O programa Apéro encerra sua 1ª temporada com o clássico dos clássicos dos apéros franceses: a tábua de queijos.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Como montar uma tábua de queijos: o vídeo
Seja em casa ou no bar, a tábua de queijos é a rainha da hora do aperitivo. Prática e deliciosa ela agrada a quase todo mundo. Mas, diante da infinidade de queijos que existem na França (assunto que já discutimos aqui), sempre surgem dúvidas e receios sobre o assunto:
- Quais queijos escolher?
- Qual a ordem certa de degustação?
- Vinho tinto para acompanhar, né?
A chef Karen Goldman nos conta tudo!
E não deixe de assinar o canal do Conexão Paris no YouTube. Toda semana um vídeo novo!
Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Regrinhas para a montagem de uma tábua de queijos
Existem algumas regras de ouro a serem seguidas na hora de compor ou degustar um plateau de queijos:
• Se for compor uma tábua de queijos em casa escolha uma feita dos seguintes materiais: madeira, vidro, cerâmica ou ardósia (minha favorita, como esta aí da foto abaixo). Evite pratos em metal, que podem interferir no sabor do queijo.
• Deixe os queijos fora da geladeira 1 hora antes de servir.
• Separe bem um queijo do outro, não deixe que eles se toquem. Coloque uma faca para cada queijo, para os sabores não se misturarem.
• Para a degustação ficar mais interessante diversifique os formatos, sabores e texturas.
• Uma tábua de queijos clássica deve ter pelo menos um queijo fresco (de cabra, de ovelha, de vaca), um mole (Brie, Camembert), um mais duro (Cantal, Comté, Parmesão) e um queijo azul (Roquefort, Gorgonzola).
Tábua de queijos montada em uma placa de ardósia (o material mais recomendado)
• Há uma ordem a ser respeitada na hora de degustar: do sabor mais suave ao sabor mais forte, no caso acima, o fresco, o mole, o duro e o azul. Por exemplo, partindo de um queijo de cabra fresco até um queijo azul, tipo o roquefort. Assim você prepara seu paladar e não corre o risco de ofuscar o sabor de um queijo com outro.
• Também é uma opção montar um prato inspirado em uma região específica de um país. Ou então todo de uma mesma família: só de queijos moles, só de queijos azuis.
• No mesmo prato você pode colocar, se quiser: manteiga sem sal de boa qualidade, uma geleia não muito doce (evite a de morango), frutas secas.
• E o vinho? Por incrível que possa parecer, o vinho ideal para acompanhar uma tábua de queijos é o branco. A gordura do queijo harmoniza perfeitamente com a acidez dos vinhos brancos, gerando um casamento perfeito que deixa uma agradável sensação de frescor cremoso na boca. A combinação vinho tinto e queijos é desaconselhada, pois os taninos presentes no vinho tinto “matam” o sabor do queijo.
O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
Leia também:
- 25 tipos de queijos franceses
- Quantos tipos de queijo há na França?
- Os queijos franceses e onde comprá-los em Paris
Veja outras receitas do nosso programa Apéro:
- Receita fácil de cake com queijo de cabra e figos
- Receita fácil de torta com tomates secos
- Receita fácil de tapenade
- Receita fácil de cogumelos recheados
- Receita fácil de tomate d’amour
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
12 Comentários
Carolina Nalin
Olá pessoal, trabalho com degustação de queijos premium (temos receitas francesas produzidas no Brasil), se tiverem interesse nosso instagram é queijoseamigos, meu marido fez um curso sensorial de queijos na região de Lyon recentemente. Abraços!
Daniella Figueiredo
Boa tarde, equipe do conexão paris! Gostaria de indicação de restaurantes/brasseries que tenham boas tábuas de queijos para servir. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Daniella, geralmente os restaurantes servem queijos como parte da refeição: depois do prato principal e antes da sobremesa. Não é possível você pedir somente uma tábua de queijos. Para degustar somente tábua de queijos vá aos bares à vins. Sugiro que você vá a queijaria citada nesse artigo. Além de vender queijos, eles têm um espaço para degustação no 2° andar.
Karen
Oi Isabela, muito pertinente sua pergunta, muitos já me questionaram sobre isso. Então vamos lá:
Não, o queijo na França não é apenas consumido após a refeição. Ele é consumido outros momentos também. Como por exemplo na mesa do bar, bebendo uma taça de vinho, é muito comum pedir uma tábua de queijos e frios para acompanhar. Isso pode ser chamado de Apéro e é valido tanto para mesa do bar quanto para a mesa de casa.
Agora, se for uma refeição: entradas, pratos e sobremesas. O queijo deve sim ser servido, invariavelmente, por ultimo logo antes da sobremesa.
qualquer duvida extra estou aqui.
um abraço, Karen.
Isabela Almeida
Karen, tenho uma dúvida. Sempre ouvi dizer que no ritual alimentar dos franceses, queijo não costuma ser aperitivo ou entrada e sim a última etapa da refeição, depois da sobremesa. A tábua de queijos, como aperitivo ou entrada costuma ser coisa de brasileiros, ou é também normal entre os franceses? Minha prima, ao morar na França, em jantar informal entre amigos franceses, no estilo “self-service”, tratou de degustar o queijo como primeira etapa do jantar. Foi advertida por um dos franceses, entretanto, de que aquela iguaria deveria ser apreciada por último. Fiquei confusa… pode me ajudar?
Fátima Ribeiro
adorei a reportagem! adoro queijos!
Lu
Amei as dicas!
Gratidão!
Mônica
Amei a reportagem, maravilhosa, parabéns!!!como sugestão, seria muito legal se dessem continuidade falando das regiões francesas e os queijos típicos!!! Bjos
Rodrigo Lavalle
Mônica, obrigado pelos elogios e pela sugestão.
Ana Laura Magalhães
Adorei as dicas para as tábuas de queijos.
Rodrigo Lavalle
Ana, que bom! Em breve teremos mais vídeos da série Apéro.