Yannick Alléno, ex-chefe estrelado do famoso Hotel Meurice, abriu em Paris um bistrô chamado Terroir Parisien onde ele privilegia os produtos franceses e antigas receitas culinárias.
O restaurante se encontra no Quartier Latin em prédio muito conhecido chamado Maison de la Mutualité. O espaço agradável tem a assinatura do arquiteto francês Jean Michel Wilmotte. As mesas se organizam em torno de um grande bar central.
Você pode escolher as cadeiras do bar, onde poderá pedir sanduíches, opções mais baratas e rápidas.
O cardápio servido nas mesas oferece realmente as tradicionais receitas francesas como sopa de cebola, terrine de fígado de galinha, boudin noir com purê de batatas, lagosta à l’amoricaine...
Na nossa mesa, uma amigo decidiu regar seu jantar somente com cerveja para testar esta marca desconhecida e deliciosamente aprovada.
O melhor pedido da noite foi o boudin noir (18 euros) com purê de batatas. Divino.
Eu pedi poire de boeuf aux herbes et tourte de pommes de terre (23 euros). Não sei o equivalente no Brasil de poire de boeuf. Em bom português trata-se de bife de carne de vaca com salada e torta folhada de batatas. A torta estava excelente.
As sobremesas, gostosas: mousse de chocolate com tangerina caramelizada (7 euros).
Framboesas e sorvete (8 euros).
Veja o cardápio e todos os preços aqui.
Vale a pena? Vale. Não é todos os dias que provamos a cozinha de um chefe 3 estrelas no guia Michelin. O ambiente é descontraído, atendimento risonho. Um conselho: reserve (clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Terroir Parisien). O restaurante tem dois serviços almoço e jantar e fica lotado.
Terroir Parisien: Maison de la Mutualité, 24 rue Saint-Victor, 75005 Paris – Tel. 01 44 31 54 54. Aberto todos os dias à partir das 12h.
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Terroir Parisien
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
33 Comentários
Marcia Lube
Estive lá ontem.
Espaço moderno e agradável.
Atendentes simpáticas.
Pedimos Cabillaud, prato leve, apresentação charmosa.
Sobremesas deliciosas, ainda mais acompanhadas de uma taça de Jurançon.
E a surpresa final vem com a conta : bom demais !
Gil
Lina,
poire de bouef já foi muito bem explicado pela Sueli. E boudin noir, qual é a melhor “tradução”? Vou nesse restaurante em duas semanas e darei meu depoimento. Bjs, Gil
Lina
Gol
boudin noir é um embutido feito com o sangue do porco.
Beth
Lina
Anotadíssimo no meu molekine via CP, rsrsr
Mês que vem estarei lá…
Lina
Beth
Estamos te esperando…
Sueli OVB
Não, Madá, não foi aqui no CP que vi essa dica!
Fui ao post que você indicou e tenho certeza que não o tinha visto.
Eu tenho o hábito de creditar as fontes das minhas anotações, mas nessa não tem nada. Lembrava que já tinha ouvido ouvido falar do restaurante, sou fã do Yannick Alléno, cheguei a pegar o moleskine para anotar a dica da Lina, mas o endereço já estava lá.
Melhor assim, há dica e confirmação da dica.
A conferir, sem demora!
Beijo, Madá!
Madá
Sueli OVB, deve ter sido aqui no CP mesmo, eu até fiz um comentário lá no post em março… Preciso melhorar minhas anotações e via molesquine também!
Madá
É verdade Rosalia e Regina! A Lina já tinha falado desse restaurante em março, ela está sempre antenada! Achei o link:
https://www.conexaoparis.com.br/2012/03/26/bistro-de-yanick-alleno/
Regina Vasconcelos
Fui em abril, com a dica dada aqui mesmo, se não me engano, um charme o lugar, boa comida e acessível!
Rosalia Velloso
Sueli OVB e Madá, a Lina já havia falado neste restaurante aqui no CP. Eu também já tinha ele anotado, não num moleskine, mas no meu querido e bagunçado caderninho…
Sueli OVB
Eu também já tinha esse restaurante anotado no meu moleskine, Madá. Mas não lembro de onde tirei a informação, mas ela está em destaque.
Madá
Lina, adorei saber que você aprovou. Esse restaurante já estava na minha lista por eu ter achado uma matéria sobre ele bem boa, com preço também:
http://myparisnotebook.com/2012/05/28/terroir-parisien-yannick-allenos-farm-to-table-bistro-in-paris/
Agora com seu aval vou tentar experimentar, fica perto da minha querida Cardinal Lemoine.