Yannick Alléno, ex-chefe estrelado do famoso Hotel Meurice, abriu em Paris um bistrô chamado Terroir Parisien onde ele privilegia os produtos franceses e antigas receitas culinárias.
O restaurante se encontra no Quartier Latin em prédio muito conhecido chamado Maison de la Mutualité. O espaço agradável tem a assinatura do arquiteto francês Jean Michel Wilmotte. As mesas se organizam em torno de um grande bar central.
Você pode escolher as cadeiras do bar, onde poderá pedir sanduíches, opções mais baratas e rápidas.
O cardápio servido nas mesas oferece realmente as tradicionais receitas francesas como sopa de cebola, terrine de fígado de galinha, boudin noir com purê de batatas, lagosta à l’amoricaine...
Na nossa mesa, uma amigo decidiu regar seu jantar somente com cerveja para testar esta marca desconhecida e deliciosamente aprovada.
O melhor pedido da noite foi o boudin noir (18 euros) com purê de batatas. Divino.
Eu pedi poire de boeuf aux herbes et tourte de pommes de terre (23 euros). Não sei o equivalente no Brasil de poire de boeuf. Em bom português trata-se de bife de carne de vaca com salada e torta folhada de batatas. A torta estava excelente.
As sobremesas, gostosas: mousse de chocolate com tangerina caramelizada (7 euros).
Framboesas e sorvete (8 euros).
Veja o cardápio e todos os preços aqui.
Vale a pena? Vale. Não é todos os dias que provamos a cozinha de um chefe 3 estrelas no guia Michelin. O ambiente é descontraído, atendimento risonho. Um conselho: reserve (clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Terroir Parisien). O restaurante tem dois serviços almoço e jantar e fica lotado.
Terroir Parisien: Maison de la Mutualité, 24 rue Saint-Victor, 75005 Paris – Tel. 01 44 31 54 54. Aberto todos os dias à partir das 12h.
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Terroir Parisien
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
33 Comentários
Nilza Freire
Lina, obrigada! Em algumas semanas darei meu feedback, quem sabe diretamente de lá!
Lina
Nilza
Até breve.
Mari
Realmente delicioso! Em julho, meu marido e eu fomos a esse restaurante, e o que comemos ficou na lembrança. Comi um robalo com legumes a julienne com um molho de manteiga (parece que não está no novo cardápio) simplesmente di-vi-no!!! Meu marido comeu uma carne super macia (ele disse que estava do céu) e para as nossas pequenas pedimos um pure de batatas ( o mais gostoso e cremoso que ja experimentei) e o chef do dia, muito gentilmente preparou um frango grelhado para acompanhar. De sobremesa frutas da estação, morangos. Recomendamos!!!!
Sueli OVB
É verdade, Eymard, eles cortam o animal de forma diferente da nossa!
Mas descobri, agora, que esse tal de miolo de alcatra, entre nós, tem três cortes e um deles é o “coração” da alcatra, que penso ser mais semelhante a uma pera e o que deu origem ao bife que Lina saboreou. Para mim, a alcatra e o músculo são as partes mais saborosas do boi.
Veja essas informações:
“A alcatra é o corte constituído das massas musculares entre o lombo e o coxão. Fica na parte final (traseira) do lombo do boi. O corte é obtido na parte anterior da articulação do cóccix, por separação à faca.
A peça inteira da alcatra mede em média 80 centímetros e contém cinco tipos de cortes bem distintos em seu interior. As mais conhecidas e festejadas são a picanha, que virou sinônimo de churrasco, e a maminha, macia, suculenta (não para bifes) e ideal para assados e carne de panela. Retirando-as da alcatra, sobra o miolo da alcatra, de onde se obtêm mais três cortes importantes. O mais nobre é o tender-steak, que pesa em média 150 gramas (que pena) e existe apenas um por peça de alcatra. Sua retirada é estratégica, pois sem isso não se chega aos dois cortes do miolo da alcatra: baby-beef e o olho/coração, carnes de sabor acentuado, que devem ser cortadas em bifes grossos (largura de dois dedos) antes de ir à grelha.”
Lina
Sueli OVB
Obrigada pela pesquisa.
eymard
Sueli, acho que voce encontrou o Poire! Parece que é lá mesmo. Pelo desenho, embora os cortes sejam um pouco diferentes, está na altura do que chamamos de “miolo de alcatra”.
Muito boa dica, Lina. Lugar excelente valendo um passeio devagarneando pela regiao.
Sueli OVB
Lina, suponho que aqui, o equivalente ao poire de boeuf, é o nosso miolo de alcatra. Encontrei esses dois links, que julgo poderem esclarecer: http://www.grosdoit.com/default.asp?file=pg24-1_fr#araignee
http://tesreves.blogspot.com.br/2011/05/cortes-bovinos-portuguesfrances.html
Lenna, no meu guia gastronômico não há mais onde fazer anotação. Solução: Moleskine
Lina
Sueli OVB
Você tem razão. A carne era bem macia e saborosa.
Evandro Barreto
Excelente novidade. Vamos conferir em novembro.
Abs,
Dodô
Maria das Graças
Lina, que dica! A Maison de la Mutualité está na minha lista e agora sabendo que lá tem um restaurante que serve boudin noir não deixarei de ir para conferir se o boudin é tão bom quanto o servido no L’Assignat, que fica lá na Rue de Guénégaud, no 6º arrond.
Lina
Maria das Graças
Eu gostei demais deste boudin porque ele tiram a pele e servem somente o recheio. Divino.
Maria Helena Ranghetti (Lenna)
Ótima sugestão, Lina! Já está anotado, lá no Guia de Gastronomia do CP, para a próxima!!!
Nara
Olá Lina,
Irei para a França em novembro, ficarei na cidade de Valenciennes, você sabe quanto custo o trem para ir de Valenciennes para Paris?
Desde já obrigada!
Lina
Nara
No site abaixo você encontra todas as informações
http://www.voyages-sncf.com/
Aline Calbar
Amei Lina!!! Ótima dica…