Em setembro de 2014 será inaugurada, em Paris, a Fundação Jérôme Seydoux-Pathé encarregada de apresentar ao público o patrimônio cinematográfico da Pathé.
O projeto mais ambicioso da fundação é colocar online, e à disposição do público, o conjunto de filmes produzidos e distribuidos pela Pathé deste a sua fundação em 1896. Este projeto é progressivo e começa pelos períodos mais antigos de 1896 à 1941.
A Fundação será no 13ème arrondissement de Paris, no número 73 da avenida Gobelins, no local do antigo Teatro Gobelins.
Atrás de uma fachada tombada pelo patrimônio histórico e esculpida por Rodin, o arquiteto Renzo Piano imaginou um prédio “vestido” com 7000 lâminas de alumínio. Cada uma delas é única e cortada para se moldar à forma orgânica do imóvel.
A Fondation Jérôme Seydoux-Pathé pretende se tornar o haut lieu do patrimônio cinematográfico com projeções de filmes mudos, com espaços de exposições podendo acolher até 200 projetores, com um centro de pesquisa e documentação, uma DVDteca de 700 filmes e a criação de ateliers pedagógicos organizados em colaboração com as escolas públicas parisienses.
Renzo Piano possui vários projetos na França. Em Paris o Centre Pompidou, o Atelier Brancusi, Ircam, o EMI Music France entre outros.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
6 Comentários
Giovana
Será que até dia 12 já vai inaugurar? Queria muito ir!
Rodrigo Lavalle
Giovana, a previsão é que inaugure no dia 10 de setembro.
Abraços.
joão alberto pinto osório
a cultura conversando no seu íntimo, dentro da história e pela própia história.
Vera Forman
Pelas fotos deverá ser um verdadeiro show!
Tânia Ziert Baião
Dica anotada!!!!
Cláudia Oiticica
Que maravilha! Pelo acervo, pela história do prédio e pela arquitetura. Dica valiosa!