Por Isabel Pacheco (a segunda à partir da direita)
A primeira parte da viagem foi com as amigas, e foi ótimo. Mas fiquei, pela primeira vez sozinha, 8 dias em Paris. Gostei bem mais que desgostei. Não escapei do “o que estou fazendo aqui, cadê minha turma?”, mas como hibernei nos museus, e isso era o que havia planejado, não liguei chorando pra ninguém. Aos 38 anos ninguém teria pena, convenhamos.
A segurança? Com o tempo melhora bem o “sempre alerta”. Não houve problema algum. Em setembro, anoitecia só às 20h30, o que ajuda na sensação de segurança. Quase me pegaram com aquela história do anel de ouro, sabe? Que ódio de mim. Que ódio da mulher. Me dei conta no meio do papo e acelerei quase correndo. Por isso, achei que não é tão legal andar nos jardins da Tuilerie, indo pra l’Orangerie, estava mesmo muito vazio. Fora isso, Paris estava um Japão em setembro e acho que a multidão serviu pra não ter o sentimento de “sozinha, em rua vazia, socorro”. Ao contrário, um dia quis sossego e fui para a Place de Voges. Sozinha não fiquei, nem numa segunda, às 11 da manhã, mas sem a multidão.
Lina, fui na Feira Gers, Lot-et-Garonne et Tarn-et-Garonne. De manhã, me deram vinhos, patês e muito bem. Experimentei um vinho, que não me saiu da memória. Passei o dia inteiro passeando. Voltei de tarde, estava a maior animação. Uma banda divertida, todo o mundo dançando, e comprei o inesquecível vinho rosé, aromatizado com violeta, o L’amour de Violette. E não, não parece flor. Parece uma coisa que nem sei dizer e nem precisamos definir. Maravilhoso.
Me permite falar de uma chave mágica para quem não conhece a França? Compreendi de uma vez por todas o que é o uso da polidez. É claro que você, que não fala francês, também se sai bem. Mas fui disciplinadíssima no uso das 4 expressões mágicas.
Fale na língua que puder. Mas comece com bonjour, s’il vou plaît e termine com merci e au revoir. Sempre, em qualquer situação. Até no metrô, que a gente acha que deve agir rápido. Seja calma, siga esse roteiro e tudo fluirá.
O garoto do crepe ficou bravo porque dei dinheiro a menos. Quando me liguei – é aquela situação rápida, né? –, pedi mille pardons (inventei essa na hora), “foi minha culpa”, olhar pedindo clemência. Acabamos rindo.
É certo que fiz perguntas fáceis, como “onde é o Museu tal?” (sempre usando a polidez), e ele estava logo atrás. Mas caso precise, a explicação mais longa virá.
Tive surpresas, alguns franceses puxaram papo. Uma senhora me perguntou se eu achava boa a data de validade dos ovos, veja só, na feira livre – ótimo passeio. Mas deixe isso partir deles. Você sente mais como é o jeitão da turma e evita de ficar chateada.
O receio, talvez, da moça sozinha, a paquera. Dê graças (ou não) pela grande discrição do francês. Ao ouvir um “ça va?” mais chegado ou “não sei se você é madame ou mademoiselle”, não tema, segue adiante e não olhes para trás.
E no final, pra se divertir, se quiser deixar o parisiense desnorteado, imite o paulistano, descendente de italianos: fale com as mãos. E você verá o interlocutor fazendo um grande esforço pra não rir, concentrado no seu gesto, como se fosse desmaiar de estranheza, olho arregalado, surdo e mudo, e não sabendo discernir a esquerda da direita.
Observação: leia aqui artigo sobre a feira citada acima por Isabel
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
125 Comentários
Isabel Pacheco
Beth, numa boa, deixa eu te falar, ser ingênuo é bom. Evita tanta coisa chata, tanta doença, por exemplo. Ser ingênuo é meu objetivo. Eu trato a minha enxaqueca. O dia que eu ficar ingênua sem remédio, meu médico vai ficar feliz. E eu vou lamentar (um pouquinho só) não ter grana pra comemorar em Paris ;)))
Ser ingênuo naquele cenário é mais bonito. Você está lá, lugar lindo, povo diferente. Eu estava na Itália, que é um lugar mais familiar. Você está sozinha, primeira vez, não é confortável, mulheres não fazem isso há décadas, como lavam pratos há décadas. Eu sou da turma, eu vivo em turma. Ficar sozinha é um aprendizado. É você com você.
Você está tateando tudo, outra língua, outro cheiro, comida, arte, tudo o que você leu, foi lá e está vendo, sabe? juntou grana, viajou com as amigas, se divertiu com elas, aí vc ficou sozinha, não é fácil, aí você vê quadros que queria há muito tempo, descobre outros pintores, como é bom isso, que surpreendente, vê nomes de rua, lojas lindas, você mesma. Um monte de coisa acontecendo dentro e fora de você. Aí vc fica nervosa uma hora, relaxa na outra. Já tinha lido na Lina a história do anel e quase cai? A gente mora num país violento, não quer se assaltada fora de casa, sozinha, ficar sem a grana, documento… né? dá um descontinho.
Isabel Pacheco
Nilza, Nilza, cadê a Nilza?
Nilza: vai sem estudar francês mesmo. Você não está estudando só pra viajar, né? 😉
Mariana
Já estive outras vezes em Paris, mas acompanhada. Sendo minhas duas paixões fotografar e a flanar pelas ruas de Paris, sei que isso só seria possível fazer sozinha – quem tem um amigo fotógrafo sabe o que é isso. Após um desejo forte de unir essas paixões, decidi esticar minha viagem de 15 dias pela Provence e Coté D´Azur (em família) pra 5 dias alone aí. Mas algumas coisas me incomodam:
Dúvida 1) Mulher jovem, sozinha pega ou não pega mal pra sair à noite para bares e lugares mais badalados? Pq aqui no Brasil, sobretudo, Bahia – Nordeste – existe muito preconceito e além disso corremos o risco de sermos importunadas o tempo todo por uns “malas”
Dúvida 2) Qual o melhor bairro pra se hospedar sozinha? Soube que Quartier Latin, pq é bem agitado e evita-se as ruas desertas ao voltar dos passeios à noite
Dúvida 3) POR ACASO ALGUÉM ESTARÁ SOZINHA POR LÁ ENTRE 16 E 20 E QUEIRA COMPANHIA PRA BALADA?
Obrigada pelo espaço Lina, sou sua fã!
Lina
Mariana
Pode sair sozinha. Fique tranquila. Hospede-se nos bairros mais centrais, Quartier Latin, Saint Germain ou Marais. Os ceps são 75005, 75006, 75004. Nestes bairros não terá problemas e eles são animados. Depois você nos conta sua experiência.
Adriana Pessoa
Fátima,
ligue para o call center do booking.com e converse com eles.
Eles são flexíveis. Vc pode alegar que está indo para Paris e seu hotel não fica na cidade, o que não está claro no anúncio que vi do hotel no Booking.com. Explique sua situação.
Boa sorte.
Bjs.
Gil
Gostei, Maurício…
Lina, eu me refiro a danceterias, bares com música ao vivo, happy hour, frequentados por jovens francesas solteiras, nada a ver com garotas de programas, acho que me expressei mal… Enfim, lugares onde você possa conhecer pessoas da cidade.
Lina
Gil
Dê uma olhada na categoria Noite. Encontrará algumas dicas. Olhe essa por exemplo.
https://www.conexaoparis.com.br/2012/07/25/wanderlust-novo-barrestaurante-cool-de-paris/
fatima
Oi,Gente!!!Oi,Lina!!
Bom ,o hotel foi reservado pela booking.com, e se eu cancelar vou perder 4 diárias.Não foi por agencia.
Bem diante dessa realidade,vamos ser otimistas e objetivas,como faço para me deslocar de Orly até lá caso não consiga trocar(vou tentar);é melhor ir de taxi ou de van?E sei que tem uma estação de metro perto do hotel e se vc puder me dar mais informações,agradeço .Tomara que eu consiga.bjss
Lina
Fatima
Por favor, verifique o nome da estação perto do hotel. Assim poderei te indicar como chegar de metro.
Sophia
Para variar, estou rindo horrores com o Maurício Christovão…
Maurício Christovão
Gil: Não se preocupe!!! As mademoiselles estão em toda a parte. Verifique apenas se são mademoiselles mesmo…
Se estou sendo ingênuo na minha resposta, há também anúncios nos jornais, igualzinho aqui, no Patropi.
Ládea
Apoio a ideia de se criar um espaço para dividirmos viagens e experiências.
Jacqueline
Aurea Costa
Ótima idéia. Assim haveria a certeza de viajar com alguém que ama Paris. É mesmo bastante engraçado, pois digo a todos que vou em maio/junho no próximo ano, mas que ainda não sei com quem. Acho que a gente se põe uma data e os anjos intercedem para os acertos. Meu marido só diz que eu veja uma viagem mais perto e ele me acompanha. Então, sendo assim, estamos sempre indo para Montevidéo,Punta del Este. Buenos Aires, Santa Catarina e por aí. Mas eu sonho é com Paris. Ah, como seria fácil se morássemos na Europa…