Os atentados terroristas de ontem em Paris trazem medo e dúvidas para os turistas que visitam ou pretendem visitar a França, sobretudo a capital. A situação ainda é confusa nesse início de sábado. Abaixo algumas informações para ajudar os brasileiros que estão em Paris ou planejam vir.
Voos:
Os aeroportos e estações ferroviárias em Paris e na França funcionam normalmente com reforço da segurança.
- A Air France manteve todos os voos de e para a França. Porém atrasos devem ocorrer em função do aumentos dos procedimentos de segurança nos aeroportos – é recomendável chegar com muita antecedência nos aeroportos. Antes de ir para o aeroporto, você pode checar o status do seu voo no site da companhia (aqui).
- Passageiros com passagem marcada para Paris entre hoje (14) e amanhã (15) podem adiar a ida até o dia 22/11, sem custos, pelo site da companhia. Ou, se preferir adiar a viagem para além do dia 22 ou modificar o destino da viagem, podem solicitar um voucher, que dá direito a uma nova passagem.
- Para os passageiros com passagem marcada para depois do dia 15, a troca de passagens ou o cancelamento da viagem poderá ser feito de acordo com as condições do bilhete comprado.
- Até 12h20, horário de Paris, a TAM não tinha nenhum comunicado oficial publicado sobre a situação. Entrei em contato com a Ouvidoria da companhia, e fui informada que todos os voos estão mantidos. Quem quiser alterar a data da passagem poderá fazer de acordo com as condições do bilhete comprado.
Segurança em Paris:
A situação ainda é confusa. As autoridades aconselham os habitantes de Paris (e turistas na cidade) a ficar em casa por enquanto. As ruas estão mais vazias do que o habitual, mas há pessoas circulando e o comércio começa aos poucos a abrir as portas. É recomendável evitar locais de aglomeração.
O Consulado do Brasil em Paris recomenda que “em atenção às orientações das autoridades locais, recomendamos, ainda, que os cidadãos restrinjam a circulação pelas ruas da capital francesa e pelo país, até que a situação se normalize.” O telefone de plantão do consulado é +33680123234, mas apenas atendem chamados de pessoas em situação de risco (roubo, morte, retenção, detenção ou desaparecimentos de pessoas).
Por medida de segurança, o presidente François Hollande decretou “Estado de Urgência”, o que significa, entre outras coisas, o fechamento de diversos espaços públicos:
- Escolas, mercados de rua, bibliotecas e órgãos públicos estão fechados neste fim de semana.
- Os museus em Paris estão fechados até dia 17/11
- Manifestações nas ruas estão proibidas até o dia 19/11
- A maioria das lojas fecharam suas portas durante o fim de semana. Galeries Lafayette e Printemps abriram as lojas do Boulevard Haussmann no inicio de sábado, mas fecharam depois.
- O transporte público em Paris está funcionando, com algumas restrições.
Havendo mudanças sobre a situação, comunicaremos aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
140 Comentários
Paulo Cezar
Estive em Paris a duas semanas atraz. Hj estou em Milao indo para Veneza e de lá volta para paris. Nao pretendo cancelar meus voos ou mudar minha programação, pois, acho que as autoridades francesas então com a situação sob controle. Até porque se não fosse assim, teriam fechado os aeroportos do pais. O que realmente não aconteceu.
boa sorte a todos.
Riany
Eu também já enviei o numero do meu celular para o email.
Vai ser mt bom o grupo para trocarmos informações.
Abçs
Wilma Rocha
Eu se estivesse com tudo marcado,iria sim, afinal, já aconteceu, e creio eu que nos próximos dias nada irá acontecer…e a segurança estará elevada é só tomar os devidos cuidados normais a uma grande cidade e voilá…o único senão é que a cidade estará com uma nuvem triste no ar, mas a vida continua, tristeza mesmo para aqueles que se foram e tiveram sua vida interrompida, dessa maneira, agora é torcer para que a Segurança faça muito bem seu papel pra que isso não se repita, se é que é possível. E que os aeroportos reforcem sua segurança também, pois,fácil não eh pra ninguém nesse Mundo. Que venham dias melhores e Boa Viagens pra todos.
Othoniel
Chegaremos em Paris no dia 22/12 e não estamos pensando em desistir da viagem ou mesmo, alterar nosso destino.Penso que as autoridades locais tomarão seguras medidas cautelares para impedir qualquer nova tentativa de atentado. Perigo potencial vivemos todos, indistintamente, a todo momento.Lembremo-nos da insegurança diária vivida por nós brasileiros,em nosso país, diante do crimes cometidos contra cidadãos, principalmente, pelas gangues organizadas que atuam no tráfico.Vejam os números de mortes diárias no Brasil, em decorrência da violência.Faça um pedido a Deus para que o proteja e embarque tranquilos (mas nem tanto.kkk)
giovania
Pessoal! Estou com uma viagem marcada pra Londres (3 semanas em janeiro) e estou muito preocupada. Sei que aqui no Brasil a vida também não é fácil, mas fora do país, sei lá, depois desses acontecimentos… a preocupação só aumenta.
Flavia
Estou indo para Paris dia 19/11 e me interesso pelo grupo também . Estou meio receosa mas acho que a vida deve continuar. Infelizmente , Convivemos com a
Violência aqui no Brasil todos os dias .
Laura
Enviei meu numero para o e-mail, vamos participar galera! Vai ser muito util podermos conversar sobre… Beijos
Jaqueline
Pessoal, estou também bem receosa, com medo. Minha viagem está para o dia 14/12, to querendo altera para final de janeiro. Me interesso tb pelo grupo do whats
Hugo
Pessoal a idéia do whats é ótima. Chego em Paris com minha noiva em lua de Mel dia 16/11 16:30. Vamos agilizar o grupo? Quem tiver interesse mande o telefone com o nome para meu email [email protected] isso facilitará. Abraços
Adriana Perini Matos
Olá também chego em Paris dia 16 /12, no dia 17/12 embarco para Veneza Itália e retorno a Paris na noite de 18/12, e volto para o Brasil dia 25/12, também não penso em cancelar nossa viagem A tanto tempo sonhada, também concordo com o grupo no whatsap, tenho interesse em participar.