As doudounes, aqueles casacos geralmente de nylon super acolchoados, causam nas pessoas as mais diversas reações. Seus defensores argumentam que elas são a opção definitiva e certeira contra o frio e o vento. E eles estão certos. Seus detratores debocham dizendo que a pessoa que veste uma doudoune fica parecendo um boneco Michelin – ou que ela saiu enrolada em um edredon. E eles também estão certos! Certíssimos no caso desse item que a Maison Martin Margiela fez para a H&M: um verdadeiro edredon transformado em casaco.
O fato é que a doudoune é popular e praticamente todo mundo tem uma – nem que seja para ir rapidinho ao supermercado. Grifes como as tradicionais francesas Moncler e Pyrenex são especializadas nesse tipo de casaco. Elas lançam várias coleções durante o ano e se associam a estilistas famosos na tentativa de diversificar e sofisticar o produto. A coleção masculina de outono/inverno 2013 da Balmain, mostrada em Paris essa semana, está cheia de doudounes. No entanto elas podem ser encontradas em toda e qualquer loja, até mesmo nos supermercados Monoprix.
Óbvio que a qualidade e o tipo de material variam: de penas e plumas de ganso nas mais poderosas à ‘espuma’ comum nas mais populares. Dos nylons mais leves e tecnológicos até o couro, passando até mesmo por tecidos típicos da alfaiataria masculina (devidamente impermeabilizados).
Uma opção boa, bonita, barata e compacta (as doudounes são volumosas por natureza) é a doudoune Ultra Light da Uniqlo. Pesando apenas 206 gramas, elas são feitas com materiais usados na fabricação dos edredons mais sofisticados. São três modelos diferentes: com capuz, sem capuz e colete. Coloridas e fáceis de dobrar, elas cabem dentro de um pequeno saco e custam 70€.
Outros artigos com dicas para combater o frio: palmilhas e meias e botas forradas.
Uniqlo: 17 rue Scribe, 75009
Moncler: 7 rue du Faubourg Saint Honoré, 75001
Pyrenex: 32 rue de Poitou, 75003
Conheça o guia do Conexão Paris O Bom e o Barato das Compras em Paris, à venda no site Minha Viagem Paris. Escrito pela personal stylist Dione Occhipinti – autora do nosso guia de moda Paris, do Alto Luxo ao Luxo Acessível – ele apresenta marcas econômicas de roupas, sapatos, bijoux, bolsas e malas em Paris, além de brechós, pontas de estoques e outlets.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
46 Comentários
Nick
Acho que o grande problema dessa peça é o volume, então o ideal é a pessoa provar o casaco na loja, e ter uma conversa séria com o espelho do provador. Apesar que para combater o frio, não podemos ficar reféns de questionamentos estéticos ou de proprção…
Regina Vasconcelos
Lembram quando surgiram os macacões pra nenem Tiptop? E viraram o nome dos macacões e um arranjo para mães e bebês? ~Faço uma analogia com a invençâo desse tipo de casaco, sõ leves, quentes, confortáveis. Não necessariamente a coisa mais elegante do mundo, mas pra viajantes ou não, ultra ´práticos!
Adriana Pessoa
Não tenho, mas quero ter uma.
Maria das Graças
Foi aqui no Conexão que conheci a doudona.
E até me animei para um dia enfrentar o inverno europeu. É volumosa mas é leve. Ideal para viagens.
Tenho um casaco curto de matelassê que comprei na Perramus, em Buenos Aires, que gosto muito. E é bem bonito!
MARIANA Cahu Coutinho
Rodrigo , sempre me interesso por tudo o que me proteja do frio! Ultimamente vinha comprando no les ateliers de la maille , mas a dica da moncler foi fantástica! Entrei no site e fotografei as peças , espero que ainda estejam disponíveis em Maio . Obrigada !
rosana folador
Oi Rodrigo , você sabe como guardar os doudounes sem ficar com cheiro das plumas ? Tenho uma da Mango e é até bem bonita ,pois é acinturada…
Rodrigo Lavalle
Oi, Marilia. Sim, a Decathlon também tem opções de doudounes mas essa da Uniqlo é mais bonita e leve.
Abraços,
Rodrigo Lavalle
Marilia Boos Gomes
Há também opções a preços baixos na loja DECATHLON no Forum Les Halles. Estou certa?
Esta indicação li em outro site com a seguinte observação para agasalhos com este perfil : “Tudo bem que talvez você não fique muito elegante de qualquer jeito; mas antes viver baranga do que morrer gelada”. Achei engraçado.
Abraço a todos.
Monica Amadeo
Não são lindas realmente, mas são práticas e muito leve…Tenho 2 uma comprida e uma curta, e foram minha fiéis escudeiras no frio da Suiça.
Jane Curiosa
Não sou doidona por ela,mas tenho uma que nem é feia.