por Rodrigo Lavalle
As it bags são aquelas bolsas que de repente viram o sonho de consumo de muitas mulheres no mundo. De uma hora para a outra, todas passam a ‘ter que ter’ a tal it bag. Fica a dúvida se esse sucesso é resultado de uma boa campanha de marketing ou perspicácia de quem conseguiu criar algo tão desejável. O exemplo mais recente no Brasil é a bolsa Michael Kors que apareceu na novela.
De todas as it bags que já assolaram o mercado, talvez a mais bem sucedida em Paris seja o ‘cabas’ da estilista francesa Vanessa Bruno. O sucesso dessa bolsa não é tão bem documentado como o de tantas outras. Talvez isso aconteça porque ela é simples, feita de lona de algodão e relativamente barata em comparação às it bags famosas (a partir de 140€). É uma bolsa prática e fácil de usar, perfeita para o dia a dia de quem precisa carregar muitas coisas. Seu grande charme são as alças e o fundo em paetês. Além disso existem modelos de todas as cores possíveis e até versões mais sofisticadas em couro e tachas.
Aqui em Paris ela é vista nos braços de mulheres dos mais variados estilos e idades. Sua versatilidade e fácil adaptação ao modo de vestir da usuário são os principais segredos da sua longevidade e sucesso.
Tanto nas Galeries Lafayette quanto na Printemps existem stands da marca que só vendem as muitas versões da bolsa.
Mas como nada na vida é unânime, certa vez uma amiga modelo desfilou para a Vanessa Bruno, ganhou uma dessas bolsas e a deixou no quarto do hotel por achá-la feia. Ao andar pelas ruas de Paris e se dar conta do preço e do sucesso da bolsa, ela percebeu que tinha perdido a oportunidade de fazer um bom negócio.
Vanessa Bruno
12 rue de Castiglione, 75001
100 rue Vieille du Temple, 75003
25 rue Saint Sulpice, 75006
Galeries Lafayette 40 boulevard Haussmann, 75009
Printemps 64 boulevard Haussmann, 75009
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
Maria das Graças
Cristiane Pereira, eu não entendo mesmo nada de moda e nem da terminologia ligada a ela atualmente. Obrigada pela explicação.
Cristiane Pereira
Maria das Graças,
vou dar meu pitaco de novo, rsrsrs, mas tentando ajudar! Em francês, bolsa é “sac”. A expressão “it bag” é uma expressão em inglês e quer dizer “bolsa da moda”, “bolsa do momento”, e se aplica àqueles modelos de bolsa que estão “abafando” e sendo usados sobretudo por mulheres famosas – que, como são muito vistas e fotografadas, tornam-se verdadeiras lançadoras de tendências. Geralmente as “it bags” são caras e assinadas por maisons conceituadas, como Chanel, Céline, Prada, Dior, Saint Laurent, e vai por aí. Mas as “it bags” podem também ser mais acessíveis, como no caso dessa bolsa da Vanessa Bruno. A foto usada no post mostra uma moça no metrô, o que indica que a bolsa está inserida no cotidiano das francesas, conforme o relato do Rodrigo. Muitas das bolsas que vemos nas nosssa vitrines, aqui no Brasil, e nas grandes redes como Zara, C&A, Renner, são cópias ou adaptações de modelos que são ou foram “it bags”. Em suma: coisas do mundo da moda.
Lina
Cristiane Pereira
Obrigada pelo comentário esclarecedor!
Cristiane Pereira
Karynne,
Paris é sempre Paris, apaixonante e envolvente, mas sobre sua pergunta, vou dar meu pitaco: se for a sua primeira vez em Paris, não vá no inverno (a não ser que seja uma oportunidade imperdível e inadiável). Do meio de dezembro até o final de fevereiro o inverno é bem rigoroso, as temperaturas descem abaixo de zero, ás vezes chove, pode nevar, faz pouco sol e escurece cedo. Claro que sempre há o que fazer em Paris, a cidade continua com sua vida normal, e museus, lojas, restaurantes e cafés funcionam. Mas… com bom tempo vc vai tirar melhor proveito da viagem, curtir melhor a cidade, desfrutar mais de tudo e apreciar mais toda a beleza que há. Se puder escolher, opte pelos meses de maio, junho, final de agosto, setembro ou outubro, quando é mais garantido um tempo melhor, temperatura mais agradável e à qual nós, brasileiros, já estamos acostumados, além de dias mais longos (anoitece depois de 20 horas, à medida em que o verão avança, em torno de 22 horas). Sobre a Disney, não posso dizer porque não conheço, mas imagino que seja igualmente menos proveitosa no inverno. Faça uma pesquisa aqui no blog pelos termos ‘natal’, ‘ano-novo’, ‘eeveillon’, ‘disney’, “inverno’ (a ferramenta de busca fica no alto, à direita) e vc vai achar um bocado de posts, com orientações e considerações a respeito. Espero ter ajudado! E no mais, boa viagem!!!
Maria das Graças
Outra coisa. Se eu quisesse, por exemplo, saber o preço eu perguntaria à vendedora em uma loja aqui no Brasil: quanto custa essa “sacola”?
Lina, ai na França é “it bag”?
Maria das Graças
Eu não sou cliente para esse tipo de bolsa. Muito grande. Eu não tenho o que colocar dentro dela. Além do mais não gosto de objetos que tenham uma característica marcante, que chame a atenção.
marcy
Karynne
Já fui em dezembro e achei mto frio, eu deixaria p ir em maio ou de final de agosto até outubro.
Boa sorte.
marcy
Sinto dizer, mas não achei nada bonita; não compraria e se ganhasse passaria p a frente.
karynne
Sem dúvidas esta será uma das minhas paradas para compras em Paris. Gostaria de saber sua opinião Lina e de outros leitores que quiserem me ajudar: É muito desconfortável passear em Paris no mês de Dezembro? A Eurodisney será pouco aproveitada? As noites de feriado como Natal e Ano Novo tem algum atrativo? Compensa mesmo investir numa viagem como esta no frio ou é melhor esperar um pouco e ir na primavera? Agradeço desde já a opinião de todos.
Lina
Karynne
Como foi muito bem dito, o inverno pode ser difícil. E a Disney fica complicada. Natal e Reveillon ao ar livre nem pensar. Tudo tem que ser muito bem programado.
Nick
Pensando sobre o assunto, claro que as bolsas há muito se tornaram um objeto mais que desejado, e até cultuado pelas mulheres. Mas o que faz certos modelos se tornarem fenômenos de vendas, ainda é um mistério.
Rose
Ola,vc sabe se da para comprar na internet???Com entrega no Brasil??Beijos Rose.