A brasileira Fernanda Hinke me contatou para propor um passeio por Paris Underground, a Paris da Street Art.
Aceitei a proposta, convidei um amigo e passamos 2.30h surpreendentes.
Vamos direto à minha impressão final. O circuito que Fernanda propõe possui um centro de interesse preciso, a Street Art. Mas ele oferece informações bem mais ricas e amplas que o foco inicial!
Enquanto percorríamos as ruas de Belleville e enquanto Fernanda falava sobre as múltiplas conotações da Street Art, na realidade estávamos descobrindo uma outra Paris, outras formas de interação social, outras formas de ocupação do espaço público.
Ao tomar conhecimento da história da Street Art, passei a enxergá-la de outra forma. Da mesma maneira que passei a enxergar Paris com outros olhos após ter percorrido, com Fernanda, o caminho entre République e o Parque de Belleville.
Com Fernanda descobrimos a diferença entre Street Art, Arte Urbana, Arte Urbana Institucionalizada, Tags… Conhecemos os painéis murais administrados pela prefeitura e cedidos aos artistas urbanos, as galerias de arte, mantidas pela Prefeitura, dedicadas aos artistas de rua e grafiteiros, entramos em squats onde vivem artistas do mundo inteiro.
E finalizamos o passeio nesta rua extraordinária, ponto de encontro dos moradores do bairro, onde a arte se expõe em todos os muros.
Antes de terminar, gostaria de acrescentar que percorrer os caminhos da Street Art parisiense é também percorrer as ruas de um bairro famoso por ter sido o centro de momentos importantes da história de Paris, famoso pelos personagens ilustres que aí nasceram e que aí viveram, entre eles Édith Piaf.
Para mais informações ou para reservar este passeio, clique aqui para acessar a nova lojinha do Conexão Paris.
Veja a repercussão do ‘Tour de Street Art’ na mídia.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
56 Comentários
Lucas
Infelizmente, mesmo Paris possui lugares desse tipo…
Mas, apesar de não ter gostado nada de saber da existência desse lugar, apenas espero que o tempo e a vontade de Deus faça com que o Tempo e a majestosa cultura europeia saibam aproveitar o potencial desses grafiteiros nas Belas Artes.
salete
Fernanda, obrigada, e o vídeo é muito legal!!!!!Salete
Fernanda Hinke
Salete, a intervenção na parede da casa do Serge Gainsbourg e feita de maneira coletiva e efemera por fãs e grafiteiros para manter viva a aura de artista. Diz-se que mesmo que limpe-se o muro, os fãs e artistas sempre retornam para deixar mensagens. Olha este video que interessante:
http://www.dailymotion.com/video/xaxnrd_5-ans-de-graffitis-rue-de-verneuil_webcam#.UbbmT475T2E
Marcos
Tânia Baião,
e não é de hoje: o parisiense Blek Le Rat, considerado o pai do “Stencil Graffiti”, já embelezava as paredes e os muros de sua cidade em 81, uma década antes do incensado inglês Banksy.
salete
Alguém sabe contar quando e por quem se deu aquela intervenção na parede da casa do Serge Gainsbourg, de inspiração semelhante? Salete
Lina
Salete
Não sei nada sobre a intervenção na casa de Gainsbourg.
Tomara que alguém saiba.
Tania Baiao
Dica anotada!
Paris está se tornando uma cidade repleta de bons trabalhos na área.
http://www.paris-streetart.com/
http://streetart-paris.fr/category/le-guide/
salete
Obrigada, Lina, depois vi que o ônibus 27 também passa ali perto, né? Talvez possa ser uma outra alternativa?E não será mais perto ir a pé até Chatelet (ao invés de rue du Bac) e pegar ali a linha que leva à gare (estou com neto a tiracolo…rsrrs)? Do quai dá prá ir a pé até a estação RER Chatelet-Les Halles (vou estrear a Disney…rsrsrsrs)?
Lina
Salete
Eu prefiro andar de ônibus que de metro. Mais confortável e vamos apreciando a vista. Talvez seja mais perto ir até Châtelet. Mas eu não gosto desta estação. Confusa demais.
Nick
Já fiquei hospedado perto da Republique, e achei bastante interessante o entorno. Em uma outra oportunidade, numa ida ao Pére Lachaise, dei um passeio por Belleville, e fiquei empolgado com a vibração e a energia criativa do bairro, da próxima vez quero explorar melhor esses espaços.
salete
Hortelino Tloca Letlas, eu…
salete
Lima completamente fora de lugar a minha pergunta, mas qual o modo mais fácil de ir do quai des grands augustins até a gare saint-lazare (prá giverny)? Agradeço muito, Salete
Lina
Salete
Vá a pé até a estação Rue du Bac e pegue linha 12 até Saint Lazare.