A lista do Buzz Feed das situações que deixam os parisienses nervosos ou amendrontados está divertida.
Morando aqui há mais de 30 anos, confirmo tudo.
Alguns exemplos:
. vivenciar o inferno das plataformas de embarque do metrô nos dias de greve; (nestes dias vou somente até onde minhas pernas me levam)
. visitar a torre Eiffel com parentes e amigos de passagem por Paris; (abro exceção para os netos queridos)
. enfrentar as calçadas do boulevard Haussmann, perto das Galerias Lafayette, antes do Natal e das liquidações; (me recuso, situação sem negociações)
. pegar os corredores entre as estações Châtelet e Châtelet Les Halles, até já escremos artigo sobre, com alguns conselhos, leia aqui; (se inevitável, torço para encontrar bons músicos)
. se aproximar dos pombos de Paris (explicação: além do prejuízo financeiro com os estragos provocados pelos excrementos nas fachadas, eles são todos doentes e estropiados)
. viver na rive droite (margem direita do Sena) e ser obrigada a ir na rive gauche (margem esquerda) e vice versa; (questão de identidade, de afetividade, somos um ou outro. Claro que nós e a cidade mudamos, eu já fui, anos atrás, rive gauche. Ano passado (acho) atravessei a ponte Alexandre III para ver de perto este habitante da rive gauche)
. esbarrar com os ratos e os mendigos que vivem no metrô; (primeira reação, revolta com o comentário, segunda, constatação da dificuldade de dividir um banco do metrô com alguém que está há anos sem um banho)
. ter medo de ser empurrada por um louco e morrer esmagada pelo metrô; (verídico, raro ver pessoas esperando o metrô na beirada da plataforma. Ficamos sempre encostados nos muros, para evitar a tragédia que não é rara.)
Foi LuciaC que gentilmente me enviou a lista que pode ser vista aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
58 Comentários
Ariane
Na verdade, já tenho o hábito de ficar longe do vão do metrô/trem toda vez que preciso ir a São Paulo. Não vai ser em Paris que vou me aventurar a ficar mais próxima… principalmente depois deste post. rs
Samuel
Agora, após ler o post, fiquei com medo do metrô. Estive em Paris duas vezes; prefiro andar a pé ou pegar um taxi. Mas, já peguei o metrô para ir a Versailles. Na época, notei que havia uma distância de uns 20 centímetros entre a plataforma e o vagão. Achei aquilo estranho e perigoso. Enfim, o jeito é fugir das estações de metrô.
Jacqueline
Concordo que muitas dessas coisas já são irritantes para quem passa um mês em Paris. Os corredores do metrô são desgastantes e, por ser uma estada não muito longa, saímos mais, pegamos mais metrô, nos expomos mais. A neurose da plataforma eu já a tinha por causa de coisas sucedidas em Nova Iorque. Ficava sempre colada nas paredes e subia depressa com o pavor contínuo de ser empurrada. E eu imagino o que deve irritá-los a legião de turistas que lotam alguns lugares. Esse é o preço de viverem na mais cobiçada cidade do mundo.
carmen alvarenga
Depois de passar 20 dias em Munique, na volta, aproveitando a escala em Paris, tivemos tempo para almoçar e dar uma volta e nos surpreendemos com a sujeira nos metros e na cidade … Mas mesmo assim sempre penso em voltar …
Alex Maria
Cuidado para não visitar Paris cheio de paranoia. Aqui no Brasil tudo é bem mais perigoso. Quando os taxistas fecharam Paris no início de janeiro, os trens e metrôs na Gare du Nord funcionaram perfeitamente. Já aqui no Brasil…
Sandra Holanda
Esses conselhos da CONEXÃO PARIS são valiosos para nós brasileiros sempre que chegamos em PARIS ficamos deslumbrados e não temos noção dos perigos que a cidade tem e nos cercam .
Sandra Holanda
Verdade eu senti isso com os meus filhos eles não gostam de enfrentar PARIS , metro, lojas, TORRE , é muito estressante viver em PARIS apesar de ser uma linda cidade , mesmo assim eu adoro passear em PARIS
Simíramis Castro
Parisienses também não gostam de turistas (imagino que sejam), desavisados que param na escada rolante do lado em que eles correm, impedindo a passagem.. Bjs.
M.Loris
Eu jamais fico perto do vão do metro.
E também acho que subir uma vez ao topo da Torre Eiffel já ta de bom tamanho.
Je t’ame Paris
Vou todo ano
Sempre leio e sigo suas dicas,bisus
César aragão
Também morro de medo de ser empurrado, no metrô…