A brasileira Fernanda Hinke me contatou para propor um passeio por Paris Underground, a Paris da Street Art.
Aceitei a proposta, convidei um amigo e passamos 2.30h surpreendentes.
Vamos direto à minha impressão final. O circuito que Fernanda propõe possui um centro de interesse preciso, a Street Art. Mas ele oferece informações bem mais ricas e amplas que o foco inicial!
Enquanto percorríamos as ruas de Belleville e enquanto Fernanda falava sobre as múltiplas conotações da Street Art, na realidade estávamos descobrindo uma outra Paris, outras formas de interação social, outras formas de ocupação do espaço público.
Ao tomar conhecimento da história da Street Art, passei a enxergá-la de outra forma. Da mesma maneira que passei a enxergar Paris com outros olhos após ter percorrido, com Fernanda, o caminho entre République e o Parque de Belleville.
Com Fernanda descobrimos a diferença entre Street Art, Arte Urbana, Arte Urbana Institucionalizada, Tags… Conhecemos os painéis murais administrados pela prefeitura e cedidos aos artistas urbanos, as galerias de arte, mantidas pela Prefeitura, dedicadas aos artistas de rua e grafiteiros, entramos em squats onde vivem artistas do mundo inteiro.
E finalizamos o passeio nesta rua extraordinária, ponto de encontro dos moradores do bairro, onde a arte se expõe em todos os muros.
Antes de terminar, gostaria de acrescentar que percorrer os caminhos da Street Art parisiense é também percorrer as ruas de um bairro famoso por ter sido o centro de momentos importantes da história de Paris, famoso pelos personagens ilustres que aí nasceram e que aí viveram, entre eles Édith Piaf.
Para mais informações ou para reservar este passeio, clique aqui para acessar a nova lojinha do Conexão Paris.
Veja a repercussão do ‘Tour de Street Art’ na mídia.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
56 Comentários
Soraia Bodani
Este passeio não só me proporcionou conhecer mais sobre Street Art, como também uma outra Paris. Passei a andar pela cidade com um outro olhar. Super recomendo! Obrigada, Fernanda.
Maria
Quando descobri o Conexão Paris já estava prestes a viajar para passar as férias escolares de dezembro com minhas filhas. Passeando pelo site, que por sinal me ajudou muito com as dicas de como se vestir no inverno de Paris, descobri o Tour Street Art promovido pela Fernanda. Não tive dúvida e logo agendei. O passeio foi fenomenal! Saímos do convencional e graças à Fernanda conhecemos outra Paris, cheia de vida, colorido e com muitas histórias. Minhas filhas e eu adoramos.
Abraços Fernanda
Cristina Gomes
Fiz o passeio street-art em Belleville com a Fernanda e adorei. Apesar de não conhecer a respeito, fui como curiosa e amante em conhecer coisas diferentes e inusitadas e foi isso que a Fernanda me proporcionou com sua simplicidade, profissionalismo e clareza. Foi muito bom ver Paris com outros olhos e permanecer vendo. Obrigada Fernanda.. ADOREI!!
Roberto Halfin
Fiz o passeio com a Fernanda. Conheci uma Paris diferente e ganhei uma amiga muito querida. Recomendo a todos! Em tempo, recomendo a todos que leiam um pouco sobre Edith Piaf antes do passeio e sobre os artistas de street art. O passeio será ainda mais prazerozo!
Sonia Quaresma
Sabem se este passeio é feito no domingo???
Não achei o link para fazer a pré-reserva??
Rodrigo Lavalle
Sônia, entre em contato com a Fernanda. O email é: [email protected].
Abraços.
Rafael Zerbini
Mesmo tendo morado por 4 anos em Paris, não conhecia Belleville e foi uma surpresa bacana explorar a região no tour de street art com a Fernanda.
Recomendo a todos que queiram ter uma experiência de uma Paris menos conhecida na rota turística.
Elder Mourão
Passeio bom de fazer em Paris, fora dos belos prédios dos museus, é o street-art em Belleville, lugar onde moram muitos artistas, e que fica entre o 11º e 20º arrondissements. Guiado pela brasileira Fernanda Hinke, começa no 105 da Rue Oberkampf com o LE M.U.R espaço autorizado pela prefeitura da Cidade Luz para que os grafiteiros se manifestem e adentra o quartier, onde as manifestações em locais tolerados – a Rue Denoyez, ou não, estão inscritas. Descobre-se os vários tipos de técnicas, que nomes dedicados e, hoje mundialmente conhecidos, fizeram dessa arte uma forma de interferir na paisagem urbana, enriquecendo-a com suas várias propostas. Dentre eles, as delicadas e poéticas colagens de rostinhos com mensagens de Fred de Chevalier, as abstrações em mosaicos formadas por pastilhas de acabamentos de construções e banheiros da década de sessenta de Space Invaders – que como outros ninguém conhece e, as figuras geométricas formadas com cacos de espelhos de Diamante. Há também, muitas outras intervenções como os stencils de Obey. Terminando o passeio, não há como se surpreender com uma das mais belas panorâmicas de Paris, vista através de um mirante sobre uma espécie de jardim suspenso. Depois, como ninguém é de ferro e, para respirar com tanta novidade e beleza, um bom drink no Les Folies onde tudo começou para Edith Piaf. Por perto há alguns restaurantes de comidinhas orientais.
Roberto
Fiz o passeio e é uma delícia. Valeu a pena! Recomendo a Fernanda de olhos fechados. O passeio e a guia são muito bons! Obrigado pela dica!
Cecilia Lima
Olá Lina, fizemos (eu, meu marido e minha irmà) o passeio hoje com a Fernanda e gostamos muito. Ela é uma simpatia e foi bem legal conhecer esta parte de Paris com ela nos explicando tudo sobre street art. Recomendo este passeio pra quem curte arte ou quer fazer uma coisa diferente. Valeu a dica! Bjs
Arlete Medina
Oi Lina,
Estamos indo a Paris no dia 26/12/13 e ficaremos até o dia 3/1/14. Gostaria de uma sugestão de onde passar o dia 31……um bom restaurante (?) ou (?)….por favor, nos de uma boa dica. O que fazer nesse último dia do ano? Onde passar a meia noite?
Obrigada
Aguardo retorno
Rodrigo Lavalle
Arlete, o reveillon em Paris é bem desanimado até mesmo por causa do frio. O Conexão Paris recomenda o reveillon no restaurante Alcazar na região de Saint-Germain: https://www.conexaoparis.com.br/2013/08/27/reveillon-em-paris-restaurante-alcazar-em-saint-germain/. Nesse outro artigo você tem recomendações de espetáculos: https://www.conexaoparis.com.br/2013/08/20/espetaculos-para-o-reveillon-20132014-em-paris/.
Abraços.