A brasileira Fernanda Hinke me contatou para propor um passeio por Paris Underground, a Paris da Street Art.
Aceitei a proposta, convidei um amigo e passamos 2.30h surpreendentes.
Vamos direto à minha impressão final. O circuito que Fernanda propõe possui um centro de interesse preciso, a Street Art. Mas ele oferece informações bem mais ricas e amplas que o foco inicial!
Enquanto percorríamos as ruas de Belleville e enquanto Fernanda falava sobre as múltiplas conotações da Street Art, na realidade estávamos descobrindo uma outra Paris, outras formas de interação social, outras formas de ocupação do espaço público.
Ao tomar conhecimento da história da Street Art, passei a enxergá-la de outra forma. Da mesma maneira que passei a enxergar Paris com outros olhos após ter percorrido, com Fernanda, o caminho entre République e o Parque de Belleville.
Com Fernanda descobrimos a diferença entre Street Art, Arte Urbana, Arte Urbana Institucionalizada, Tags… Conhecemos os painéis murais administrados pela prefeitura e cedidos aos artistas urbanos, as galerias de arte, mantidas pela Prefeitura, dedicadas aos artistas de rua e grafiteiros, entramos em squats onde vivem artistas do mundo inteiro.
E finalizamos o passeio nesta rua extraordinária, ponto de encontro dos moradores do bairro, onde a arte se expõe em todos os muros.
Antes de terminar, gostaria de acrescentar que percorrer os caminhos da Street Art parisiense é também percorrer as ruas de um bairro famoso por ter sido o centro de momentos importantes da história de Paris, famoso pelos personagens ilustres que aí nasceram e que aí viveram, entre eles Édith Piaf.
Para mais informações ou para reservar este passeio, clique aqui para acessar a nova lojinha do Conexão Paris.
Veja a repercussão do ‘Tour de Street Art’ na mídia.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
56 Comentários
Sabrina Rocha
Esse passeio deveria ser obrigatório pra quem vai à Paris. Fernanda abriu nossos olhos pra arte de Rua. Depois de Beleville começamos a enxergar a cidade de outro jeito. Fantástico. Além disso , é sensacional conhecer um lado de Paris sem tantos turistas. Recomendo demais. Ah , Fernanda foi tão bacana que nos deu a dica de um lugar onde meu marido poderia grafitar. Show .
Heloísa Fetter
Adorei o passeio.
Aprendi muito sobrea street art e a Fernanda é muito querida.
Adorei o bairro com suas nuanças particulares.
Recomendo a todos.
Vale a pena.
Rosana Franken
Fiz o passeio street art co a Fernanda e adorei
Alem de estar em Brlleville , circuito fora fis turisticos, ainda aprendi um pouco sobre este assunto que eu aprecio bastante, sunda acabei conhecendo a Fernanda que alem de ser uma otima profissional é uma pessoa encantadora
Otima indicação
Gisele Goldemberg e Daniel Gleizer
Fizemos o tour e foi super interessante!!!! Passamos a observar e entender a paisagem grafica de Paris por um outro prisma!!! Adoramos e vale super a pena!!!