Sophie Calle é uma das artistas mais interessantes da cena artística internacional.
Ela faz da sua vida a sua obra e tudo que acontece com ela acaba virando assunto para as suas performances e exposições. Na bienal de Veneza 2007 ela apresentou uma obra interessante que está hoje exposta em Paris. Para desfrutarem desta obra é preciso saber o fato biográfico que deu origem a obra.
Um dia Sophie Calle recebeu uma carta de ruptura. Um namorado que rompe a relação amorosa por carta. Não sabendo como responde-la Sophie pede a 107 mulheres para lerem a carta. Foram 107 mulheres de nacionalidades diversas e profissões variadas que deram a resposta ao ex-namorado da artista. Grandissíssima idéia.
A exposição está na Bibliothèque Nationale e se chama Prenez soin de vous ou Cuide-se bem, a forma como o namorado terminou a carta.
As respostas foram filmadas e os vídeos estão colocados na sala de leitura da Biblioteca, que por si só já é um lugar mágico.
Arielle Dombasle lê a carta em francês,
Diam, uma jovem cantora de rap canta a resposta no estúdio de gravação,
Ingrid Caven em alemão…
Enquanto isto uma grande tela passa todos os vídeos, uns após os outros. O texto foi dançado por dançarinas , criticado por uma crítica literária, dissecado em todas as formas possíveis.
As vozes vindas dos vídeos e um fundo musical repetitivo cria um murmúrio que vai aos poucos hipnotizando os visitantes. Não percam.
A Biblioteca fica logo atrás do Palais Royal e não muito longe do museu do Louvre.
Bibliotèque Nationale de France – Site Richilieu – 58 rue de Richilieu 75002 Paris – metrô Bourse e Palais Royal.
Exposição aberta até 15 de junho.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
ellena
Sophie
Há algum tempo venho querendo lhe escrever e responder ao seu último e-mail. Ao mesmo tempo, me pareceria melhor conversar com você e dizer o que tenho a dizer de viva voz. Mas pelo menos será por escrito.
Como você pôde ver, não tenho estado bem ultimamente. É como se não me reconhecesse na minha própria existência. Uma espécie de angústia terrível, contra a qual não posso fazer grande coisa, senão seguir adiante para tentar superá-la, como sempre fiz. Quando nos conhecemos, você impôs uma condição: não ser a “quarta”. Eu mantive o meu compromisso: há meses deixei de ver as “outras”, não achando obviamente um meio de vê-las, sem fazer de você uma delas.
Achei que isso bastasse; achei que amar você e o seu amor seriam suficientes para que a angústia que me faz sempre querer buscar outros horizontes e me impede de ser tranquilo e, sem dúvida, de ser simplesmente feliz e “generoso”, se aquietasse com o seu contato e na certeza de que o amor que você tem por mim foi o mais benéfico para mim, o mais benéfico que jamais tive, você sabe disso. Achei que a escrita seria um remédio, que meu “desassossego” se dissolveria nela para encontrar você.
Mas não. Estou pior ainda; não tenho condições sequer de lhe explicar o estado em que me encontro. Então, esta semana, comecei a procurar as “outras”. E sei bem o que isso significa para mim e em que tipo de ciclo estou entrando. Jamais menti para você e não é agora que vou começar.
Houve uma outra regra que você impôs no início de nossa história: no dia em que deixássemos de ser amantes, seria inconcebível para você me ver novamente. Você sabe que essa imposição me parece desastrosa, injusta (já que você ainda vê B., R.,…) e compreensível (obviamente…); com isso, jamais poderia me tornar seu amigo.
Mas hoje, você pode avaliar a importância da minha decisão, uma vez que estou disposto a me curvar diante da sua vontade, pois deixar de ver você e de falar com você, de apreender o seu olhar sobre as coisas e os seres e a doçura com a qual você me trata são coisas das quais sentirei uma saudade infinita. Aconteça o que acontecer, saiba que nunca deixarei de amar você da maneira que sempre amei desde que nos conhecemos, e esse amor se estenderá em mim e, tenho certeza, jamais morrerá.
Mas hoje, seria a pior das farsas manter uma situação que você sabe tão bem quanto eu ter se tornado irremediável, mesmo com todo o amor que sentimos um pelo outro. E é justamente esse amor que me obriga a ser honesto com você mais uma vez, como última prova do que houve entre nós e que permanecerá único.
Gostaria que as coisas tivessem tomado um rumo diferente.
Cuide de você.
G
marcela
Fiquei curiosa!
Quero ler a carta =DDDDDDDDDD
RenataLo
A carta está disponível para levar pra casa na exposição no Sesc Pompeia. Depois, em Salvador.
Deise Carelli
Com questões autobiográficas, a arte aproxima as pessoas Temos experiências poéticas!!!!
Patricia Ferreira
Achei o trabalho muito profundo, um jeito maravilhoso de se sair por cima de uma situação como está.
Gostaria de poder ler esta carta também.
Clark, Luana
Bonjour, Sophie!
L’exposition m’a beaucoup plus, parce que j’ai vécu quelque chose et ma réponse à “il” et de tout homme qui, en fin d’une relation par email ou par téléphone comme cela a été mon cas, ce serait exactement égal à sa “LE SALON”, exposés à tous l’art d’être abandonnés et de gauche et tourner les choses.
Félicitations pour le succès!
Luana Clark
Rosa
Poesia Pura.
romulo andrade
Interessante o trabalho da moça. Tem até alguma poesia.
romulo andrade
Pois é interessante como a arte moderna, apartir das idéias de Duchamp veio desencadeando nas linguagens da arte contemporânea uma aproximação da vida real, avida como ela é. Existem coisas muito desagradáveis de se ver de tão banais, essa tem alguma poesia.