Ele é o mais turístico de todos. Acho mesmo que talvez seja o maior representante dos programas sentiers battus (1). Já tinha vivido a experiência, mas fora de situações puramente turísticas. Uma vez, para festejar o casamento de uma amiga francesa e outra, para um encontro de antigos colegas do liceu do meu marido. Mas, nestas duas vezes os barcos tinham sido privatizados. Pois um dia eu disse a mim mesma que deveria testar o verdadeiro programa, os famosos passeios de barco pelo rio Sena.
O passo mais importante é a escolha do barco. Existem várias companhias, barcos e mais barcos. Aqueles com holofotes, que iluminam as margens do rio, foram eliminados da minha escolha. Queria ver a cidade com a iluminação própria de cada monumento e de cada ponte. Os franceses são mestres nesta arte. Os horrorosos e poderosos holofotes esmagam a sutileza de uma iluminação planejada com carinho. Por isto escolhi um barco discreto, todo de vidro e com o interior mergulhado em uma penumbra confortável.
A música era agradável e longe de ser vulgar. O jantar foi correto, com coquilles saint jacques de entrada, um peixe como prato principal, queijo, o saint marcellin (que foi artigo recente aqui no blog) e como sobremesa, peras caramelizadas com sorvete de doce de leite. O vinho, correto e farto. Farto até demais.
Mas para falar a verdade, nada disso teve muita importância. Quando o cruzeiro começou, não conseguia desviar minha atenção do espetáculo das pontes e do desfile das margens do Sena.
Após o jantar, noivos (bem franceses), foram convidados a abrirem a pista de dança, seguidos por jovens japoneses, hiper fashions e sorridentes. Um ambiente agradável, com franceses festejando seus casamentos e turistas bem vestidos. No final do passeio, enquanto muitos ainda dançavam e os marinheiros ancoravam o barco aos pés da torre Eiffel, tive a certeza que este programa não tem erro.
Bateaux Parisiens (www.bateauxparisiens.com): Port de la Bourdonnais 75007 Paris.
(1) sentiers battus é uma expressão francesa que quer dizer caminhos convencionais
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
409 Comentários
André Leme
Beth,
Alguma sugestão de um “bom e típico bistrot”, para o final de outubro?
Vivianne
Obg Queridas! Sempre atenciosas!!! Bjooos
Beth
Vivianne
Nessa época do ano eu faria o seguinte: Um belo passeio de bateau no horário escolhido por vc e iria jantar num bom e típico bistrot!
Pensa no assunto!
Abs.
Vivianne
Oi Lina e pessoal!
Estarei em Paris dos dias 03 a 7/03/2011… Sei q é uma época fria, mas estou louca pra fz um desses passeios de barco, o Iluminations ou o Bistro, vcs me aconselham? Vale a pena fazer o passeio no Inverno? E jantar no Bistro pode ser interessante ou é mais legal jantar no prprio barco?
Conto com a já habitual ajuda de vcs!
Abraços
Vivianne
conexaoparis
Vivianne
Escolha um barco bonito, todo de vidro, e faça seu passeio. Paris a noite vista do Sena é maravilhosa.
Jantar ou não? O jantar do barco nunca terá a qualidade de um bom restaurante parisiense.
Sueli OVB
MONICA C
Sei que você tomará a melhor decisão.
Não esqueça de contar TUDO.
Beijos
Monica C
Lina , Beth, Maria das Graças, Helena e Sueli
desculpem se criei uma polêmica… o objetivo não foi este! Fiz a pergunta por que não gosto de chamar muito a atenção: “nem vestida demais nem de menos…” risos.
Agradeço a todas vocês pelas opiniões sinceras e podem ter certeza, foram muito válidas!
Depois que fizer o passeio digo para vocês qual foi a minha opção e como me senti.
Beth
Helena
Eu acho que um vestido tipo “pretinho básico”, mais um par de sapatos de salto e uma bolsinha pequena é indispensável na bagagem para Paris ou qualquer outra grande cidade européia… Especialmente para quem pretende assistir um show numa casa noturna, ir a Ópera ou até mesmo para um jantar romântico… Além do mais não pesa muito na mala, riso. Eu nunca viajei sem esse “trio indispensável” na minha bagagem…
bjs.
Helena Bäuerlein
Gente, sem querer polemizar, vcs vão à praia com roupa de festa ?
Algumas ocasiões pedem roupas especiais. Faz parte até do clima pré- programa .
Nas festas vestimos roupas de festa.
Se a Mônica C pergunta à Lina, que mora em Paris, que sabe das coisas, e a Lina respondeu, porque nós temos que confundir a cabecinha da colega ?
Claro que a Mônica sabe que ela não vai ser expulsa do local por não estar vestida adequadamente.
Mas se ela pergunta, ela quer uma informação que satisfaça sua demanda, que a faça se sentir bem.
Temos que ser mais objetivos ( eu inclusive), respondendo as perguntas com neutralidade axiológica ( P. Palavrão !!!).
Sorry, é o que penso !
Sueli OVB
MONICA C
As regras, quando não vamos agredir ou ofender ninguém, são as que determinamos.
Você pode até sair todas as noites com a mesma roupa e sapato. Quem vai pagar a sua conta?
Volto a repetir: Vista um sorriso!
Beth
Ma. das Graças
Eu também já jantei num restô chiquérrimo usando roupas nada convencionais, não deu tempo de ir até o hotel para se trocar,,, O maitre, somelier etc nos olharam com cara feia, mas e daí? Risos.
O jantar mesmo assim estava perfeito…