Os atentados terroristas de ontem em Paris trazem medo e dúvidas para os turistas que visitam ou pretendem visitar a França, sobretudo a capital. A situação ainda é confusa nesse início de sábado. Abaixo algumas informações para ajudar os brasileiros que estão em Paris ou planejam vir.
Homenagem aos mortos nos atentados de 13 de novembro em Paris. Foto: ShutterStcok
Voos:
Os aeroportos e estações ferroviárias em Paris e na França funcionam normalmente com reforço da segurança.
- A Air France manteve todos os voos de e para a França. Porém atrasos devem ocorrer em função do aumentos dos procedimentos de segurança nos aeroportos – é recomendável chegar com muita antecedência nos aeroportos. Antes de ir para o aeroporto, você pode checar o status do seu voo no site da companhia (aqui).
- Passageiros com passagem marcada para Paris entre hoje (14) e amanhã (15) podem adiar a ida até o dia 22/11, sem custos, pelo site da companhia. Ou, se preferir adiar a viagem para além do dia 22 ou modificar o destino da viagem, podem solicitar um voucher, que dá direito a uma nova passagem.
- Para os passageiros com passagem marcada para depois do dia 15, a troca de passagens ou o cancelamento da viagem poderá ser feito de acordo com as condições do bilhete comprado.
- Até 12h20, horário de Paris, a TAM não tinha nenhum comunicado oficial publicado sobre a situação. Entrei em contato com a Ouvidoria da companhia, e fui informada que todos os voos estão mantidos. Quem quiser alterar a data da passagem poderá fazer de acordo com as condições do bilhete comprado.
Segurança em Paris:
A situação ainda é confusa. As autoridades aconselham os habitantes de Paris (e turistas na cidade) a ficar em casa por enquanto. As ruas estão mais vazias do que o habitual, mas há pessoas circulando e o comércio começa aos poucos a abrir as portas. É recomendável evitar locais de aglomeração.
O Consulado do Brasil em Paris recomenda que “em atenção às orientações das autoridades locais, recomendamos, ainda, que os cidadãos restrinjam a circulação pelas ruas da capital francesa e pelo país, até que a situação se normalize.” O telefone de plantão do consulado é +33680123234, mas apenas atendem chamados de pessoas em situação de risco (roubo, morte, retenção, detenção ou desaparecimentos de pessoas).
Por medida de segurança, o presidente François Hollande decretou “Estado de Urgência”, o que significa, entre outras coisas, o fechamento de diversos espaços públicos:
- Escolas, mercados de rua, bibliotecas e órgãos públicos estão fechados neste fim de semana.
- Os museus em Paris estão fechados até dia 17/11
- Manifestações nas ruas estão proibidas até o dia 19/11
- A maioria das lojas fecharam suas portas durante o fim de semana. Galeries Lafayette e Printemps abriram as lojas do Boulevard Haussmann no inicio de sábado, mas fecharam depois.
- O transporte público em Paris está funcionando, com algumas restrições.
Havendo mudanças sobre a situação, comunicaremos aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
140 Comentários
Suely
Boa tarde amigos do CP
Estaremos em Paris a partir do dia 9/12 e também iremos de trem pra Bruxelas, não vamos mudar nossos planos, apenas evitaremos os lugares muito turísticos, a vida continua e temos fé que tudo se tranquilize. Gostaríamos muito de ver os mercados de Natal.
Kamylla
Obrigada pelas informações, Lina e Rodrigo!! Muito triste com o que aconteceu em Paris. Tenho viagem marcada para o dia 18/11 e pretendo ir. Espero que os principais museus e monumentos já estejam reabertos. Adorei a ideia do grupo de whatsapp! Tbm quero participar. Força, Paris!!!
Rodrigo Lavalle
Kamylla, em princípio eles ficam fechados até o dia 17/11 mas as decisões estão sendo diárias.
Abraços.
ana carolina falcao
Ola! Profundamente triste com todos acontecimentos ocorridos. Eu e meu marido estamos com viagem marcada para 10/12. Estamos apreensivos, mas iremos sim. Gostaria de participar do grupo de Whats tambem.
Amo a cidade e quero aproveitar bem minha viagem.
Obrigada
Ingrid
Chegarei em Paris dia 22/12 e dia 27/12 irei pegar um trem para Bruxelas, porém estou super apreensiva com toda essa situação. Espero que tudo se acalme e nada mais de ruim aconteça.
Anderson
Olá, amigos(as) da CP,
Triste com os acontecimentos aí!!!
Chegaremos Dia 14/12 em Paris e não estamos pensando em cancelar…
Achei ótimo a ideia de criar o grupo no WhatsApp, para estarmos atualizados com a situação! Caso vcs criem o grupo gostaria de participar.
Abraços!
Fiquem com Deus
tania moulard
tenho viagem marcada para 27/12, gostaria de participar do wats, como faço? ainda continuo com a viagem marcada.obrigada.
Aline
Olá.
Acredito que não abrirá ainda, mas como não encontrei informações mais concretas, talvez poderiam me ajudar. O Marché du Noel da Champs deveria iniciar hoje. Adiado? Cancelado?
Além disso, para ingressos comprados pra Torre Eiffel, Versailles e Disney que não poderão ser usados – último dia em Paris é terça-feira – tem alguma dica sobre o que fazer?
Lina
Queridos leitores
Hoje, domingo, o dia está ensolarado e lindo. Saí cedo para passear por Montmartre. Ontem, um dia após o atentado, saí de casa para sentir a cidade e seus habitantes. Caminhei pela Opera, pelo jardim Tuileries, pela praça Concorde. Ontem e hoje a impressão é a mesma. A vida continua.
Estamos preparando um artigo que publicaremos hoje ainda. Nele fazemos um resumo da situação com as informações disponíveis até agora.
Aguardem.
Vanessa
Acho ótima a ideia do grupo no wpp. Chego em Paris dia 10/12. Como a Lina disse, a vida continua, não estou pensando em cancelar, a não ser que a situação se agrave.
Nydia
Olá, td bem
Estaremos em Paris no dia 25/12, no Natal.
Será que a Torre Eiffel estara aberta.
Iremos passar só o dia em Paris , pois a noite embarcaremos a Tel Aviv.
O que nos sugerem para darmos um role rapidinho.
Tipo das 11 as 17hrs?
Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Nydia, provavelmente sim mas, com a situação atual, nada é certo. É preciso verificar os sites oficiais diariamente a fim de saber o que está aberto.
Abraços.