O Vale do Loire pode ser visitado de várias maneiras. Para os apressados, basta uma ida e volta no mesmo dia com a visita de pelos menos dois castelos. O bate e volta pode ser feito de ônibus pela empresas Paris City Vision. Esta é a solução mais barata.
Os alérgicos às viagens em grupo podem contratar as empresas de traslados e passeios da nossa confiança. Mais caro, mas com o conforto de um carro com chofer e guia brasileiro.
Os menos apressados podem dormir pelo menos uma noite na região é ja citamos aqui diversas soluções de hospedagem. Por exemplo, o La Marine de Loire e o La Maison d’à Coté.
A dica de hoje é para aqueles que estão à procura de programas especiais. Para eles indicamos um hotel 4 estrelas e seu restaurante 2 estrelas no guia Michelin.
O Domaine des Hauts de Loire, hotel 4 estrelas da cadeia Relais et Châteaux possui apenas 25 quartos e apartamentos. Ele está situado perto de Amboise, no coração do Vale do Loire, e próximo de todos os castelos.
O hotel é bonito, confortável e possui piscina, campo de tênis e um grande parque.
O restaurante do hotel é dirigido por chef Rémy Giraud duas estrelas no guia Michelin. Os preços das entradas começam à 32 euros, dos pratos principais estão em torno de 55 euros. O cardápio oferece um menu à 75 euros com entrada+prato+queijos+sobremesa.
O quarto standard tem diárias à 130 euros. O que não é caro visto a qualidade das prestações.
E os de luxo à 450 euros.
O hotel está a 3 quilômetros da cidade de Onzain e o circuito que liga os cinco principais castelos do Vale do Loire leva apenas 2h e 15 minutos (sem contar o tempo de visita). De Onazin (A) visitem Amboise (B), Chenonceau (C), Cheverny (D), Chambord (E) e o Castelo Real de Blois (F).
No dia da chegada visitem dois castelos e no dia seguinte os três últimos.
Ou vocês saem de carro direto de Paris ou então, minha solução preferida, vocês fazem o trajeto Paris Amboise de trem direto em 1.37h e lá alugam um carro.
O hotel fecha de dezembro até final de fevereiro.
Mais informações e reservas clique aqui.
Para ver preços e horários de trens clique aqui.
Veja outros artigos sobre o Vale do Loire
Como ir de Paris até Onzain (Domaine des Hautes de Loire)
- Trem: a viagem até Onzain tem cerca de 1h45 horas de duração, fique de olho das baldeações. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem tem cerca de 2h15 de duração, passando por Versailles, Orléans e Blois. Belo passeio no Vale do Loire. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: pegue o ônibus até Tours e de lá carro, ônibus ou trem regional até Onzain. A viagem tem cerca de 3 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Atenção: A ParisCityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
135 Comentários
Carol Moreira
Lina e Rodrigo, bom dia! Eu e meu marido iremos à Paris, pela primeira vez, em Novembro. Será uma viagem de 10 dias e a agência aqui no Brasil nos propôs 5 dias em Paris e 5 no Vale do Loire. Contudo, andei pesquisando e acho que vamos ficar um pouco entendiados passando metade do tempo nos castelos, apesar da indiscutível beleza desses lugares. Meu medo é gastar grana com aluguel de carro, hotel e tudo mais, e acabar ficando sem muito o que fazer nestes castelos, já que o clima não vai ajudar muito para atividades externas. Estou quase reconsiderando ficar os 10 dias em Paris, pois acho que não faltará programação. O que acham? Ah, parabéns pelo trabalho no Conexão Paris! É impressionante o amor e carinho com que realizam esse trabalho! Beijos!
Rodrigo Lavalle
Carol, você tem razão, 5 dias vendo castelos no Vale do Loire é meio entediante, apesar da indiscutível beleza desses lugares. Fique somente uns 2 dias, você consegue conhecer 2 castelos por dia. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2008/07/16/como-visitar-os-castelos-do-vale-do-loire/.
Gaste os outros dias em Paris, novidades e atrações não vão faltar.
Abraços.
pablo raoni
Olá,
Estarei em Tours entre 30/06 e 02/07 e gostaria de saber qual é a melhor forma de ir direto para o aeroporto charles de gaulle. Outra coisa, o retorno para o Brasil é somente à noite, assim, também gostaria de saber se em tours é possível deixar as bagagens na estação, pois não gostaria de sair tão cedo para o aeroporto.
obrigado
Rodrigo Lavalle
Pablo, os trens que saem de Tours em direção ao aeroporto CDG fazem escala em uma outra cidade (a cidade varia em função do horário do trem). Faça a pesquise nessa site: http://www.voyages-sncf.com/. Como “Départ” escolha “Tours” e como “Arrivée” escolha “Paris Aéroport – Roissy – Charles-de-Gaulle (Gare TGV – CDG 2, 25 km de Paris)”.
A gare de Tours não possui guarda-volumes.
Abraços.
Pedro Neto
Olá
Vamos passar dois dias no Vale do Loire agora em abril e ficaremos hospedados em um hotel da região. Vocês nos indicariam algum guia em português para nos auxiliar nas visitas aos castelos?
Rodrigo Lavalle
Pedro, não conhecemos nenhum guia no Vale do Loire.
Abraços.
Anna Carolina
Olá, boa noite
Estou pensando em ir a Paris, Vale do Loire e Toscana no final de agosto de 2014. Você sabe como é o tempo nesta região essa época do ano?? Como já conheço Paris, estou pensando em fazer 05 noites Paris, 02 Vale do Loire e o resto da viagem Toscana (mais uns 8 dias). Você acha suficiente? Estava pensando em talvez ir do último castelo a Nice de carro. Você acha possível? Obrigada!!!
Karina
Obrigada Márcia e Rodrigo! Minha dúvida maior seria se os castelos e demais pontos turísticos funcionam normalmente aos domingos… Entrei em alguns sites de castelos e lá consta que abrem… Vocês acham que tudo funciona normalmente aos domingos? Obrigada!
Marcia Lube
Karina e Larissa
Quando estive no Vale do Loire, aluguei um carro na Hertz do CDG e o devolví findo o passeio , em Montparnasse.
Fui inicialmente para a Bretagne, depois Normadie e finalizei do Vale do Loire.
As estradas francesas são maravilhosas e bem sinalizadas.
E de Amboise até Paris, foram 3h de viagem.
Confortável e vocês escolhem onde querem ir .
Karina
Boa tarde Lina e Rodrigo! Pretendemos passar 02 dias no Vale do Loire, mais precisamente um sábado e um domingo. Queremos visitar os castelos e fazer um passeio de balão. A região funciona normalmente nos finais de semana? Seria melhor nos hospedarmos em Tours ou em Amboise? Nossa idéia é alugar um carro por lá. Obrigada mais uma vez!
Rodrigo Lavalle
Karina, Tours ou Amboise não importa muito, você pode alugar um carro em qualquer uma das duas cidades. Ou você pode fazer como a Márcia Lube sugeriu e alugar um carro em Paris e fazer toda a viagem de carro.
Abraços.
Larisa
Olá, Chego a Paris pelo CDG dia 10/04, as 15;30, gostaria de seguir direto para o Valle do Loire. Tem estação no aeroporto? se não, qual é a mais próxima do aeroporto? e pra qual estação vc sugere que vá (no valle do loire)? Aí volto no dia 13/04 de manha pra Paris e fico até dia 19/04. será que essa é uma boa programação da viagem, pq a idéia inicial era ficar todos os dias em Paris, mas resolvi ir nos 2, o que acha?
obrigada
Rodrigo Lavalle
Larisa, não vejo muita vantagem em ir do aeroporto direto para o Vale do Loire, mas existe sim no CDG uma estação de trem TGV. Você pode optar em fazer uma excursão de um dia com a Paris City Vision (http://www.pariscityvision.com/pt/?a_aid=4f665e0d06268), clique na aba FRANÇA e depois em ‘Castelos do Vale do Loire’.
Abraços.
Patrícia
Adorando seu blog, indica algum semelhante que fale sobre Londres e outro sobre a Itália? 🙂 🙂 🙂
Rodrigo Lavalle
Patrícia, os blogs ‘Londres para Principiantes’ (http://www.londresparaprincipiantes.com/) e ‘Milão nas Mãos’ (http://www.milaonasmaos.it/) participam junto com o Conexão Paris de blogagens conjuntas (https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/06/outono-a-estacao-dos-cogumelos-e-das-trufas-na-franca/).
Abraços.
Kelly Amaral
Lina, é necessário agendar as visitas aos castelos? Caso não seja, você sabe o horário que eles estão abertos para visitação?
Lina
Kelly
Não é necessário agendar. Os castelos possuem horários diversos e todos eles informam, nos sites oficiais, os dias que estão fechados e os horários.