Sophie Calle é uma das artistas mais interessantes da cena artística internacional.
Ela faz da sua vida a sua obra e tudo que acontece com ela acaba virando assunto para as suas performances e exposições. Na bienal de Veneza 2007 ela apresentou uma obra interessante que está hoje exposta em Paris. Para desfrutarem desta obra é preciso saber o fato biográfico que deu origem a obra.
Um dia Sophie Calle recebeu uma carta de ruptura. Um namorado que rompe a relação amorosa por carta. Não sabendo como responde-la Sophie pede a 107 mulheres para lerem a carta. Foram 107 mulheres de nacionalidades diversas e profissões variadas que deram a resposta ao ex-namorado da artista. Grandissíssima idéia.
A exposição está na Bibliothèque Nationale e se chama Prenez soin de vous ou Cuide-se bem, a forma como o namorado terminou a carta.
As respostas foram filmadas e os vídeos estão colocados na sala de leitura da Biblioteca, que por si só já é um lugar mágico.
Arielle Dombasle lê a carta em francês,
Diam, uma jovem cantora de rap canta a resposta no estúdio de gravação,
Ingrid Caven em alemão…
Enquanto isto uma grande tela passa todos os vídeos, uns após os outros. O texto foi dançado por dançarinas , criticado por uma crítica literária, dissecado em todas as formas possíveis.
As vozes vindas dos vídeos e um fundo musical repetitivo cria um murmúrio que vai aos poucos hipnotizando os visitantes. Não percam.
A Biblioteca fica logo atrás do Palais Royal e não muito longe do museu do Louvre.
Bibliotèque Nationale de France – Site Richilieu – 58 rue de Richilieu 75002 Paris – metrô Bourse e Palais Royal.
Exposição aberta até 15 de junho.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
maria antonia santos damasio
UMA QUESTÃO ESPECULAR
Vivemos em um mundo de infinitas possibilidades ou estamos fadados às mazelas do destino? Quem sabe faz a hora ou espera acontecer?
É quase impossível não se mobilizar diante do belo, capturado por diversas lentes, orientado pelo indiscutível primor estético de Sophie Callie. Para os menestréis da música, o canto, para os amantes da dança, o requinte de uma performance indiana, para os que se satisfazem com uma inquietante experiência literária a exposição é um banquete.
A arte como manifestação do humano é verdadeiramente sublime, indescritível, intangível, arrebatadora. Visitar a exposição é se colocar no plano do deleite, da re-significação. Vivencia-se ali, uma experiência de ruptura, de frustração, transformada em percurso pela estética do belo. Aquilo que é.
Mas do que se trata, afinal? De uma correspondência de despedida eletronicamente enviada e fadada ao sucesso. Mas de quem é a autoria? Um certo senhor x, que não por acaso se coloca como enigma frente ao qual Sophie responde como pergunta que não quer calar. O remetente, cujo papel social é de escritor, demonstra seu manejo equivocado com a língua, para não dizer que não falei de amores. O que presenciamos é um Tratado de imperícia com a Mulher. E não estamos falando de uma mulher qualquer.
Falamos de uma mulher inteligente, independente e bem sucedida. Uma legítima e distinta representante da horda das poderosas mulheres fálicas.Fato facilmente comprovado pelo acesso a outras, igualmente dignas, representantes dessa ordem. Mulheres que dizem a que vieram e que falam por Sophie num requintado jogo de como se… faz de conta que… e se eu fosse Sophie.
Se eu fosse Sophie, certamente me diria: cale-se bem. Diante daquela correspondência não haveria resposta possível, cabível, praticável. Há um entrave na Língua, não pode dizer tudo.
Olhando-me no espelho, sendo Sophie me diria “ como ousas me abandonar?”. Esse é o subtítulo que permeia a exposição. Há aí uma questão especular. Especulemos. O que faz de Sophie um ser tão especial que seria capaz de converter a doutrina do malandro sedutor em moira inabalável? Não se trata de uma ode aos cafajestes, mas de lançar um novo olhar, um olhar de novo sobre as velhas práticas, os antigos e incrustrados hábitos.
Um homem de muitas mulheres poderia, todavia, ser de apenas uma? E aí estamos no campo do desejo. O que permeia o desejo de Sophie, uma mulher elegante, talentosa, que certamente ao falar faz biquinhos? O desejo de se oferecer enquanto complemento desse Outro enigmático, parece arrebatador. A necessidade de ser-toda, única e suficientemente boa ultrapassa a barreira cultural.
Nesse sentido nós, mulheres, latinas, nos identificamos e nos solidarizamos com Sophie.Todo castigo para o Sr. X é pouco. Em nenhum momento ele deixou em
entrever sua faceta marota, sua impossibilidade de fazer de Sophie a sua mulher. O abandono foi absolutamente “surpreendente” Que outra alternativa Sophie ofereceu? Se diante do destino o Sr enigma sempre sucumbiu,porque com ela haveria de ser diferente?
Onde está a responsabilidade da hábil escritora em sua escolha? Qual a parte que lhe cabe nesse imenso latifúndio? O “pobre” senhor fora acometido por uma implacável necessidade de se afastar, foi compelido para longe, por uma força magnética, que repele, com a mesma magnitude, todos os não-opostos.
Quem pode resistir ao desejo? Naufraguemos nele. O sr x sucumbiu.Sophie cuidou atentamente de si.
KELLY CRISTINA
SIMPLESMENTE MÁGICO!!!
UM BEIJO COM TRÊS CORES AO REDOR DA ALMA!!
KELLY