A sopa de cebola gratinada é uma especialidade da culinária francesa. Aprenda nessa artigo um pouco da sua história, a receita clássica e onde degustar em Paris
Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
História e versões
A sopa de cebola já era conhecida pelos gregos e romanos. Mas o primeiro registro de receita, datada de 1651 e escrita por François Pierre La Varenne, é basicamente a mesma descrita abaixo. Este prato era considerado “comida dos pobres” pois as cebolas eram fáceis de plantar e cresciam abundante no velho mundo.
Em 1869, Jules Gouffe no seu Le Livre de Cuisine, dá uma receita parecida: a cebola é cortada fina e “branqueada” em água fervente durante cinco minutos para tirar seu sabor acre. Depois é cozida com manteiga até ficar castanha; neste momento coloca-se farinha e se mistura até fazer um creme (roux) que será diluído com água, temperado com sal e pimenta. Após apurar durante apenas cinco minutos, coloca-se fatias de pão com manteiga.
Em 1913, foi a vez de Edmond Richardin, no seu L’Art du Bien Manger, de dar sua receita: misturar leite em vez de farinha, despejar a sopa no prato já com o pão e o queijo e não levar ao forno.
A receita original do Monsier Gouffe, com suas devidas melhorias e adaptações, é a mais usada até hoje.
Sua base consiste em fritar, na manteiga, rodelas muito finas de cebola até ficarem marrons e com o volume reduzido. Em seguida acrescenta-se farinha de trigo para obter o famoso roux. Por último adiciona-se água ou caldo de carne. O roux deve ser cozido por algumas horas até uma consistência ontuosa.
Quando a sopa estiver pronta, cobre-se com fatias de pão torrado e queijo gruyère ralado e coloca-se no forno para fazer uma crosta. Por vezes (e eu faço isso) pode-se adicionar conhaque ou vinho branco mas não é o que reza a lenda.
Ingredientes e preparo da sopa de cebola
As cebolas
Como em qualquer receita, o que vai fazer a diferença é a qualidade dos ingredientes. Buscamos sempre um balanço perfeito entre a acidez e o açúcar para criar uma sopa totalmente aromatizada. Procure cebolas de qualidade, jovens e nunca compre as que já estão sem casca.
A etapa da caramelização é crucial, normalmente leva-se mais de uma hora. Elas devem ficar com aspecto de marrom dourado profundo. Se estiver sem tempo, recomendo deixar para outro dia ou investir em outro prato. Conheço chefs que ficam mais de 5 horas caramelizando suas cebolas. Aqui na França este prato é coisa séria!
O caldo
Outro ingrediente fundamental para receita. Não preciso convencê-lo da importância e do sabor incomparável de um caldo de carne caseiro, não é mesmo? Aqui eu explico passo a passo como fazer. Só lhe peço, no entanto, que se for usar um caldo pronto opte pelo menos por um de excelente qualidade.
O álcool
Tradicionalmente utiliza-se vinho branco, embora já tenha visto chefs utilizarem a cidra e obterem resultados maravilhosos. Outra excelente opção, que não pode ser descartada, é o conhaque. Seu sabor marcante transfere bastante personalidade a sopa.
Farinha ou não farinha?
Farinha sim! O chamado roux, mistura de farinha com manteiga que serve como espessante em tantos pratos das gastronomia francesa, é presente em 95% das receitas de sopa de cebola dos chefs. O roux e a sopa de cebola são duas instituições respeitadas dentro da culinária francesa.
O pão e o queijo
A regra é simples e clara: o pão deve ser torrado antes de ser coberto com queijo gruyère ralado grosso. Eles são levados para gratinar até dourar.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Receita Sopa de Cebola Gratinada
Para 4 pessoas como entrada e 2 como prato principal
- 80g de manteiga e um pouco mais para as torradas
- 4 cebolas descascadas e cortadas em fatias finas
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 3 raminhos de tomilho (opcional)
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico (opcional)
- 400ml de vinho branco ou cidra
- 600ml de caldo de carne caseiro ou pronto de boa qualidade
- Pitada de conhaque
- Sal e pimenta moída na hora
- 8 fatias de baguette
- 1 dente de alho cortado ao meio
- 100g de gruyère ralado
1 . Derreta a manteiga em fogo baixo, utilize uma panela grande de fundo grosso. Adicione a cebola, tempere e cozinhe mexendo regularmente até ficar marrom. Provavelmente vai demorar entre 90 minutos a 2 horas, dependendo dos seus nervos.
2 . Misture a farinha e o tomilho e cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre; em seguida adicione o vinagre e um terço do vinho/cidra mexendo e raspando todos os pedaços marrons do fundo da panela. Misture o restante do vinho/cidra espere reduzir um pouco e junte o caldo. Deixe ferver. Cozinhe por cerca de uma hora em fogo baixo. Enquanto isso, aqueça o forno, esfregue o alho nas fatias de pão torrado e pincele com manteiga derretida de ambos os lados.
3 . Adicione a pitada de conhaque (sem exageros), verifique o tempero e deixe por mais 10 minutos.
4 . Use uma concha para servir em pratos de sopa que possam ir ao forno. Coloque as fatias de pão sobre a sopa, uma quantidade generosa de queijo e leve ao forno até dourar. Sirva imediatamente.
Não esqueça seu seguro viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Endereços de algumas das melhores sopas de cebola de Paris
- Brasserie Flottes, 2 rue Cambon, 75001, metrô Concorde
- Au Pied de Cochon, 16 rue Coquillière, 75001, metrô Les Halles, aberto 24h
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Raclette
- Os queijos franceses
- Steak Tartare
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d’Or para os dias frios de inverno
- Vinho quente
- Coquille Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morango com pimenta. Aprenda esse segredo dos franceses.
- Como comprar e preparar aspargos
- As tradicionais sobremesas francesas
- Couscous
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
52 Comentários
Janaina Nominato de Oliveira
Andreia Fernandes, não esquenta com a falta do francês, porque fui sem falar também, mas vale levar anotado para não ficar sem graça. E no Au Pied, comente que é brasileira que tudo se resolve, hahahaha!! Eu e meu marido conversamos em inglês com um dos garçons, ele ficou encantado ao saber que éramos daqui, especialmente por sermos do Rio. Foi uma noite maravilhosa e a sopa de cebola é realmente divina. Provamos em outros dois lugares também, mas essa é a sopa. Comemos também um prato com salmão que estava delicioso! Só considere a opção da reserva, eu fui sem e dei sorte, mas não acho que isso aconteça sempre, outros amigos não conseguiram entrar sem.
Lenna Ranghetti
Karen, sempre quis a receita original da sopa de cebola de Paris. Nunca esqueço que, no ano passado, cheguei em Paris gripada, estava frio (embora fosse primavera) e o que me deu energia foi essa maravilhosa sopa! Tua receita me deixou muito feliz. Já copiei e vou fazer…Grata!!!
Madá
Amo sopa de cebola! Também fiquei tentada a testar ! Parabéns Karen, muito bom o passo a passo com fotos.
Paulete
A sopa do Flottes é boa mesmo, tomei em março e quando vi o artigo logo lembrei dela! Para minha surpresa está entre as melhores da sua lista!
Andreia Fernandez
Rodrigo Lavalle e Jorge Fortunato, Obrigada! Bjin.
Rodrigo Lavalle
Por nada, Andreia!
Abraços.
Thais
Rodrigo Lavalle,
Muito obrigada pela informação!
ATT,
Thais
Tânia Ziert Baião
Assim como a Adriana, eu AMO sopa de cebola. Obrigada por dividir a receita. Prato perfeito para um final de dia de muita caminhada no inverno. Repõe todas as energias e aquece até os ossos.
Aline
Olá pessoal,
Passei 30 dias em Paris e segui à risca as dicas da Lina 🙂 . Uma delas foi ir ao “Les editeurs”, que é imperdível, e serve uma sopa de cebola maravilhosa- foi a melhor que comi em Paris.
Beijos e “bon appétit”
Thais Camposta
Oi!
Estou indo para Paris dia 29/12 e queria saber se as lojas abrem dia 31/12 e se sim, até que horas.
E no domingo dia 29/12 o comercio funciona?
Obrigada!
Thais
Rodrigo Lavalle
Thais, geralmente no dia 31/12 as lojas fecham por volta de 17:00/18:00. No domingo somente as lojas da avenida Champs Élysées e na região do Marais estão abertas.
Abraços.
eymard
Au pied de Cochon é um clássico do fim de noite (da mesma forma que alguns restaurantes remetem para a canja da madrugada). Frio e sopa de cebola para aquecer….um vinho! Pronto. Adriana não sabia que voce era fã da sopa de cebola. Em NY tem duas que gosto muito (bem diferentes uma da outra). Uma do Benoit. Bem a francesa. E outra do Aureole, já com incrementos de fuá e massa folhada, mas igualmente uma delícia. Karen, parabéns e chef que se preza é isso mesmo: nada de dar mole para o cozinheiro…5 horas de fogão….rs