Os atentados terroristas de ontem em Paris trazem medo e dúvidas para os turistas que visitam ou pretendem visitar a França, sobretudo a capital. A situação ainda é confusa nesse início de sábado. Abaixo algumas informações para ajudar os brasileiros que estão em Paris ou planejam vir.
Voos:
Os aeroportos e estações ferroviárias em Paris e na França funcionam normalmente com reforço da segurança.
- A Air France manteve todos os voos de e para a França. Porém atrasos devem ocorrer em função do aumentos dos procedimentos de segurança nos aeroportos – é recomendável chegar com muita antecedência nos aeroportos. Antes de ir para o aeroporto, você pode checar o status do seu voo no site da companhia (aqui).
- Passageiros com passagem marcada para Paris entre hoje (14) e amanhã (15) podem adiar a ida até o dia 22/11, sem custos, pelo site da companhia. Ou, se preferir adiar a viagem para além do dia 22 ou modificar o destino da viagem, podem solicitar um voucher, que dá direito a uma nova passagem.
- Para os passageiros com passagem marcada para depois do dia 15, a troca de passagens ou o cancelamento da viagem poderá ser feito de acordo com as condições do bilhete comprado.
- Até 12h20, horário de Paris, a TAM não tinha nenhum comunicado oficial publicado sobre a situação. Entrei em contato com a Ouvidoria da companhia, e fui informada que todos os voos estão mantidos. Quem quiser alterar a data da passagem poderá fazer de acordo com as condições do bilhete comprado.
Segurança em Paris:
A situação ainda é confusa. As autoridades aconselham os habitantes de Paris (e turistas na cidade) a ficar em casa por enquanto. As ruas estão mais vazias do que o habitual, mas há pessoas circulando e o comércio começa aos poucos a abrir as portas. É recomendável evitar locais de aglomeração.
O Consulado do Brasil em Paris recomenda que “em atenção às orientações das autoridades locais, recomendamos, ainda, que os cidadãos restrinjam a circulação pelas ruas da capital francesa e pelo país, até que a situação se normalize.” O telefone de plantão do consulado é +33680123234, mas apenas atendem chamados de pessoas em situação de risco (roubo, morte, retenção, detenção ou desaparecimentos de pessoas).
Por medida de segurança, o presidente François Hollande decretou “Estado de Urgência”, o que significa, entre outras coisas, o fechamento de diversos espaços públicos:
- Escolas, mercados de rua, bibliotecas e órgãos públicos estão fechados neste fim de semana.
- Os museus em Paris estão fechados até dia 17/11
- Manifestações nas ruas estão proibidas até o dia 19/11
- A maioria das lojas fecharam suas portas durante o fim de semana. Galeries Lafayette e Printemps abriram as lojas do Boulevard Haussmann no inicio de sábado, mas fecharam depois.
- O transporte público em Paris está funcionando, com algumas restrições.
Havendo mudanças sobre a situação, comunicaremos aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
140 Comentários
Marielena Alves Ferreira
Lina, Rodrigo e a toda equipe do conexão obrigado por nos manter informados, parabéns pelo profissionalismo. Sigo à muito tempo o conexão e adoro!… cuidem-se! Nossa chegada está programada para 08/12… e estamos amedrontados com tanto extremismo…mas nossos pensamentos estão com as famílias para que encontrem força para superar a dor! Abraços.
Laissa
Embarcamos para Paris hoje, não conseguimos alterar o voo pela TAM. Estamos aflitos, mas agora é encarar a viagem e rezar. Uma pena, a cidade não será a mesma!
Aline saraiva
Muito triste o que aconteceu , estamos em viagem em Paris desde o dia 10, estou no 10.º arrondissement de Paris, ontem estavamos chegando no hotel vimos nuitas ambulancias passando , e so qnd ligamos a tv percebemos o que tinha ocorrido!estamos no hotel desde entao, paris é uma cidade belíssima, um
Berço cultural …. No ano passado estive aqui tambem, mas somente por 3 dias , e ficou aquele gostinho de queir mais…ja que aqui tem -se nuitas coisas a conhecer / fazer, bom resolvemos voltar esse ano…… Nao tenho a vivencia de um parisiense, mas turisticamente percebi uma certa mudança na cidade, muitos imigrantes na rua, estaçoes de metro cheias de pessoas ociosas, na espreita, muitos furando fila, pulanda a catraca, muita fiacalizaçao… Inclusive fomos quase vitima de um grupo de batedores de carteira na estaçao gare do nord, se nao fossem 2 franceses…. Estariamos bo prejuizo agora….. Eles deram vaias dicas de segurança, inclusive se puder evitar as linhas de metro 1, 2 , e tambem o 18, 19 e 20 arrondissement. Estou de partida para barcelona amanha pela air france, o voo esta confirmado, mas estou com medo de ir de metro/ trem/ onibus, vcs do conexao podem me indicar um tranfer? Grata!
Mariana Berutto
Oi Aline, veja na seção Lina Indica as empresas de traslado que indicamos: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/
suely cachoeira
É permissível a cada um de nós morrer pela sua fé, mas não matar por ela!! Paris até breve..não desistirei de ti. Fiquem com Deus..
Paula Moreira
Que tristeza 🙁
Rezo pela cidade e seus habitantes, que a paz triunfe e o amor regenere.
Obrigada pelas informações Lina. Que Deus a proteja.
Saulo
Minha solidariedade e respeito aos franceses e, em especial, aos parisienses. Vive la France!
Ao Conexão Paris obrigado por, mesmo em um momento de profunda dor, se preocupar em confortar e prestar informações a turistas que se encontram ou que estão a caminho de Paris.
Cristiane Cardozo
Meus sentimentos a todos que perderam suas vidas de forma bruta e irracional e força aos seus familiares.
#somostodoum
Adriana
Lina, familiares e amigos do CP que moram em Paris por favor se cuidem.
Maira Maes
Lima e toda equipe. Estamos muito tristes com tudo. Fiquem bem. Muito obrigado pelo compromisso com seus leitores, que me incluo, e que, como vocês, são apaixonados por Paris. Vocês estão demonstrando mais uma vez o quanto especiais, com essas informações importantes em um momento desses. Grande abraço carinhoso a todos.
Maira Maes Coelho
Adriana
Incrivel como a Franca e vulneravel. Pensei que o governo Frances iria investir mais em Servico de Inteligencia depois do caso em janeiro. Quando vi a noticia na internet a primeira coisa que me veio a cabeca foi ” de novo “. E assustador. Principalmente, que muitos desses terroristas terem cidadania Francesa . Qual a razao? Por que estao contra o pais onde nasceram? Gosto muito da Franca. Principalmente, de Paris. Tenho vontade de passar um tempo ai apos minha aposentadoria. Mas, acho que vou escolher o interior do pais. Se tivesse de Viagem marcada hoje cancelaria com certeza.