Virou moda em Paris. Não sei se no Brasil também.
Com este objeto você pode fazer mousses doces e salgadas. Os mais exigentes dizem que o sifão descaracteriza a mousse de chocolate. Que a verdadeira deve ser feita com chocolate derretido, clara em neve misturada delicadamente, como manda a tradição.
Eu acho que em momentos de aperto ele quebra bem o galho, até mesmo da respeitável mousse au chocolat.
O sifão é maravilhoso para as famosas verrines bem leves.
Olhem estes exemples que tirei de um excelente site, L’Atelier des Chefs.
O primeiro, uma verrine com abacaxi caramelizado e mousse de manga.
Ou ainda, verrine com mousse preparada com queijo tipo bleu, endives, nozes e pera.
O sifão pode ser comprado nas boas lojas como Lafayette Maison, La Grande Épicérie de Paris. Preço, em torno de 95 euros.
Uma das melhores marcas é a Mastrad. No site dela clique na palavra vídeo, em baixo da página, para ver o funcionamento desta mararavilha.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
57 Comentários
Maria das Graças
Helena, voce sabe onde encontro esses chocolates que voce citou aqui na cidade do Rio?
eymard
Lina: anos atras, no auge do “espumex” espanhol decidi que eu precisava comprar um desses. So para fazer mousse de “melancia” (rs). Comprei. Nunca usei. Anos a frente conheci o CP; o DCPV, Helena, Sueli, Eduluz, Beth/Dodo (comensais) e a gastronomia voltou forte (como sempre digo, gosto mais de comer do que de fazer, mas ate que ja me especializei em arroz basmati – rs). Bem, com esse seu post vou fazer alguma experiencia espumex para ver no que dá. Sera que posso fazer um espumex de basmati?
Helena: dos seus chocolates, todos deliciosos, aprecio demais aquele com recheio “molinho” com frutas, levemente acido (para constratar com o chocolate)…nao sei o nome “tecnico”, mas sei bem como é no paladar!
Eliana
Lina,
Você é realmente incrível nas suas dicas e informações.
Você tem uma receita do autêntico creme brulê?
Na internet tem várias mas nada parecido com os da França.
Assim também é o cassoule. Comi em Carcassone e achei maravilhoso!
A receita que tenho é totalmente diferente.
Muitissimo obrigado por suas informações
Bjos
Eliana
conexaoparis
Eliana
A Sueli OVB já te passou uma receita ótima.
Eu faço o brulé como antigamente, com o ferro quente.
Hoje existe o aparelhinho( lança chamas ) cujo nome não sei em portugués.
Monica Amadeo Lamonato
nossa Helena, deu agua na boca,huuummm
Ja copiei sua receita,
brigadão
bjs
Helena Bauerlein
Pessoal,
Dei os nomes dos chocolates e esqueci do maravilhoso chocolate orgânico brasileiro da gema, digo , do recôncavo baiano: o Amma Felizmente já o encontramos em algumas prateleiras, à venda.
http://www.ammachocolate.com.br
Um abraço.
Livia Cais
Comentário meio nada a ver com o post, mas tô precisando de ajuda!!
Lina querida, você já ouviu falar nos serviços do PARIS-SHUTTLE ? Trata-se de um serviço confiável? Eles oferecem bons preços, devo confiar?!
Obrigada
Beijos
conexaoparis
Lívia
Não os conheço pessoalmente. Mas eles são conhecidos em Paris. Não posso opinar.
Helena Bauerlein
Lina,
Esse sifão é maravilhoso. Eu uso o industrial. A melhor marca é o que vc recomendou, da Mastrad ( todos seus produtos são excelentes).
Para as verrines são perfeitos.
O que foi banido de vez das cozinhas de restaurantes, padarias, pâtisseries, etc, são as claras cruas.Somos proibidos por lei, pelo problema da salmonela. Nós usamos as pasteurizadas.
Em casa elas podem ser substituídas por gelatina ( eu pessoalmente não gosto) .
Uma receita , para quem não tem sifão, que não vai clara e fica muito boa :
– 500 gramas de chocolate de boa procedência ( Callebaut, Valrhona, Belcolade-todos encontrados no Brasil. Dos nacionais, o melhor no momento é o MELKEN ). eu uso o 1/2 amargo.
– 300 gr de creme de leite fresco
Pica bem o chocloate . Aquece o creme de leite até ferver, joga sobre o chocolate e mexe vigorosamente até que o mesmo esteja totalmente dissolvido.
Leva a gelar . Quando estiver sólido , bata ba batedeira 3 a 4 minutos e sua mousse estra pronta.
Pode-se aromatizar com alguma bebida. Eu amo cardamomo em pó, então uso uma pitada dele.
Na verdade é uma ganache.
Bom proveito !
conexaoparis
Helena
Adorei a receita.
Viviane
Lina
Sua atenção, delicadeza e presteza em responder aos comentarios são inacreditaveis.
Você não existe!!!!!
Alexandre
É interessante. Aqui no Brasil também é usado, talvez não tanto quanto na França, mas é uma questão de modismo, como a flor de sal em sobremesas, as espumas, foie gras em cima de tudo… De repente todo mundo passa a fazer a mesma coisa, alguns muito bem, outros, muito mal.
A garrafa sifão custa, por aqui, no mínimo, uns R$ 200,00.
Viviane
Eu já li aqui no CP que quando se recebe amigos em casa na França a pessoa tem que fazer ela mesma todos os pratos, ou seja, não comprar pronto e fazer questão que os convidados saibam disso.
Como moro no Brasil e só vou à França como turista só de ver esses utensilios já me dá preguiça.
Prefiro comprar pronto e se o convidado perguntar eu dô até o endereço.
Desculpa Lina se pareceu indelicado.
Amo seu blog
Beijos baianos.
conexaoparis
Viviane
As francesas podem encomendar um jantar como no Brasil. Podem comprar uma sobremesa dos grandes nomes da gastronomia e o sucesso será certo.
O que não se faz é comprar um prato preparado congelado na Picard e oferecer aos convidados. Encomendar um jantar assinado por um chefe e servir congelados tem uma diferança. A solução de facilidade é mal vista.