Os atentados terroristas de ontem em Paris trazem medo e dúvidas para os turistas que visitam ou pretendem visitar a França, sobretudo a capital. A situação ainda é confusa nesse início de sábado. Abaixo algumas informações para ajudar os brasileiros que estão em Paris ou planejam vir.
Voos:
Os aeroportos e estações ferroviárias em Paris e na França funcionam normalmente com reforço da segurança.
- A Air France manteve todos os voos de e para a França. Porém atrasos devem ocorrer em função do aumentos dos procedimentos de segurança nos aeroportos – é recomendável chegar com muita antecedência nos aeroportos. Antes de ir para o aeroporto, você pode checar o status do seu voo no site da companhia (aqui).
- Passageiros com passagem marcada para Paris entre hoje (14) e amanhã (15) podem adiar a ida até o dia 22/11, sem custos, pelo site da companhia. Ou, se preferir adiar a viagem para além do dia 22 ou modificar o destino da viagem, podem solicitar um voucher, que dá direito a uma nova passagem.
- Para os passageiros com passagem marcada para depois do dia 15, a troca de passagens ou o cancelamento da viagem poderá ser feito de acordo com as condições do bilhete comprado.
- Até 12h20, horário de Paris, a TAM não tinha nenhum comunicado oficial publicado sobre a situação. Entrei em contato com a Ouvidoria da companhia, e fui informada que todos os voos estão mantidos. Quem quiser alterar a data da passagem poderá fazer de acordo com as condições do bilhete comprado.
Segurança em Paris:
A situação ainda é confusa. As autoridades aconselham os habitantes de Paris (e turistas na cidade) a ficar em casa por enquanto. As ruas estão mais vazias do que o habitual, mas há pessoas circulando e o comércio começa aos poucos a abrir as portas. É recomendável evitar locais de aglomeração.
O Consulado do Brasil em Paris recomenda que “em atenção às orientações das autoridades locais, recomendamos, ainda, que os cidadãos restrinjam a circulação pelas ruas da capital francesa e pelo país, até que a situação se normalize.” O telefone de plantão do consulado é +33680123234, mas apenas atendem chamados de pessoas em situação de risco (roubo, morte, retenção, detenção ou desaparecimentos de pessoas).
Por medida de segurança, o presidente François Hollande decretou “Estado de Urgência”, o que significa, entre outras coisas, o fechamento de diversos espaços públicos:
- Escolas, mercados de rua, bibliotecas e órgãos públicos estão fechados neste fim de semana.
- Os museus em Paris estão fechados até dia 17/11
- Manifestações nas ruas estão proibidas até o dia 19/11
- A maioria das lojas fecharam suas portas durante o fim de semana. Galeries Lafayette e Printemps abriram as lojas do Boulevard Haussmann no inicio de sábado, mas fecharam depois.
- O transporte público em Paris está funcionando, com algumas restrições.
Havendo mudanças sobre a situação, comunicaremos aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
140 Comentários
Dayane
Muito obrigada Renata! Um abraço
Renata
Olá pessoal! Estou aqui em Paris desde o dia 8/11. A cidade infelizmente sofreu muito na sexta-feira e todos fomos afetados de alguma forma. Eu, pessoalmente, fiquei muito abalada e assustada. Foi muito difícil. No sábado à situação ainda era esquisita porque as pessoas ainda estavam com medo. Hoje, domingo dia 15/11, parece que Paris está começando a renascer. E acredito que a cada dia esse renascimento estará mais forte. A cidade está cheia e restaurantes e cafés abertos.Meu conselho para aqueles que têm viagem marcada: venham! Provavelmente vocês não perceberão nada de muito diferente. Alguns até falarão que está tudo normal. A partir de quarta-feira as principais atrações turísticas estarão reabertas. O policiamento está ainda mais reforçado e a cada 2 minutos, é possível escutar um carro de polícia passando. Paris só está diferente para aqueles, que assim como eu, vivenciaram o dia 13/11.
Denis Carlos
Eu também gostei da ideia do grupo do whatsapp!! Pois sei que assim como eu tem muita gente
Com viagem programada para paris. Assim podemos trocar ideias entre nós. E quem sabe de até se juntarmos para sairmos juntos!
Talita
Chegamos em paris dia 23/11, agora nao sei o que fazer se adio ou não, estaremos de lua de mel.
Clarissa
Caríssimos amigos do Conexão, ainda estamos todos chocados com o que aconteceu.
Embarcaríamos no dia 21/11, mas sinceramente NÃO SEI o que fazer. Iria passar meu aniversário de 10 anos de casamento nessa cidade que eu amo! Imagino a dor dos parisienses, que em brevê enterrarão seus filhos.
O que vcs fariam, amigos? Manteriam a viagem?
Grata
Cristiane Pereira
Lina e amigos do CP,
se de cá estou com o coração arrasado, me sentindo atingida e devastada por essa onda de terror, imagino vcs aí como devem estar, entre apreensivos e perplexos.
Apesar da descrença no “estado de coisas”, sigo amando nossa Paris. Seguimos todos, tenho certeza. Que Deus proteja nossa Cidade-Luz e, sobretudo, conforte os que sofrem a perda de seus entes queridos.
Dayane
Olá! Estou com viagem programada para amanhã e devo chegar em Paris dia 16 por volta de 12:30. Apesar de todo o ocorrido não quero deixar de ir. Programei essa viagem faz tempo e não tenho como remarcar. Será que ainda está muito inseguro? Imagino que com todo o reforço na segurança os pontos turísticos voltem a funcionar ao longo da semana. Será que a partir doa dia 18 os museus reabrirão? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Dayane, em princípio, os museus e monumentos reabrem a partir do dia 17/11. Fica atenta aos sites oficiais e páginas Facebook dos locais.
Abraços.
Bia
Boa noite CP! O que vocês sabem a respeito do toque de recolher?! Sabem até quando irá durar?!
Rodrigo Lavalle
Bia, não há toque de recolher, as pessoas podem circular livremente durante todo o dia e noite. Leia nosso novo artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/11/15/atentados-em-paris-atualizacoes.
Abraços.
Juliana
Adorei a ideia do WhatsApp. Estou chegando na França dia 30/12. Espero que não aconteça mais nada e que os feridos se recuperem o mais rápido possível. Vi sobre doações de sangue por la, turistas podem doar?
Flavia Lopes
Em tempo: espero que vocês do Conexão estejam bem. Fiquem com Deus!
Rodrigo Lavalle
Flavia, estamos todos bem. Obrigado.