Para os conhecedores, os nomes já evocam o lugar e sua configuração social. Para os leitores antenados, as informações contidas nas placas e no espaço urbano são preciosas.
Fachada do imóvel de pedra talhada, ausência de tags e grafites, placa limpa e novinha: estamos em área nobre, frequentada por população menos jovem e de alta renda: Vendôme, o endereço dos joalheiros internacionais, Saint Honoré, a mais fashion de Paris, Place Charles de Gaulle e seus palacetes, place de la Concorde seu hotel palácio, seu club privado e suas embaixadas.
Fachada do imóvel em pedra talhada, algumas placas limpas e outras com tags e grafittes ou intervenções da arte urbana: estamos em bairro central herdeiro de belos imóveis de prestígio do passado, com população jovem, não conformista e com alto poder aquisitivo. O espaço urbano é suporte para interações e manifestações artísticas. Estamos no Marais, rue des Rosiers, rue des Francs Bourgeois, de la Verrerie e na ilha Saint Louis.
Poucos prédios em pedra talhada, muros inteiros cobertos por grafites, placas de rua fora da padronização, estamos em bairros afastados do centro ou nas cidades na periferia de Paris. A população é mais heterogênea, o espaço urbano menos protegido. As fachadas dos prédios se transformam em suporte para várias formas de interação e manifestação. Aqui estamos em Saint Ouen, região do famoso Mercado das Pulgas, em Montmartre e na animada região Bastille/Oberkampf.
E para finalizar, a foto que relativiza o texto acima. Nos contornos gerais o esquema é valido. Mas áreas nobres possuem cantinhos menos nobres, bairros com população tradicional assistem à irrupções de inconformismo e vice versa. Em pleno Saint Germain, na esquina Seine/Buci, esta manifestação da arte urbana teve vida longa, mas acabou sendo retirada.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Maurício Christovão
Essas intervenções sobre o urbano podem ser muito interessantes. Fotografei algumas hilárias feitas sobre placas de trânsito em Paris e no interior.
Katia Paz
Um dos muitos charmes e encantos de Paris!!!
Maria Elisa
Quero conhecer.
Bianca
Apesar de crescer o número de imigrantes, Paris ainda consegue preservar muita coisa.
Marli dos Santos
Percebi isto na viagem q fiz em Agosto último em Paris: o poder economico é determinante na história da humanidade…o charme… a arte… a educação…!!!!!!!!!!! estão dando os sintomas!!!!!!!!!!!!!
Luciana Rodrigues - Turismo em Roma
Essa intervenção que foi retirada estava maravilhosa
Tânia Ziert Baião
Esse é certamente o meu programa predileto em Paris: percorrer suas ruas, perceber suas diferenças, suas mudanças e suas manifestações artísticas.
Vanessa
E por aqui… sem charme… sem arte… sem educação .