Os atentados terroristas de ontem em Paris trazem medo e dúvidas para os turistas que visitam ou pretendem visitar a França, sobretudo a capital. A situação ainda é confusa nesse início de sábado. Abaixo algumas informações para ajudar os brasileiros que estão em Paris ou planejam vir.
Voos:
Os aeroportos e estações ferroviárias em Paris e na França funcionam normalmente com reforço da segurança.
- A Air France manteve todos os voos de e para a França. Porém atrasos devem ocorrer em função do aumentos dos procedimentos de segurança nos aeroportos – é recomendável chegar com muita antecedência nos aeroportos. Antes de ir para o aeroporto, você pode checar o status do seu voo no site da companhia (aqui).
- Passageiros com passagem marcada para Paris entre hoje (14) e amanhã (15) podem adiar a ida até o dia 22/11, sem custos, pelo site da companhia. Ou, se preferir adiar a viagem para além do dia 22 ou modificar o destino da viagem, podem solicitar um voucher, que dá direito a uma nova passagem.
- Para os passageiros com passagem marcada para depois do dia 15, a troca de passagens ou o cancelamento da viagem poderá ser feito de acordo com as condições do bilhete comprado.
- Até 12h20, horário de Paris, a TAM não tinha nenhum comunicado oficial publicado sobre a situação. Entrei em contato com a Ouvidoria da companhia, e fui informada que todos os voos estão mantidos. Quem quiser alterar a data da passagem poderá fazer de acordo com as condições do bilhete comprado.
Segurança em Paris:
A situação ainda é confusa. As autoridades aconselham os habitantes de Paris (e turistas na cidade) a ficar em casa por enquanto. As ruas estão mais vazias do que o habitual, mas há pessoas circulando e o comércio começa aos poucos a abrir as portas. É recomendável evitar locais de aglomeração.
O Consulado do Brasil em Paris recomenda que “em atenção às orientações das autoridades locais, recomendamos, ainda, que os cidadãos restrinjam a circulação pelas ruas da capital francesa e pelo país, até que a situação se normalize.” O telefone de plantão do consulado é +33680123234, mas apenas atendem chamados de pessoas em situação de risco (roubo, morte, retenção, detenção ou desaparecimentos de pessoas).
Por medida de segurança, o presidente François Hollande decretou “Estado de Urgência”, o que significa, entre outras coisas, o fechamento de diversos espaços públicos:
- Escolas, mercados de rua, bibliotecas e órgãos públicos estão fechados neste fim de semana.
- Os museus em Paris estão fechados até dia 17/11
- Manifestações nas ruas estão proibidas até o dia 19/11
- A maioria das lojas fecharam suas portas durante o fim de semana. Galeries Lafayette e Printemps abriram as lojas do Boulevard Haussmann no inicio de sábado, mas fecharam depois.
- O transporte público em Paris está funcionando, com algumas restrições.
Havendo mudanças sobre a situação, comunicaremos aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
140 Comentários
Suely
Boa tarde amigos do CP
Estaremos em Paris a partir do dia 9/12 e também iremos de trem pra Bruxelas, não vamos mudar nossos planos, apenas evitaremos os lugares muito turísticos, a vida continua e temos fé que tudo se tranquilize. Gostaríamos muito de ver os mercados de Natal.
Kamylla
Obrigada pelas informações, Lina e Rodrigo!! Muito triste com o que aconteceu em Paris. Tenho viagem marcada para o dia 18/11 e pretendo ir. Espero que os principais museus e monumentos já estejam reabertos. Adorei a ideia do grupo de whatsapp! Tbm quero participar. Força, Paris!!!
Rodrigo Lavalle
Kamylla, em princípio eles ficam fechados até o dia 17/11 mas as decisões estão sendo diárias.
Abraços.
ana carolina falcao
Ola! Profundamente triste com todos acontecimentos ocorridos. Eu e meu marido estamos com viagem marcada para 10/12. Estamos apreensivos, mas iremos sim. Gostaria de participar do grupo de Whats tambem.
Amo a cidade e quero aproveitar bem minha viagem.
Obrigada
Ingrid
Chegarei em Paris dia 22/12 e dia 27/12 irei pegar um trem para Bruxelas, porém estou super apreensiva com toda essa situação. Espero que tudo se acalme e nada mais de ruim aconteça.
Anderson
Olá, amigos(as) da CP,
Triste com os acontecimentos aí!!!
Chegaremos Dia 14/12 em Paris e não estamos pensando em cancelar…
Achei ótimo a ideia de criar o grupo no WhatsApp, para estarmos atualizados com a situação! Caso vcs criem o grupo gostaria de participar.
Abraços!
Fiquem com Deus
tania moulard
tenho viagem marcada para 27/12, gostaria de participar do wats, como faço? ainda continuo com a viagem marcada.obrigada.
Aline
Olá.
Acredito que não abrirá ainda, mas como não encontrei informações mais concretas, talvez poderiam me ajudar. O Marché du Noel da Champs deveria iniciar hoje. Adiado? Cancelado?
Além disso, para ingressos comprados pra Torre Eiffel, Versailles e Disney que não poderão ser usados – último dia em Paris é terça-feira – tem alguma dica sobre o que fazer?
Lina
Queridos leitores
Hoje, domingo, o dia está ensolarado e lindo. Saí cedo para passear por Montmartre. Ontem, um dia após o atentado, saí de casa para sentir a cidade e seus habitantes. Caminhei pela Opera, pelo jardim Tuileries, pela praça Concorde. Ontem e hoje a impressão é a mesma. A vida continua.
Estamos preparando um artigo que publicaremos hoje ainda. Nele fazemos um resumo da situação com as informações disponíveis até agora.
Aguardem.
Vanessa
Acho ótima a ideia do grupo no wpp. Chego em Paris dia 10/12. Como a Lina disse, a vida continua, não estou pensando em cancelar, a não ser que a situação se agrave.
Nydia
Olá, td bem
Estaremos em Paris no dia 25/12, no Natal.
Será que a Torre Eiffel estara aberta.
Iremos passar só o dia em Paris , pois a noite embarcaremos a Tel Aviv.
O que nos sugerem para darmos um role rapidinho.
Tipo das 11 as 17hrs?
Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Nydia, provavelmente sim mas, com a situação atual, nada é certo. É preciso verificar os sites oficiais diariamente a fim de saber o que está aberto.
Abraços.