Os atentados terroristas de ontem em Paris trazem medo e dúvidas para os turistas que visitam ou pretendem visitar a França, sobretudo a capital. A situação ainda é confusa nesse início de sábado. Abaixo algumas informações para ajudar os brasileiros que estão em Paris ou planejam vir.
Voos:
Os aeroportos e estações ferroviárias em Paris e na França funcionam normalmente com reforço da segurança.
- A Air France manteve todos os voos de e para a França. Porém atrasos devem ocorrer em função do aumentos dos procedimentos de segurança nos aeroportos – é recomendável chegar com muita antecedência nos aeroportos. Antes de ir para o aeroporto, você pode checar o status do seu voo no site da companhia (aqui).
- Passageiros com passagem marcada para Paris entre hoje (14) e amanhã (15) podem adiar a ida até o dia 22/11, sem custos, pelo site da companhia. Ou, se preferir adiar a viagem para além do dia 22 ou modificar o destino da viagem, podem solicitar um voucher, que dá direito a uma nova passagem.
- Para os passageiros com passagem marcada para depois do dia 15, a troca de passagens ou o cancelamento da viagem poderá ser feito de acordo com as condições do bilhete comprado.
- Até 12h20, horário de Paris, a TAM não tinha nenhum comunicado oficial publicado sobre a situação. Entrei em contato com a Ouvidoria da companhia, e fui informada que todos os voos estão mantidos. Quem quiser alterar a data da passagem poderá fazer de acordo com as condições do bilhete comprado.
Segurança em Paris:
A situação ainda é confusa. As autoridades aconselham os habitantes de Paris (e turistas na cidade) a ficar em casa por enquanto. As ruas estão mais vazias do que o habitual, mas há pessoas circulando e o comércio começa aos poucos a abrir as portas. É recomendável evitar locais de aglomeração.
O Consulado do Brasil em Paris recomenda que “em atenção às orientações das autoridades locais, recomendamos, ainda, que os cidadãos restrinjam a circulação pelas ruas da capital francesa e pelo país, até que a situação se normalize.” O telefone de plantão do consulado é +33680123234, mas apenas atendem chamados de pessoas em situação de risco (roubo, morte, retenção, detenção ou desaparecimentos de pessoas).
Por medida de segurança, o presidente François Hollande decretou “Estado de Urgência”, o que significa, entre outras coisas, o fechamento de diversos espaços públicos:
- Escolas, mercados de rua, bibliotecas e órgãos públicos estão fechados neste fim de semana.
- Os museus em Paris estão fechados até dia 17/11
- Manifestações nas ruas estão proibidas até o dia 19/11
- A maioria das lojas fecharam suas portas durante o fim de semana. Galeries Lafayette e Printemps abriram as lojas do Boulevard Haussmann no inicio de sábado, mas fecharam depois.
- O transporte público em Paris está funcionando, com algumas restrições.
Havendo mudanças sobre a situação, comunicaremos aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
140 Comentários
Flavia Lopes
Deixei Paris há menos de 1 mês e fico muito triste com tudo isto acontecendo. Já havia um número significativo de policiais (acho que militares)nos locais que fui. Muito triste mesmo, não consigo enxergar a França de hoje como um país de guerra.
Laura
Riany, minha situação é parecida, e apesar de não ser lua de mel, estarei com toda minha família para passar o natal. Nós estamos na dúvida sobre cancelar a viagem ou não, como vc falou por ainda faltarem alguns dias… Se cancelarmos perderemos bastante dinheiro, pois já estava tudo pago e fechado! Estamos apreensivos 🙁
Riany
Olá! Que horror td isso! Muito triste! Estamos com tudo pago para passar a lua de mel em Paris, chegamos ai dia 5/12. Será que até lá as coisas vão estar mais calmas por ai?! Não estamos pensando emcancelar a nossa viagem para ai de forma alguma, mas como ainda faltam alguns dias imagino que dee estar mais tranquilo! O que vcs acham? Obrigada! Abraços
Laura
Gosto da ideia do grupo do whatsapp!! Pois sei que assim como eu tem muita gente
Com viagem programada para paris. Assim podemos trocar ideias entre nós.
Lucio V A Abreu
Oi Lina! Gostaria de dar uma ideia: criar um grupo no WhatsApp para o pessoal que está em Paris ou que já tem viagem programada, para podermos nos mantermos em contato. Um grupo dos leitores do Conexão Paris! Não sei qual seu posicionamento em relação a isso. Acho que seria bem útil para todos!
Lucio V A Abreu
Regina Alice Correa, também vou chegar em Paris dia 27/12 com esposa! Estou na mesma situação que você! Acho que devemos aguardar alguns dias para ver a evolução da situação. É uma pena. Inacreditável o que o ser humano pode fazer!
Sophia
Hugo, “fronteira fechada” não significa que ninguém entra ou sai, e sim que ninguém passa sem o controle de passaportes. Esse ato se refere ao espaço Schengen, já que nele a circulação de pessoas e mercadorias é livre – por exemplo, se você estiver vindo de Madrid para Paris não haveria controle de passaporte, mas com a “fronteira fechada” passa a ter. O Reino Unido não faz parte do espaço Schengen, portanto a fronteira já é “fechada” – ou seja, sempre há controle de passaporte. Para poder acessar a sala de embarque do Eurostar em Londres você estará saindo do Reino Unido e terá seu passaporte verificado pela aduana francesa.
Hugo
Olá, descobrimos o site através de dica de amigos.
Estou em Londres e irei a Paris segunda-feira 16/11. Chego pelo Eurostar em Gard du Nord, este local preocupa haja vista a movimentação turistas no local. Fronteiras fechadas influencia neste caso, do eurostar? Abraços
Rodrigo Lavalle
Gabriel, “fronteiras fechadas” significa que todos (inclusive quem é morador da União Europeia) passará por controle rigoroso de passaporte e documentos nas fronteiras e nos aeroportos franceses. Tenha todos os documentos necessários para entrar na França. Leia o nosso artigo sobre esses documentos: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas.
Abraços.
Regina Alice Correa
Deveremos chegar em Paris dia27/12 com toda familia.Mas, estamos apavorados.O Papa diz ser o começo da 3a. Guerra mundial.Creio que outros atentados virão.E não estou tranquila em relação a segurança da França
Vivian
Voltei de Paris a duas semanas, e uma coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de soldados bem armados perto dos pontos turísticos. Pensei que eles estavam com suspeita de atentado, mas me informaram que era assim mesmo. Ainda assim, esses terroristas conseguiram. Bando de covardes. Mas tudo há de passar, e espero com fé que venham dias melhores e permanentes. Um abraço a toda a equipe do CP, vocês fizeram toda a diferença na minha viagem! Deixo um abraço também para a Telma e sua família, que fez o nosso transporte do aeroporto/apto/aeroporto, e aos meninos do A la Parisienne, Vinicius e Eduardo. Todos gente boníssima e eficiente!