Por que a supressão dos sinais de trânsito em Paris? O que motiva esta medida?
A medida pode surpreender, mas a Prefeitura de Paris acabou de tomar a decisão de suprimir os sinais de certos cruzamentos da cidade.
Qual a tese que fundamenta esta escolha?
A primeira vista, a ausência de sinal vermelho para os carros seria uma ameaça suplementar para os pedestres. Mas parece que é exatamente o contrário.
O código oficial prevê que todo pedestre que coloca os pés nas faixas de pedestres tem prioridade. Regra que não é respeitada nas ruas de Paris. Os sinais tricolores, na realidade, aumentam a vulnerabilidade dos pedestres. Ficou provado que os condutores prestam menos atenção aos pedestres e às bicicletas quando os sinais balizam o trajeto.
Eu mesma dirijo com muito mais atenção nas ruas suíças, sem sinais em vários cruzamentos importantes, do que nas ruas de Paris.
O que está por trás da nova proposta da Prefeitura de Paris é uma tese do Massachusetts Institute of Technology (MIT). De acordo com este estudo, 14% dos acidentes acontecem em cruzamentos com sinais tricolores.
A medida
Até 2018, alguns dos 1805 sinais parisienses serão suprimidos. Por enquanto esta medida será aplicada somente nas zonas 30 de Paris (zonas com velocidade máxima 30 km/hora).
Esta mesma medida permitirá também economia de eletricidade e manutenção.
Os sinais serão substituídos por placas e avisos de “cédez le passage” ou “STOP”.
Nesta área Paris está atrasada. Várias cidades francesas já deram este passo, entre elas Bordeaux e Rouen. Em todas elas os resultados são positivos. Quando os sinais são suprimidos, os condutores prestam mais atenção quando se aproximam de uma passagem pedestre. E os pedestres olham duas vezes antes de atravessar uma rua.
As experiências conduzidas em outros países – Estados Unidos e Holanda – revelam que esta medida permite uma redução rápida de 25% de acidentes.
Sem os sinais, todos os usuários, motorizados ou não, se aproximam dos cruzamentos mais lentamente. O que quer dizer que todos assumem melhor a responsabilidade cívica. A medida se encontra dentro da proposta atual de tornar as cidades mais agradáveis, mais calmas, menos perigosas e poluídas.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
5 Comentários
Fernando
Boa noite. Parabens pelo blog, já e ajudou muito em duas viajens que fiz para Paris (2014 e 2015) e estamos indo novamente agora em Maio. Resolvemos alugar um carro que será disponibilizado pela Sixt da estação Montparnasse. Se puder me dar algunas dicas quanto ao trânsito de Paris ate a saída pegando a A10. Iremos ate Angers e de la voltaremos realizando um tour pelo Vale do Loire. Obrigado
Rodrigo Lavalle
Fernando, a dica que posso lhe dar é alugar um carro com GPS.
Mauricio Christovão
Aqui no Patropi, ia morrer muita gente…
Isabela Almeida
Ainda temos que aumentar muito nosso senso de cidadania aqui no Brasil para chegarmos a este estágio da Suíça e da França… Infelizmente, nossos grandes cruzamentos PRECISAM de um sinal de trânsito. Se, com eles, a situação já é temerária, imagina sem…
Ricardo
Ponto de vista interessante. Como leigo, sempre tive a impressão de que o sinal proporciona mais segurança. Quanto ao “desrespeito” dos motoristas parisienses com o pedestre que coloca o pé na faixa, tive a impressão contrária. Talvez porque meu parâmetro de comparação seja a minha querida São “Gotham City” Paulo…