Por Lúcia Carneiro
A deliciosa foto acima foi feita pela leitora Adriana Pessoa no restaurante Les Fous d’Île (clique aqui para reservar uma mesa). Como se vê, ela escolheu o famoso Crème Brulée como sobremesa.
Pela foto, não dá para escutar o barulhinho do açúcar se quebrando, mas dá para imaginar a leveza do creme na transparência do caramelo vitrificado. Os ingredientes básicos para um Crème Brulée são: o leite, creme de leite, açúcar e gemas. A baunilha, para o aroma, é opcional.
Existem diversas maneiras de prepará-lo e parece que a ordem dos fatores não altera o produto. Mas o charme da finalização é imprescindível! Polvilha-se o creme com açucar refinado e carameliza-se com ajuda de um maçarico. Ao quebrar a crosta de caramelo com a colher, ouve-se o incomparável barulhinho. É muito gostoso!
A Île Flottante é outra sobremesa clássica francesa. Claras batidas em neve, cozidas em agua aromatizada fervente (mas não em estado de ebulição). A ilha é servida em um mar de creme inglês, encimada por toques de caramelo, em calda ou em lâminas. Raspas de amendoas dão o toque…
As tortas não podem ficar de lado. A torta de limão, uma das minhas preferidas, pode vir acompanhada de um merengue ou não.
A antológica Tarte Tatin merece um lugar especial no rol da sobremesas francesas.
São diversas as histórias de sua origem, mas é nesta que gosto de acreditar: na região de Sologne, em 1888, duas irmãs receberam como herança do pai o Hotel Tatin, em frente da estação ferroviária. A mais jovem passou a recepcionar os hóspedes, e os tratava como amigos. A mais velha foi para a cozinha. Ocupadíssimas, eram as Demoiselles Tatin. Um dia se viram sem sobremesa para os clientes do já lotado restaurante do hotel. Uma delas, não sei qual, apressada e desatenta, colocou numa fôrma cortes de maçãs já bem maduras, manteiga e açúcar e levou ao forno. O aroma chegou até o salão tomando o ambiente. Ao retirar do forno, percebeu que tinha se esquecido da base! Cobriu as maças carameladas com uma massa e voltou com tudo ao forno. Como servir a sobremesa? Virando sobre um prato! Finalmente, ofereceu aos convidados uma original e belíssima torta.
Em Paris, a Tarte Tatin do restaurante Ma Bourgogne é flambada na mesa, pode vir ou não acompanhada de creme de chantilly e com opção sorvete do Berthillon. Tem gente que prefere com uma fatiazinha de Camembert… Faz parte da sobremesa a localização do Ma Bourgogne. Fica no crème de la crème de todas as praças de Paris, a Places des Voges.
Apresento agora o Paris/Brest.
O meu Paris Brest é do Hotel La Bastide de Moustiers na Provence. Mas na Brasserie La Lorraine (clique aqui para reservar uma mesa), em Paris, recomendada por Evandro Barreto (Dodô) e La Blonde, a sobremesa é uma tradição. A massa de choux que faz a forma de pneu é a mesma dos éclairs. O recheio é de crème pralinée. Dizem que a criação foi encomendada ao pâtissier Louis Durand da Maison Fafitte do final do século XIX para homenagear um circuito competitivo de bicicletas entre Paris e Brest. A forma arredondada é para lembrar uma roda. É um doce difícil de ser feito, mas delicioso.
*
Entre gateaux, pâtisseries, friandises, gourmandises, bonbons et chocolats me dei conta, que existem nos doces franceses ao menos duas categorias. Os de boutique e os de restaurante. Os de boutiques são os de marca, as “Haute Pâtisseries” onde reinam os estilos de Pierre Hermé, Gerard Mulot, Arnaud Delmontel (o de Lina, de uma certa Tarte d’Oranges Amère), Jacques Genin, de Sadaharu Aoki que combina a sensibilidade japonesa e francesa em suas criações. São muitos e muito bons os artistas! Eles criaram níveis de exigência e excelência, atraves de imaginação, expertise e paixao que seus doces são elevados à arte.
Os servidos nos restaurante, podem ser feitos em casa, e são servidos direto em pratos. Cabe aos chefs outros recursos de decoração elaborada, acréscimos de instante nos coulis de frutas diversas, caldas, molhos e a combinação frio/quente que causa impacto e realça o paladar.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
49 Comentários
Eymard
Kika, obrigado. Sempre haverá um pedacinho de doce para os amigos. E vc anda sumida mesmo!
Maria das Graças: estou de novo com voce. Gosto de doces. Mas isso nao significa que goste de qualquer doce. Bem ao contrário. Nao gosto de doce onde o gosto do açucar se sobressai. Especialmente no caso dos doces de frutas. Também é assim com os chocolates. abs
suzy
Adoro doces mais quando estive em Paris pela primeira vez provei o creme brullee e achei maravilhoso mais so em paris é tao gostoso e tem este casquinha crocante como voce lembrou.até hoje só de falar nesta sobremesa ja da agua na boca bjs
Maria das Graças
Eymard, sou uma formiguinha contida. Considero a sobremesa uma parte importante da refeição. Mas sou bem seletiva.
Adoraria encontrar nos restaurantes do meu País os doces bem feitos de goiaba, caju, coco, laranja, leite, abóbora, buriti, cocada, etc.
Infelizmente, por aqui, reinam as sobremesas mal feitas e com muito açúcar e que não tem gosto de nada. Então me contenho e quando quero algo de boa qualidade ou faço em casa ou espero a próxima viagem à França.
Kika Mello
Lucia C
Que texto gostoso para ler num domingo!
caro Eymard
Estou chegando por aqui no fim do dia mas tenho certeza que vc ainda guardou um pedacinho de doce para os amigos retardatários. Meus parabéns!!!
Helena Bäuerlein
Parabéns também para vc , pitaqueira muito querida,
EduLuz
Caro mestre das panelas, estou desaparecida do seu blog, sorry!, mas adorei sua dica preciosa e precisava deixar um grande abraço também para vc, mesmo que seja o sócio quem hoje apaga a velinha.
Eymard
Madá, Maria das Graças e Cláudia: para os formigas como nós, de fato, nada mais apropriado. Muito obrigado!
Cláudia Oiticica
Perdição total! Post literalmente delicioso, Lucia! Perfeito para uma dupla comemoração: Helena e Eymard! Parabéns!!
Susana Almeida
Que post tão docinho!! Obrigada!!
Vou apontar tudo e da próxima vez algumas não me vou falhar…espero!!!
Maria das Graças
Eymard e Helena Baüerlein, já temos os doces pensemos, então, nas velinhas acesas para cantarmos: Parabéns para Voce! Muitas felicidades!
Maria das Graças
LuciaC, cheguei atrasada mas cheguei. Imagine que almocei fora, não tive coragem de pedir a sobremesa e eis que ela está aqui. Em belas fotos! Melhor do que nada.
Crême brulée parece ser de execução simples mas não arrisco pedi-lo fora da França. Por aqui o que tenho visto é um papinha sem textura cremosa (às vezes desunerada) com muito açúcar e sem a crosta crocante;
a Île Flotant do Café Constant é deliciosa e a apresentação é linda.
A tarte tatin do Ladurée é simplesmente deliciosa e o creme que a acompanha tem um sabor meio azedo que faz um par perfeito com a tarte. Para acompanhar uma chaleira de ché de verveine fumegante e cheiroso.
Madá
Perfeita a combinação das sobremesas que LuciaC escolheu no dia do aniversário do nosso presidente.
Esses também são meus doces preferidos.
Já entrei no Les Fous de L’Ile só para comer a sobremesa. Sentei no balcão pedi um vinho de sobremesa e me deliciei após um lindo passeio no Marais e na ilha de São Luiz mesmo. É uma boa opção para fugir dos locais que servem Bertilhon com filas enormes.
LuciaC fez uma caracterização excelente dos doces em restaus e em boutiques. A vantagem nos restaus é que além de comer sentado com toda a mordomia, o chef ainda escolhe a melhor forma de acompanhar a sobremesa. Que saudades de Paris!
LuciaC até o próximo domingo!