As doudounes, aqueles casacos geralmente de nylon super acolchoados, causam nas pessoas as mais diversas reações. Seus defensores argumentam que elas são a opção definitiva e certeira contra o frio e o vento. E eles estão certos. Seus detratores debocham dizendo que a pessoa que veste uma doudoune fica parecendo um boneco Michelin – ou que ela saiu enrolada em um edredon. E eles também estão certos! Certíssimos no caso desse item que a Maison Martin Margiela fez para a H&M: um verdadeiro edredon transformado em casaco.
O fato é que a doudoune é popular e praticamente todo mundo tem uma – nem que seja para ir rapidinho ao supermercado. Grifes como as tradicionais francesas Moncler e Pyrenex são especializadas nesse tipo de casaco. Elas lançam várias coleções durante o ano e se associam a estilistas famosos na tentativa de diversificar e sofisticar o produto. A coleção masculina de outono/inverno 2013 da Balmain, mostrada em Paris essa semana, está cheia de doudounes. No entanto elas podem ser encontradas em toda e qualquer loja, até mesmo nos supermercados Monoprix.
Óbvio que a qualidade e o tipo de material variam: de penas e plumas de ganso nas mais poderosas à ‘espuma’ comum nas mais populares. Dos nylons mais leves e tecnológicos até o couro, passando até mesmo por tecidos típicos da alfaiataria masculina (devidamente impermeabilizados).
Uma opção boa, bonita, barata e compacta (as doudounes são volumosas por natureza) é a doudoune Ultra Light da Uniqlo. Pesando apenas 206 gramas, elas são feitas com materiais usados na fabricação dos edredons mais sofisticados. São três modelos diferentes: com capuz, sem capuz e colete. Coloridas e fáceis de dobrar, elas cabem dentro de um pequeno saco e custam 70€.
Outros artigos com dicas para combater o frio: palmilhas e meias e botas forradas.
Uniqlo: 17 rue Scribe, 75009
Moncler: 7 rue du Faubourg Saint Honoré, 75001
Pyrenex: 32 rue de Poitou, 75003
Conheça o guia do Conexão Paris O Bom e o Barato das Compras em Paris, à venda no site Minha Viagem Paris. Escrito pela personal stylist Dione Occhipinti – autora do nosso guia de moda Paris, do Alto Luxo ao Luxo Acessível – ele apresenta marcas econômicas de roupas, sapatos, bijoux, bolsas e malas em Paris, além de brechós, pontas de estoques e outlets.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
Marcos
O Rodrigo tem razão: as “doudounes” da Uniqlo da linha UL são levíssimas e bem menos espessas que uma padrão. Forçando um pouco a barra, dá até pra usar um outro casaco por cima…
Marcos
A peça da Maison Martin Margiela para H&M a que o Rodrigo faz alusão é uma reedição do casaco “Duvet” (que significa edredom mesmo! Pelo menos na Bélgica) da coleção Automne-Hiver 1999-2000. Bons departamentos de design de bons museus ao redor do mundo têm a peça em seus acervos!
Sophia
Rodrigo, disse tudo: só tenho coragem de vestir minha doudoune para ir à padaria de manhã. Risos.
Acho que para as pessoas mais magras, ela fica bem. Para quem está com alguns quilinhos a mais, não fica muito elegante não.
Mas para sair de manhãzinha ontem para pegar meu voo para o Brasil debaixo daquela neve desejei ter escolhido a doudoune como casaco (o que não fiz). Aliás, voltar para o Brasil ontem foi uma aventura, com direito à corrida desenfreada no aeroporto de Lisboa para conseguir pegar o voo de conexão. Ufa!
Aline T.K.M.
É fato que elas deixam o visual mais rechonchudo, mas quem liga! Eu, que não suporto passar frio, não ligo nem um pouco. Uma das mais gostosinhas que tenho, comprei-a na H&M e foi uma das coisas mais úteis que comprei.
Bjs
LivroLab.blogspot.com
Vívian
Estou com viagem marcada pra o dia 08/02… Mas estou pensando em desistir com medo deste tempo frio e neve estragar meu passeio… Já que é a primeira vez em Paris! Alguma sugestão?! Obrigada
Lina
Vívian
Talvez o episódio neve termine, talvez não. Mas se pode marcar outra data, escolha a primavera: abril ou maio.
Tania Baiao
Que post mais atual, não é Rodrigo, com toda a neve que cai por aí?
Para viajantes as doudounas são certamente a melhor opção: leves, cabem em qualquer mala, e protegem contra o frio e a chuva.
Elas e as palmilhas são imprescindíveis…
Guilherme
Este tipo de casaco também é “singelamente” apelidado de saco de lixo! Reparem bem nos pretos! Abraços!
Sil
Achio que voiu correr até a Uniqlo antes que a neve volte a cair!
Juliana W
Eu sempre brinco saindo de casa com a minha (comprida, na altura do joelho, sem quase nada de “acinturamento”) que estou saindo de Michelin Man! Não dá pra não fazer a analogia, não é?
Mas nesses dias de neve e vento, as doudounas são as melhores coisas do mundo – não ficam molhadas como os casacos de lã, não deixam nada de vento entrar… Fomos jantar outro dia e vi várias penduradas no cabideiro, na entrada. Dentro do restaurante, todo mundo bonitinho e com roupas até leves pra neve que caiu na sexta à noite.
Mesmo adorando a minha, estou cobiçando uma dessas novas da Uniqlo, com capuz. Vi uma enroladinha na loja e, nossa, cabe em qualquer lugar!
Elvira
É, elas não são muito bonitas mesmo, mas são bem quentinhas.
Tenho uma de plumas de ganso e adoro.
Abs.
Elvira
http://evipensieri.wordpress.com/