Por Isabel Pacheco (a segunda à partir da direita)
A primeira parte da viagem foi com as amigas, e foi ótimo. Mas fiquei, pela primeira vez sozinha, 8 dias em Paris. Gostei bem mais que desgostei. Não escapei do “o que estou fazendo aqui, cadê minha turma?”, mas como hibernei nos museus, e isso era o que havia planejado, não liguei chorando pra ninguém. Aos 38 anos ninguém teria pena, convenhamos.
A segurança? Com o tempo melhora bem o “sempre alerta”. Não houve problema algum. Em setembro, anoitecia só às 20h30, o que ajuda na sensação de segurança. Quase me pegaram com aquela história do anel de ouro, sabe? Que ódio de mim. Que ódio da mulher. Me dei conta no meio do papo e acelerei quase correndo. Por isso, achei que não é tão legal andar nos jardins da Tuilerie, indo pra l’Orangerie, estava mesmo muito vazio. Fora isso, Paris estava um Japão em setembro e acho que a multidão serviu pra não ter o sentimento de “sozinha, em rua vazia, socorro”. Ao contrário, um dia quis sossego e fui para a Place de Voges. Sozinha não fiquei, nem numa segunda, às 11 da manhã, mas sem a multidão.
Lina, fui na Feira Gers, Lot-et-Garonne et Tarn-et-Garonne. De manhã, me deram vinhos, patês e muito bem. Experimentei um vinho, que não me saiu da memória. Passei o dia inteiro passeando. Voltei de tarde, estava a maior animação. Uma banda divertida, todo o mundo dançando, e comprei o inesquecível vinho rosé, aromatizado com violeta, o L’amour de Violette. E não, não parece flor. Parece uma coisa que nem sei dizer e nem precisamos definir. Maravilhoso.
Me permite falar de uma chave mágica para quem não conhece a França? Compreendi de uma vez por todas o que é o uso da polidez. É claro que você, que não fala francês, também se sai bem. Mas fui disciplinadíssima no uso das 4 expressões mágicas.
Fale na língua que puder. Mas comece com bonjour, s’il vou plaît e termine com merci e au revoir. Sempre, em qualquer situação. Até no metrô, que a gente acha que deve agir rápido. Seja calma, siga esse roteiro e tudo fluirá.
O garoto do crepe ficou bravo porque dei dinheiro a menos. Quando me liguei – é aquela situação rápida, né? –, pedi mille pardons (inventei essa na hora), “foi minha culpa”, olhar pedindo clemência. Acabamos rindo.
É certo que fiz perguntas fáceis, como “onde é o Museu tal?” (sempre usando a polidez), e ele estava logo atrás. Mas caso precise, a explicação mais longa virá.
Tive surpresas, alguns franceses puxaram papo. Uma senhora me perguntou se eu achava boa a data de validade dos ovos, veja só, na feira livre – ótimo passeio. Mas deixe isso partir deles. Você sente mais como é o jeitão da turma e evita de ficar chateada.
O receio, talvez, da moça sozinha, a paquera. Dê graças (ou não) pela grande discrição do francês. Ao ouvir um “ça va?” mais chegado ou “não sei se você é madame ou mademoiselle”, não tema, segue adiante e não olhes para trás.
E no final, pra se divertir, se quiser deixar o parisiense desnorteado, imite o paulistano, descendente de italianos: fale com as mãos. E você verá o interlocutor fazendo um grande esforço pra não rir, concentrado no seu gesto, como se fosse desmaiar de estranheza, olho arregalado, surdo e mudo, e não sabendo discernir a esquerda da direita.
Observação: leia aqui artigo sobre a feira citada acima por Isabel
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
125 Comentários
Antonio Carvalho
Estive em Maio desse ano 10 dias sozinho foi maravilhoso . Me utilizei dos serviços di Conexão Paris como o passeio de bike Meia Noite em Paris. Cidade segura, andei pelas madrugadas do centro a Porte D’Orleans sozinho. No máximo umas abordagens de homens chamando monsieur, monsieur, mas é só não atender e nada acontece rs.
Suzana
Ano passado fiz pela primeira vez uma viagem sozinha. E pra Paris! Li muito seu blog e só tenho a agradecer pois me ajudou a me sentir conhecedora da cidade mesmo antes de ir. Fiz alguns programas sugeridos por você como a sopa de cebola da Brasserie Flottes . Também fui no Pinxo, sozinha, a noite e me senti acolhida. Perguntaram se eu estava só e quando confirmei a hostess sugeriu a mesa junto ao balcao da cozinha onde eu podia ver os pratos sendo preparados, conversar com o chef e os sous-chefs. Adorei a atenção e tive umas das melhores noites em Paris. Como fui estudar, conheci pessoas na escola com quem saia também. Mas a maior parte do tempo fiz tudo sozinha e no meu tempo: museus, andar sem rumo, sentar no Jardim de Tulleries, passear a beira do Sena, fim de semana conhecendo castelos incríveis, entrar em creperies, tomar uma taça de vinho antes de ir pra casa. Enfim. descobri que viajar sozinha também é possivel. E divertido!
Fabiola Francisco
Fiquei 15 , sozinha e pela primeira vez na Europa!
Carolina
Eu fui sozinha e fiquei 7 dias, mas me hospedei em hostel e conheci outras pessoas. Resultado: não fiquei sozinha nenhum dia. Além disso marquei de sair com algumas pessoas do couchsurfing.
Foi incrível e me senti seguro o tempo todo.
Agora rolou muita paquera da parte dos franceses, mas eu não dei mole e tudo certo.
Flávia
Olá, estarei em Paris nos dias 03 à 05 de setembro e de 08 à 10 de setembro também pois no final de semana 06 e 07 estarei em Reims para visitar as caves Pommery, Vieuve e Moet.
Alguém estará lá neste período? bjs
Rodrigo Lavalle
Flávia, nós termos um artigo sobre essa visita: https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv/.
Abraços.
Evelyn
Alguém pretendendo Paris em Janeiro? Poderíamos formar um grupinho, o que acham?
Eu pretendo Paris 7 dias, 1 dia em Londres (talvez) e dentro desses dias em Paris, ir a disney lá.
Evelyn
Também estou pretendendo ir a Paris sozinha. Porém não é a melhor escolha. Espero que encontre uma amiga afim dessa aventura comigo.
Tania
Olá para todos! Adoro o blog! Bom, minha primeira vez sozinha foi ano passado, para Nova Iorque! Foi muito bom! Tenho uma filha de 9 anos e, depois de conversar com marido, ele me deu todo apoio, pois me faria muito bem, já que tenho todos aqueles estresses do dia a dia como mãe, mulher que trabalha fora, esposa e doméstica! Ufa!!! Esse ano pretendo fazer a mesma coisa, mas estou querendo ir para Paris! Muito mais barato!!! Estive comparando os preços e 90% de chance de escolher Paris! Já fui para o calendário escolar, vi qual a melhor semana para a criança ficar sem mim e…voilá!! Eu vou!! Nem que seja com o dindin contado, mas acho que mereço! Minhas amigas acham que sou corajosa e digo que adoro a minha companhia…rsrs! É isso aí, meninas! Vamos ficar com nós mesmas! Faz bem à saúde!
France Dias Rocha
Tenho 65 anos, maridao que so gosta de pescar e eu de Flanar. Resumo da opera…rsrs ele vai com a turma dele encontrar mosquitos e brincar de tirar peixes da agua, colocar de volta….euzinha, veinha,lepida e fagueira me mando mundo afora sem ninguem para me azucrinar…..terapia total…Tudo no meu tempo e no meu querer… Quer melhor? As vezes vou com amigas, umas se revelaram otimas e outras so empataram. Todo ano tiro 3 meses para mim….eu mereco…criei filhos otimos, que farao diferenca para o mundo, e Não e conversa de Mae coruja Não ! Ja dei minha contribuicao para a humanidade e para minha familia…agora a veia cai no mundo… Causo espanto em algumas pessoas, me Acham corajosa. Corajosa nada…..quero mais e Curtir minha Vida. Nunca tive problemas e nem barreiras linguisticas…Tenho nocao de algumas linguas,mas no geral o sorriso, a mimica, mapa, hotel bem localizado aliado ao google e Cartão de crédito …vou que vou rsrs …..Não tenham medo “criancas”, se informem ( este site, por exemplo , e uma boa Bengala ), anime se e sejam felizes com vcs mesmos. Se curtam, que serao curtidos. So Sinto falta de um bom fotografo para ter fotos legais comigo aparecendo bem… Mas me contento em fotografar os locais….. Sem medo de ser feliz. Ao que parece, a Vida e uma so, Entao vamos Curtir Tudo que Ela puder nos dar.
Evangelina Sugimoto
Pelo menos uma vez ao ano vou à Paris sozinha !
É uma comunhão entre nós duas : Paris e eu !
Nunca passei por apuros , sempre fui tratada com consideração e carinho e já bati muito papo agradável , seja nas praças (adoro almoçar nas praças !), nas feiras , nas lojas , no mercado , na fila do cinema , na fila dos museus , nos ônibus e metrôs.
E para falar das feiras , sou viciada nelas ! Meu caderninho tem a feira de cada dia ! Adoro comprar frutas (ah, as mirabelles !) um bom tomate , pão , pratos prontos para comer nas praças , queijos… Nossa ! As delícias são muitas. E por falar de feira , comer a crepe na barraca do bretão (mal humorado !) na Feira da Bastilha é de lei !
Lina
Evangelina
Vou até lá conhecer o bretão mal humorado.