudo e todos estavam com os olhos brilhando de alegria!
Fui viajar tão preocupada com roupas e lá ficava o dia todo de tênis e bermuda, porque andei Paris inteirinha… e o dia todo!
Beijosss
André Leme
Obrigado Beth, como sempre muito prestativa.
Beth
André
Vários!
E a grande vantagem é o que os preços dos bistrots são sempre razoáveis. Eu sou a maior fã!
“La Fontaine de Mars” – 129, rue Saint-Dominique – 7ème
“Vagenende” -142. Boulevard Saint Germain – 6ème
Ambos estão na coluna ao lado, procure em restaurantes.
“Chez Andrè” -. 12, rue Marbeuf – 8ème.- Siplesmente divino!
http://www.rest-gj.com/chezandre-1.html
Abs,
Lívia Mattos
Sobre essa discussão de roupa, enviei um e-mail pra organização do bateaux e olha a resposta:
We ask for a smart casual dress code, meaning no jeans, no shorts, no baskets, no sandals, but jackets and ties are not obligatory.
Bem, então precisa ao menos uma calça social, né? Viajo dia 13 de agosto para um rallye no sul da frança e emendarei Paris, ou seja, meu namorado não pretendia incluir calça social no mochilão dele!! Embora, eu, mulher q sou, não me importarei em incluir saltinho, bolsinha e vestidinho… Se ele for de jeans e blusa social poderá ser impedido de entrar? Alguém já fez esse passeio casually dressed? Obrigada!!!