Os atentados terroristas de ontem em Paris trazem medo e dúvidas para os turistas que visitam ou pretendem visitar a França, sobretudo a capital. A situação ainda é confusa nesse início de sábado. Abaixo algumas informações para ajudar os brasileiros que estão em Paris ou planejam vir.
Homenagem aos mortos nos atentados de 13 de novembro em Paris. Foto: ShutterStcok
Voos:
Os aeroportos e estações ferroviárias em Paris e na França funcionam normalmente com reforço da segurança.
- A Air France manteve todos os voos de e para a França. Porém atrasos devem ocorrer em função do aumentos dos procedimentos de segurança nos aeroportos – é recomendável chegar com muita antecedência nos aeroportos. Antes de ir para o aeroporto, você pode checar o status do seu voo no site da companhia (aqui).
- Passageiros com passagem marcada para Paris entre hoje (14) e amanhã (15) podem adiar a ida até o dia 22/11, sem custos, pelo site da companhia. Ou, se preferir adiar a viagem para além do dia 22 ou modificar o destino da viagem, podem solicitar um voucher, que dá direito a uma nova passagem.
- Para os passageiros com passagem marcada para depois do dia 15, a troca de passagens ou o cancelamento da viagem poderá ser feito de acordo com as condições do bilhete comprado.
- Até 12h20, horário de Paris, a TAM não tinha nenhum comunicado oficial publicado sobre a situação. Entrei em contato com a Ouvidoria da companhia, e fui informada que todos os voos estão mantidos. Quem quiser alterar a data da passagem poderá fazer de acordo com as condições do bilhete comprado.
Segurança em Paris:
A situação ainda é confusa. As autoridades aconselham os habitantes de Paris (e turistas na cidade) a ficar em casa por enquanto. As ruas estão mais vazias do que o habitual, mas há pessoas circulando e o comércio começa aos poucos a abrir as portas. É recomendável evitar locais de aglomeração.
O Consulado do Brasil em Paris recomenda que “em atenção às orientações das autoridades locais, recomendamos, ainda, que os cidadãos restrinjam a circulação pelas ruas da capital francesa e pelo país, até que a situação se normalize.” O telefone de plantão do consulado é +33680123234, mas apenas atendem chamados de pessoas em situação de risco (roubo, morte, retenção, detenção ou desaparecimentos de pessoas).
Por medida de segurança, o presidente François Hollande decretou “Estado de Urgência”, o que significa, entre outras coisas, o fechamento de diversos espaços públicos:
- Escolas, mercados de rua, bibliotecas e órgãos públicos estão fechados neste fim de semana.
- Os museus em Paris estão fechados até dia 17/11
- Manifestações nas ruas estão proibidas até o dia 19/11
- A maioria das lojas fecharam suas portas durante o fim de semana. Galeries Lafayette e Printemps abriram as lojas do Boulevard Haussmann no inicio de sábado, mas fecharam depois.
- O transporte público em Paris está funcionando, com algumas restrições.
Havendo mudanças sobre a situação, comunicaremos aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
140 Comentários
Marielena Alves Ferreira
Lina, Rodrigo e a toda equipe do conexão obrigado por nos manter informados, parabéns pelo profissionalismo. Sigo à muito tempo o conexão e adoro!… cuidem-se! Nossa chegada está programada para 08/12… e estamos amedrontados com tanto extremismo…mas nossos pensamentos estão com as famílias para que encontrem força para superar a dor! Abraços.
Laissa
Embarcamos para Paris hoje, não conseguimos alterar o voo pela TAM. Estamos aflitos, mas agora é encarar a viagem e rezar. Uma pena, a cidade não será a mesma!
Aline saraiva
Muito triste o que aconteceu , estamos em viagem em Paris desde o dia 10, estou no 10.º arrondissement de Paris, ontem estavamos chegando no hotel vimos nuitas ambulancias passando , e so qnd ligamos a tv percebemos o que tinha ocorrido!estamos no hotel desde entao, paris é uma cidade belíssima, um
Berço cultural …. No ano passado estive aqui tambem, mas somente por 3 dias , e ficou aquele gostinho de queir mais…ja que aqui tem -se nuitas coisas a conhecer / fazer, bom resolvemos voltar esse ano…… Nao tenho a vivencia de um parisiense, mas turisticamente percebi uma certa mudança na cidade, muitos imigrantes na rua, estaçoes de metro cheias de pessoas ociosas, na espreita, muitos furando fila, pulanda a catraca, muita fiacalizaçao… Inclusive fomos quase vitima de um grupo de batedores de carteira na estaçao gare do nord, se nao fossem 2 franceses…. Estariamos bo prejuizo agora….. Eles deram vaias dicas de segurança, inclusive se puder evitar as linhas de metro 1, 2 , e tambem o 18, 19 e 20 arrondissement. Estou de partida para barcelona amanha pela air france, o voo esta confirmado, mas estou com medo de ir de metro/ trem/ onibus, vcs do conexao podem me indicar um tranfer? Grata!
Mariana Berutto
Oi Aline, veja na seção Lina Indica as empresas de traslado que indicamos: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/
suely cachoeira
É permissível a cada um de nós morrer pela sua fé, mas não matar por ela!! Paris até breve..não desistirei de ti. Fiquem com Deus..
Paula Moreira
Que tristeza 🙁
Rezo pela cidade e seus habitantes, que a paz triunfe e o amor regenere.
Obrigada pelas informações Lina. Que Deus a proteja.
Saulo
Minha solidariedade e respeito aos franceses e, em especial, aos parisienses. Vive la France!
Ao Conexão Paris obrigado por, mesmo em um momento de profunda dor, se preocupar em confortar e prestar informações a turistas que se encontram ou que estão a caminho de Paris.
Cristiane Cardozo
Meus sentimentos a todos que perderam suas vidas de forma bruta e irracional e força aos seus familiares.
#somostodoum
Adriana
Lina, familiares e amigos do CP que moram em Paris por favor se cuidem.
Maira Maes
Lima e toda equipe. Estamos muito tristes com tudo. Fiquem bem. Muito obrigado pelo compromisso com seus leitores, que me incluo, e que, como vocês, são apaixonados por Paris. Vocês estão demonstrando mais uma vez o quanto especiais, com essas informações importantes em um momento desses. Grande abraço carinhoso a todos.
Maira Maes Coelho
Adriana
Incrivel como a Franca e vulneravel. Pensei que o governo Frances iria investir mais em Servico de Inteligencia depois do caso em janeiro. Quando vi a noticia na internet a primeira coisa que me veio a cabeca foi ” de novo “. E assustador. Principalmente, que muitos desses terroristas terem cidadania Francesa . Qual a razao? Por que estao contra o pais onde nasceram? Gosto muito da Franca. Principalmente, de Paris. Tenho vontade de passar um tempo ai apos minha aposentadoria. Mas, acho que vou escolher o interior do pais. Se tivesse de Viagem marcada hoje cancelaria com certeza.