“What on earth could be more luxurious than a sofa, a book, and a cup of coffee?”
Foi com esta frase do escritor britânico Anthony Trollope, que Sylvia Whitman, proprietária da mais famosa livraria independente do mundo, anunciou a inauguração do Shakespeare and Company Café.
Situada ao lado da Shakespeare and Company, este café faz parte das mudanças que sua jovem proprietária vem introduzindo na livraria nestes últimos anos: site internet, contas nas principais redes sociais, o café e mais tarde, quem sabe, uma sala de cinema.
Shakespeare and Company deixou de ser somente a mais bonita e fabulosa livraria de Paris, uma das mais importantes livrarias da literatura inglesa, para ser também uma agente da vida literária parisiense face à Amazon.
Ela guardou intacto o charme da velha fachada, das estantes empoeiradas entulhadas de livros, das antigas máquinas de escrever, do gato circulando entre livros, clientes e turistas.
Antes, os empregados da livraria eram jovens estudantes que trocavam tempo de trabalho contra uma cama nos quartos anexos à livraria. Os famosos tumbleweeds de passagem, um apelido emprestado às plantas secas que rolam pelos desertos dos westerns americanos.
Hoje os empregados são vendedores experimentados que trabalham tempo completo, ajudados pelos tumbleweeds. Os jovens estudantes podem dormir na livraria uma semana. Em troca, eles ajudam os vendedores, escrevem suas próprias biografias e devem ler pelo menos um livro por dia.
A tradição de conservar as bibliografias dos tumbleweeds data dos anos 1960, quando a administração de Paris pediu à livraria que assinalasse os estudantes de passagem. Hoje, Shakespeare and Co possui 30.000 biografias, muitas de escritores já famosos.
A livraria organiza vários eventos anuais como o Paris Literary Prize aberto aos novelistas do mundo inteiro e o FestivalandCo, reunião literária em torno de escritores famosos e seus leitores.
Para quem não a conhece ainda, Shakespeare and Company está situada no centro do Quartier Latin, ao lado da Notre Dame.
Ela fica aberta todos os dias até 23h. Podemos entrar, pegar um livro, assentar em uma das velhas poltronas e ler. No verão, os banquinhos do lado de fora ficam cheios de leitores e fiéis deste mítico endereço parisiense.
Não beba um café em qualquer lugar, beba-o na Shakespeare and Company Café.
E se quiser saber mais sobre esta livraria leia o artigo de Elisa Marengo clicando aqui.
Temos um vídeo lindo sobre a livreira-proprietátia da Shakespeare & Co no nosso canal no YouTube, clique aqui para assistir.
Livraria Shakespeare & Company: 37 rue de la Bûcherie, 75005
Esta dica foi enviada por Soraya Fernandes, escritora e jornalista freelancer.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Carina
A dica é muito boa, mas é triste ler um texto sobre uma livraria com tantos problemas de tradução. Claramente o texto original é em inglês, afinal em português jamais se escreveria “Ela guardou intacto”, o correto é ‘ela manteve intacto’, guardou é tradução literal do verbo keep. Pior ainda é “trabalham tempo completo”, tradução de work full time usando uma expressão que nem existe em nossa língua. E esses são apenas dois dos exemplos. Uma pena.
Rodrigo Lavalle
Carina, na verdade em francês há o verbo ‘garder’ que significa ‘manter’ e há também a expressão ‘travailler à temps complet’ que significa ‘trabalhar em tempo integral’. Mas, sim, a pessoa que escreveu o artigo acima (e não copiou, como você sugere) se confundiu na hora de traduzir para o português as informações coletadas em francês.
Elizabeth de Almeida Simões Batista
Tive oportunidade de visitá -la em 2009 e já apaixonei logo. Agora então, com cafeteria deve estar mais charmosa ainda. Espero poder visitá -la novamente em breve.
Luiz Coutinho
Faltou um pequeno detalhe na matéria: a famosa livraria criada por Sylvia Beach em 1919, frequentada por grandes escritores e artistas de todas as áreas, não existe mais. Ficava no número 12 da Rue de l’Odeon.
Rodrigo Lavalle
Luiz, obrigado pelo adendo ao artigo.
Mirella Cozzi
Adoro esta livraria e, como disse Dodô, é uma das minhas paradas obrigatórias. Existe um livro chamado Um Livro por Dia, em que um dos estudantes de que fala o post conta a história da livraria e da estadia dele lá.
Maurício Christovão
Eymard: Eu sei, eu sei, também já estou de olho num Kindle ou similar. É realmente muito prático e os modelos novos não cansam tanto a vista. Vou guardar apenas alguns livros e gibis de estimação e adquirir uma biblioteca digital. Sinal dos tempos!!!
eymard
Mauricio, demorei para acostumar-me com o saint kindle. Mas, agora, sem perder meu apego aos livros de papel e uma deliciosa livraria, descobri que posso carregar minha livraria para onde quiser e puder, num clic. E foi ninguém menos do que Umberto Eco quem me encorajou! Li um texto em que ele dizia que agora poderia carregar sua biblioteca para os EUA nas longas temporadas que passava nas universidades de lá.
Mauricio Christovão
Os devotos de Saint Kindle me perdoem, mas uma livraria, com livros de papel é para mim um dos mais altos símbolos da civilização.
evandro barreto
Parada obrigatória para fazer companhia a Shakespeare.