Paris possui milhares de livrarias (clique aqui e leia nosso artigo sobre nove das mais famosas livrarias de Paris). Umas antigas, outras novas, algumas importantes, várias pequenas e desconhecidas. Quase todas refletem a cultura e a literatura francesa.
Mas, fato curioso, a mais parisiense, a mais famosa e a mais interessante é um antro da literatura anglo-saxônica. Shakespeare and Company faz parte do rol dos endereços-símbolo de Paris.
Mais que uma livraria, ela é uma biblioteca, um ponto de encontro para os escritores americanos e ingleses, um refúgio para aqueles que estão com os bolsos vazios. Em troca de um pouco de trabalho no caixa ou algumas hora de faxina, os escritores podem dormir em camas armadas entres milhares de livros empoeirados.
Recentemente a livraria abriu um café na loja ao lado, leia sobre ele aqui.
Temos um vídeo lindo sobre a livreira-proprietátia da Shakespeare & Co, clique aqui para assistir.
As fotos são de Francisco de Assis Andrade.
Shakespeare and Company: 37 rue de la Bucherie, 75005 Paris. Aberta todos os dias das 10.00h às 23.00h.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
139 Comentários
Beth
Eymard
Nós “ratos de livraria” ficamos doidinhos quando nos deparamos com uma boa livraria, não é mesmo? Risos. Eu gosto do cheiro de livraria…
Aliás, não é só a “Shakespeare …” que me fascina.
Gostei do seu comentário sobre Paris é uma Festa. Eu já fiz um tour por Paris no rastro dos Anos Loucos numa homenagem a Hemingway, Fitzgerald, Eliot, Stein etc…
Abs.
Cláudia Oiticica
A Tati comentou que no filme Julie e Julia a livraria também aparece, já estava ansiosa para ver esse filme e pesquisando descobri que também aparecem várias outras locações de Paris, o que o torna ainda mais imperdível.
Sueli OVB
AOS CURIOSOS, OUTRA VEZ
O bonequinho do googlo maps não entra na Cour de l’étoile d’Or. Teremos que ir conferir pessoalmente e isso é “péssimo”, não é mesmo?
Cláudia Oiticica
Sueli, quando postei você já tinha dado o local. Abs.
Cláudia Oiticica
Sueli,
realmente eu estou devendo a mim mesma conhecer o Musée de Cluny. É aquela estória de deixar para depois no meio de tanta coisa, mas da próxima vez que for vou seguir os seus conselhos e o do Jorge e colocar como prioridade. Obrigada pelo seu incentivo apaixonado que faz toda a diferença. Outro museu que também tenho vontade de ir é o Musée de la Vie Romantique. Duas amigas minhas apaixonadas por literatura adoram.
Marcos e Magrineli,
o apartamento da Julie Delpy no filme fica na Court de l’Étoile d’Or, perto da Praça da Bastille, apesar dela falar para o motorista ir para a Rue des Petites-Écuries.
Sueli OVB
AOS CURIOSOS DO ENDEREÇO NO FILME ANTES DO POR DO SOL
Pessoal, fui ao passado do blog e encontrei na categoria livrarias a nossa resposta.
A frequentadora do blog JULIANA escreveu que, embora ao entrar no carro a Julie tenha dito que ia para a rue des Petites Ecuries, a verdadeira locação da cena é a Cour de l’étoile d’Or, que fica na travessa da rue du Faubourg Saint-Antoine, próxima à estação Ledrud Rollin. Sugeriu uma visita ao site: http://sunrisesunset.wikia.com/wike/Before_sunset
Vale dar uma passadinha por lá. Os comentários estão ótimos e há muita dica de filmes e livros, embora estes já tenham sido citados aqui.
Uma visita ao google maps também é sugerida por lá. E isso nós já descobrimos, não é mesmo?
Beijos a todos.
Sueli OVB
EYMARD
Eu poderia ter ficado calada e não emitir a minha, muito íntima, opinião. Não julguei o local como um todo, reconheço sua importância e significado. Mas aquilo alí é hospital na certa para mim. O endereço da livraria é lindo, o lugar tem um enorme charme, mas os primeiros degraus, para mim, foram uma tortura.
Fiz a crítica pois sei que, assim como eu, muita gente se furtará a esse prazer e a esse banho de cultura por causa de uma alergia. Mas eu também passava por alí várias vezes, sempre passei e adoro aquele cantinho, embora nunca tenha frequentado o restaurante ao lado.
CLÁUDIA OITICICA
Quando comecei a escrever meu comentário e deixei um recadinho para você, ele seria o terceiro. Mas tive surpresa ao ver, quando retornei, que haviam vários comentários, inclusive o seu. Espero que você volte.
PATRICIA YAMAMOTO
Obrigada pelo seu carinho. Meu conhecimento de Paris não chega aos pés do da Lina e de muitos outros “pitaqueiros”, mas faço o que posso e tento transmitir com paixão as minhas impressões e experiências. Que bom que sei que alguém as acolhe!
Super beijo a todos.
Beijos
Magrineli
Uma das minhas melhores noites em Paris foi depois de um jantar na região das Termas do Cluny ficar batendo papo com minha esposa, minha irmã e um velho amigo sentados na frente da Shakespeare and Company. A noite tava linda e o papo ótimo, infelizmente ñão consegui visitá-la de dia… vale lembrar q este simbolo não oficial de Paris já apareceu em outros filmes e seriados, além de diversos livros (ficcionais ou não). Tá na minha lista de lugares a visitar em uma próxima viagem…
Cláudia, eu devo ter perdido este post, onde fica o apartamento da Julie Delpy no filme?
Marcos A. Felipe
Lina
Dos vintes dias que ficamos em Paris, praticamente, todos os dias ou passávamos em frente ou entravamos na Shakespeare and Company. Maravilhosa! Ah, mas nunca conseguimos ver o velho Whitman que já deve tá perto dos seu centenário.
Cláudia Oiticica
Onde fica o apartamento da Julie Delpy em Paris?
Eymard
Sueli: sua rinite alérgica bem que poderia dar um tempo nesses momentos. Mas, ao seu modo, voce tem razão. A livraria é “a casa de alguém que vive em outra época”, como já disse a sua proprietária.
Há dois livros interessantes sobre a Shakespeare and company, em portugues. Um, o original, criada em 1919 pela Sylvia Beach, na Rue D´Odeon, n. 12. Esse endereço que reuniu, de fato, a nata da intelectualidade (Joyce e outros muitos que por lá passaram) e outro, contando a historia do George Whitman, quando recriou, no lugar que ela é hoje, em 1959/61, com autorização para usar o mesmo nome, a Shakespeare and Co, com a idéia de tambem acolher pessoas desde que lessem um livro por dia…
Gostei mais de ler o Shakespeare And Company: Uma Livraria Na Paris Do Entre-Guerras (Sylvia Beach), e ver passar por ali Joyce, Hemingway, Eliot e tantos outros que frequentaram Paris enquanto ela era uma Festa (e continua sendo uma festa).